Pular para o conteúdo principal

Instalando um SSD no notebook Samsung Odyssey

Confira neste guia rápido um passo-a-passo sobre como instalar um SSD no formato M.2 no notebook Samsung Odyssey. É simples e rápido!


Escolhendo o SSD

Como afirmei na postagem sobre o unboxing do Odyssey, infelizmente cabe a nós “consertarmos” a economia porca da Samsung de não ter incluído um SSD em um notebook topo de linha como esse. Como o mesmo possui um slot M.2, é preferível utilizar um SSD deste formato pois assim é possível manter o disco rígido para o armazenamento de dados, unindo o melhor dos dois mundos.

Aqui utilizei este WD Blue de 500 GB retirado do meu PC Ryzen 7 2700X, que ultimamente tem doado muitos componentes a diversos projetos (ele já havia doado outro SSD, um AMD Radeon R3, para o PC dos mitos).

O WD Blue utiliza a sinalização SATA, porém o Odyssey também suporta modelos NVMe. A capacidade de 500 GB é muito boa, pois permite instalar o Windows, os softwares aplicativos e muitos jogos com folga, enquanto que o disco rígido fica para filmes, músicas, documentos e os jogos menos utilizados.


A instalação

Antes de prosseguir, um aviso: pelo que pesquisei, a Samsung não considera que o procedimento de instalação do SSD viole a garantia, mas de qualquer modo não posso me responsabilizar caso algo dê errado e você tenha problemas com a garantia do equipamento. Siga por sua conta e risco! 

Continuando, para termos acesso ao slot M.2 devemos remover a tela do sistema de refrigeração. Ela é presa por cinco pequenos parafusos Philips (conforme mostrados na imagem abaixo) e travas nas extremidades. Para desencaixar as travas use uma pequena chave de fenda, tomando muito cuidado para não "machucar" o plástico da tela de refrigeração.


Com a tela removida temos acesso aos módulos de memória e aos exaustores de calor do processador e da GPU. O slot M.2 fica embaixo do cabo flat branco.


Abra cuidadosamente a pequena presilha que prende o cabo flat no seu conector, conforme mostrado na imagem abaixo:


Puxando o cabo flat para cima temos acesso ao slot M.2, que aceita até SSDs M.2 2280. O parafuso de fixação acompanha o notebook e deve ser removido antes de encaixar o SSD, para depois ser novamente fixado.


Em seguida reinsira o cabo flat no conector e trave novamente a presilha de fixação.


Para recolocar a tela de refrigeração pressione firmemente no local das travas para que as mesmas entrem novamente nos seus lugares, e em seguida fixe novamente os parafusos Philips.

Instalando o sistema operacional no SSD

Para instalar o sistema operacional no SSD você tem duas alternativas: utilizar algum software que faça a clonagem/imagem de partições para transferir o sistema do disco rígido para o SSD, ou então reinstalar o Windows do zero.

Como geralmente as instalações dos fabricantes vem impregnadas de softwares lixo (os famosos bloatwares), preferi reinstalar do zero. Neste ponto o Windows 10 tem uma vantagem: como o mesmo já havia sido ativado neste equipamento, não precisei me preocupar com a chave do produto e com a reativação, como acontecia até o Windows 8.1.

SSD corretamente instalado

Aproveito para deixar uma dica: neste caso, ao criar um pendrive de instalação do Windows 10 com o Rufus, deve ser usada a opção de partições GPT para UEFI. Também é preciso entrar no Setup  do notebook pressionando a tecla F2 para, nas opções de boot, desativar o Secure Boot (depois da instalação do Windows você poderá reativar a opção caso deseje) e no menu OS Mode Selection mudar para CSM and UEFI OS, pois, por algum motivo que desconheço, apesar do pendrive estar no padrão UEFI/GPT não é possível dar boot pelo mesmo sem alterar as supracitadas opções.


Na próxima parte o Samsung Odyssey passará pela bateria de benchmarks. Até lá! 

Comentários

  1. Opa Michael, gostei do tutorial! Irei instalar o ssd no meu odyssey essa semana!
    Porém, só pra eu entender, você baixou uma imagem do win10 e usou o rufus? Não quero correr o risco de perder minha licença kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Windows 10 ao ser ativado associa a chave do sistema ao hardware (mais precisamente ao firmware da placa-mãe), assim ele poderá ser reinstalado quantas vezes for necessário no mesmo equipamento independente da mídia de instalação usada.

