Pular para o conteúdo principal

Como criar pendrives de inicialização facilmente com o Rufus

Pequeno mas poderoso. Esta é a melhor definição do Rufus, software que permite criar pendrives de boot com uma infinidade de possibilidades. Veja aqui como utilizá-lo.



O Rufus pode ser obtido aqui e também possui uma versão portátil que é uma verdadeira mão na roda. Eis a interface principal do software:


Para criar um pendrive com a imagem de instalação do Windows (qualquer versão, desde o XP até o 10), siga estes passos:
  1. Selecione o pendrive no menu Dispositivo;
  2. No tipo de partição selecione MBR para BIOS ou UEFI para uma maior compatibilidade;
  3. Sistema de arquivos NTFS;
  4. Na opção “Criar disco bootável com”, selecione “Imagem ISO” e no botão ao lado aponte para a mesma;
  5. A opção “Windows To Go” cria uma instalação portátil do Windows, que em alguns aspectos é similar às distribuições Live do Linux. Porém para o nosso propósito devemos deixar a primeira opção selecionada;
  6. As demais opções podem ficar no padrão do software.


Agora é só clicar em Iniciar e aguardar.


O Rufus também permite criar um pendrive de boot com o FreeDOS, o que é bastante útil em algumas situações: por exemplo, para fazermos a atualização do firmware de placas mãe, visto que em algumas delas (principalmente as mais antigas) é necessário estar no modo real para efetuar a atualização. Várias distribuições Linux também são suportadas, além de utilitários diversos - no site do software há uma lista de compatibilidade.


Para finalizar, o Rufus é bastante versátil e eficiente, substituindo com vantagens o WinUSB Maker, software de mesmo propósito que eu utilizava até então. Recomendado.

Comentários