Instalando um SSD no notebook Samsung Odyssey

Confira neste guia rápido um passo-a-passo sobre como instalar um SSD no formato M.2 no notebook Samsung Odyssey. É simples e rápido!


Escolhendo o SSD

Como afirmei na postagem sobre o unboxing do Odyssey, infelizmente cabe a nós “consertarmos” a economia porca da Samsung de não ter incluído um SSD em um notebook topo de linha como esse. Como o mesmo possui um slot M.2, é preferível utilizar um SSD deste formato pois assim é possível manter o disco rígido para o armazenamento de dados, unindo o melhor dos dois mundos.

Aqui utilizei este WD Blue de 500 GB retirado do meu PC Ryzen 7 2700X, que ultimamente tem doado muitos componentes a diversos projetos (ele já havia doado outro SSD, um AMD Radeon R3, para o PC dos mitos).

O WD Blue utiliza a sinalização SATA, porém o Odyssey também suporta modelos NVMe. A capacidade de 500 GB é muito boa, pois permite instalar o Windows, os softwares aplicativos e muitos jogos com folga, enquanto que o disco rígido fica para filmes, músicas, documentos e os jogos menos utilizados.


A instalação

Antes de prosseguir, um aviso: pelo que pesquisei, a Samsung não considera que o procedimento de instalação do SSD viole a garantia, mas de qualquer modo não posso me responsabilizar caso algo dê errado e você tenha problemas com a garantia do equipamento. Siga por sua conta e risco! 

Continuando, para termos acesso ao slot M.2 devemos remover a tela do sistema de refrigeração. Ela é presa por cinco pequenos parafusos Philips (conforme mostrados na imagem abaixo) e travas nas extremidades. Para desencaixar as travas use uma pequena chave de fenda, tomando muito cuidado para não "machucar" o plástico da tela de refrigeração.


Com a tela removida temos acesso aos módulos de memória e aos exaustores de calor do processador e da GPU. O slot M.2 fica embaixo do cabo flat branco.


Abra cuidadosamente a pequena presilha que prende o cabo flat no seu conector, conforme mostrado na imagem abaixo:


Puxando o cabo flat para cima temos acesso ao slot M.2, que aceita até SSDs M.2 2280. O parafuso de fixação acompanha o notebook e deve ser removido antes de encaixar o SSD, para depois ser novamente fixado.


Em seguida reinsira o cabo flat no conector e trave novamente a presilha de fixação.


Para recolocar a tela de refrigeração pressione firmemente no local das travas para que as mesmas entrem novamente nos seus lugares, e em seguida fixe novamente os parafusos Philips.

Instalando o sistema operacional no SSD

Para instalar o sistema operacional no SSD você tem duas alternativas: utilizar algum software que faça a clonagem/imagem de partições para transferir o sistema do disco rígido para o SSD, ou então reinstalar o Windows do zero.

Como geralmente as instalações dos fabricantes vem impregnadas de softwares lixo (os famosos bloatwares), preferi reinstalar do zero. Neste ponto o Windows 10 tem uma vantagem: como o mesmo já havia sido ativado neste equipamento, não precisei me preocupar com a chave do produto e com a reativação, como acontecia até o Windows 8.1.

SSD corretamente instalado

Aproveito para deixar uma dica: neste caso, ao criar um pendrive de instalação do Windows 10 com o Rufus, deve ser usada a opção de partições GPT para UEFI. Também é preciso entrar no Setup  do notebook pressionando a tecla F2 para, nas opções de boot, desativar o Secure Boot (depois da instalação do Windows você poderá reativar a opção caso deseje) e no menu OS Mode Selection mudar para CSM and UEFI OS, pois, por algum motivo que desconheço, apesar do pendrive estar no padrão UEFI/GPT não é possível dar boot pelo mesmo sem alterar as supracitadas opções.


Na próxima parte o Samsung Odyssey passará pela bateria de benchmarks. Até lá! 

Comentários

  1. Opa Michael, gostei do tutorial! Irei instalar o ssd no meu odyssey essa semana!
    Porém, só pra eu entender, você baixou uma imagem do win10 e usou o rufus? Não quero correr o risco de perder minha licença kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Windows 10 ao ser ativado associa a chave do sistema ao hardware (mais precisamente ao firmware da placa-mãe), assim ele poderá ser reinstalado quantas vezes for necessário no mesmo equipamento independente da mídia de instalação usada.