      No caso do Odyssey, quando eu reinstalei o Windows a partir da mídia criada pelo Rufus a edição do sistema (Windows 10 Home Single Language) foi automaticamente identificada e ativada, nem o serial eu precisei fornecer.

      Excluir
    2. MIchael, ao abrir meu note, percebi que ele está sem a bateria da bios.. e ela e menor que a comum.. onde eu encontro e qual a especificação dela ?

      Excluir
    3. O
      Meu também está sem , conseguiu a informação?

      Excluir
  2. Qual o tamanho da chave que vc usou pra tirar os parafusos da carcaça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, Philips 3 X 250 mm. O parafuso é bem pequeno.

      Excluir
  3. Olá! Ótima materia! Quero fazer essa adaptação mas estou com um duvida, quero comprar o Samsung 970 EVO Plus Series - PCIe NVMe - SSD interno M.2, ele tem conectividade com o odyssey? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, pois o Odyssey também suporta SSDs com a sinalização NVMe.

      Excluir
  4. Prezados Michael,

    Não sei se ocorre incompatibilidade entre o SSD M.2 Corsair MP510 modelo CSSD-F480GBMP510 e o Samsung Odyssey modelo NP800G5M-XT1BR (I5-7300HQ e GTX1050). Este SSD M.2 parece não ser compatível com o Samsung Odyssey.
    Após instalação desse M.2 Corsair modelo CSSD-F480GBMP510 (Force MP 510 nvme) não o encontrei na BIOS do Samsung Odyssey como opção de inicialização.
    Ele é reconhecido pela BIOS do Odyssey, porém sem opção de inicialização através do mesmo.
    Observei que o slot M.2 do Odyssey possui uma única chanfradura, compatível com a instalação física de SSDs M.2 NVME, porém a BIOS parece não possuir suporte nativo para NVME.
    Utilizei o programa AOMEI Backupper Pro para clonagem, que é um programa pago, sem qualquer mensagem de erro durante e após a clonagem.
    Atualizei a BIOS para a última versão através do Samsung update, para a última versão: P14RDV.
    Estou usando o Windows 10 Home Single Language X64 original que veio no próprio notebook.

    Preciso de ajuda.

    Grato,

    Vicente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil dizer a distância, pois não cheguei a usar um NVME em conjunto com o meu Odyssey. A Samsung declara compatibilidade com o seu modelo? Ao menos para o meu (i7 7700HQ e GTX 1060) ela afirma com todas as letras que ele suporta sim os NVME.

      Excluir
  5. Prezado Michael,

    Como não consegui configurar a BIOS do Samsung Odyssey (i5-7300 HQ e 8 GB DDR4) para que pudesse inicializar o Windows pelo SSD M.2 Corsair MP510 nvme, acabei desistindo de usá-lo no notebook e o instalei na minha placa-mãe (Asus Z170-AR), o qual funcionou perfeitamente, inclusive a BIOS da ASUS dava a opção de colocá-lo como primeiro dispositivo de boot, até que o mesmo apresentou defeito (bad sector).

    Adquiri um SSD M.2 WD igual ao seu (SATA), só com capacidade de 250 GB. Fiz a instalação física e lógica corretamente, o dispositivo foi devidamente reconhecido pelo Windows e pela BIOS do Odyssey.

    Só que no meu caso, preciso clonar todo o HD, que tem aproximadamente 100 GB utilizados ao invés de reinstalar do zero, como você fez.

    Penso em usar o AOMEI Backupper Pro para clonagem, pois possuo a versão pro do mesmo, a não ser que você tenha outra sugestão.

    Minha dúvida: como configurar a BIOS do Odyssey corretamente, para que eu possa inicializar o Windows pelo WD Blue 3D NAND SATA SSD M.2 2280, 250 GB?

    Muito obrigado,

    Vicente

    ResponderExcluir
  6. Oi, você sabe qual é o diametro do parafuso que segura o ssd?

    ResponderExcluir
  7. Opa beleza, mto legal a matéria, eu tenho um odyssey modelo Np800g5m, acredito que é igual ao seu, eu queria colocar um ssd e achei o modelo
    SSD XPG S41 TUF, 256GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s, Gravações: 1000MB/s - AGAMMIXS41-256G-C, porem eu queria saber se ele cabe no note pois ele possui um acabamento em plástico, você conseguira saber se sim?

    ResponderExcluir

Postar um comentário