      No caso do Odyssey, quando eu reinstalei o Windows a partir da mídia criada pelo Rufus a edição do sistema (Windows 10 Home Single Language) foi automaticamente identificada e ativada, nem o serial eu precisei fornecer.

      Excluir
    2. MIchael, ao abrir meu note, percebi que ele está sem a bateria da bios.. e ela e menor que a comum.. onde eu encontro e qual a especificação dela ?

      Excluir
  2. Qual o tamanho da chave que vc usou pra tirar os parafusos da carcaça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, Philips 3 X 250 mm. O parafuso é bem pequeno.

      Excluir
  3. Olá! Ótima materia! Quero fazer essa adaptação mas estou com um duvida, quero comprar o Samsung 970 EVO Plus Series - PCIe NVMe - SSD interno M.2, ele tem conectividade com o odyssey? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, pois o Odyssey também suporta SSDs com a sinalização NVMe.

      Excluir
  4. Prezados Michael,

    Não sei se ocorre incompatibilidade entre o SSD M.2 Corsair MP510 modelo CSSD-F480GBMP510 e o Samsung Odyssey modelo NP800G5M-XT1BR (I5-7300HQ e GTX1050). Este SSD M.2 parece não ser compatível com o Samsung Odyssey.
    Após instalação desse M.2 Corsair modelo CSSD-F480GBMP510 (Force MP 510 nvme) não o encontrei na BIOS do Samsung Odyssey como opção de inicialização.
    Ele é reconhecido pela BIOS do Odyssey, porém sem opção de inicialização através do mesmo.
    Observei que o slot M.2 do Odyssey possui uma única chanfradura, compatível com a instalação física de SSDs M.2 NVME, porém a BIOS parece não possuir suporte nativo para NVME.
    Utilizei o programa AOMEI Backupper Pro para clonagem, que é um programa pago, sem qualquer mensagem de erro durante e após a clonagem.
    Atualizei a BIOS para a última versão através do Samsung update, para a última versão: P14RDV.
    Estou usando o Windows 10 Home Single Language X64 original que veio no próprio notebook.

    Preciso de ajuda.

    Grato,

    Vicente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil dizer a distância, pois não cheguei a usar um NVME em conjunto com o meu Odyssey. A Samsung declara compatibilidade com o seu modelo? Ao menos para o meu (i7 7700HQ e GTX 1060) ela afirma com todas as letras que ele suporta sim os NVME.

      Excluir
  5. Prezado Michael,

    Como não consegui configurar a BIOS do Samsung Odyssey (i5-7300 HQ e 8 GB DDR4) para que pudesse inicializar o Windows pelo SSD M.2 Corsair MP510 nvme, acabei desistindo de usá-lo no notebook e o instalei na minha placa-mãe (Asus Z170-AR), o qual funcionou perfeitamente, inclusive a BIOS da ASUS dava a opção de colocá-lo como primeiro dispositivo de boot, até que o mesmo apresentou defeito (bad sector).

    Adquiri um SSD M.2 WD igual ao seu (SATA), só com capacidade de 250 GB. Fiz a instalação física e lógica corretamente, o dispositivo foi devidamente reconhecido pelo Windows e pela BIOS do Odyssey.

    Só que no meu caso, preciso clonar todo o HD, que tem aproximadamente 100 GB utilizados ao invés de reinstalar do zero, como você fez.

    Penso em usar o AOMEI Backupper Pro para clonagem, pois possuo a versão pro do mesmo, a não ser que você tenha outra sugestão.

    Minha dúvida: como configurar a BIOS do Odyssey corretamente, para que eu possa inicializar o Windows pelo WD Blue 3D NAND SATA SSD M.2 2280, 250 GB?

    Muito obrigado,

    Vicente

    ResponderExcluir
  6. Oi, você sabe qual é o diametro do parafuso que segura o ssd?

    ResponderExcluir
  7. Opa beleza, mto legal a matéria, eu tenho um odyssey modelo Np800g5m, acredito que é igual ao seu, eu queria colocar um ssd e achei o modelo
    SSD XPG S41 TUF, 256GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s, Gravações: 1000MB/s - AGAMMIXS41-256G-C, porem eu queria saber se ele cabe no note pois ele possui um acabamento em plástico, você conseguira saber se sim?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas da semana

Pentium versus 5x86

O restritivo Windows 11

Microsoft Batch 98