Veja como este especialíssimo PC clássico saiu-se na maratona de testes!
Antes de começarmos vale lembrar que a lista dos componentes está primeira parte desta série, a montagem está na segunda e na terceira mostrei a troca da placa-mãe. 👍
Overclock
Como a nova placa-mãe Asus P3V4X suporta o barramento frontal em 133 MHz, o processo ficou muito mais facilitado uma vez que o Pentium II possui o multiplicador travado. O heroico chip conseguiu facilmente chegar aos 460 MHz, sem nem mexer na tensão de alimentação!
Vale lembrar que com o barramento frontal em 115 MHz a frequência do AGP vai a 76 MHz e o PCI vai a 38 MHz, visto que estes barramentos são diretamente conectados ao frontal. Isto aumenta o desempenho do PC como um todo, mas também pode introduzir instabilidades. Felizmente não observei problemas aqui.
Os ganhos com o overclock foram ótimos:
Teste | Padrão | Overclock | Diferença |
Norton System Info 6.01 CPU (Score) | 1005,3 | 1154,7 | 12,94% |
3DBench 1.0c (FPS) | 313,7 | 360,3 | 12,93% |
SpeedSYS 4.78 CPU (Score) | 465,2 | 534,3 | 12,93% |
Chris´s 3D (Score) | 486,8 | 558,5 | 12,84% |
PC-Config 8.20 CPU (Score) | 52 | 60 | 13,33% |
Doom - Demo 2 – 320 X 240 (FPS) | 154,3 | 171,0 | 9,77% |
Doom II - Demo 2 – 320 X 240 (FPS) | 197,8 | 217,5 | 9,06% |
Super PI 1M (Segundos) | 425 | 373 | -13,94% |
Sandra 99 CPU (MIPS) | 1085 | 1247 | 12,99% |
Sandra 99 FPU (MFLOPS) | 535 | 616 | 13,15% |
Sandra 99 Memory Bandwidth (MB/s) | 256 | 299 | 14,38% |
3DMark 99 Max (Score) | 3375 | 3778 | 10,67% |
3DMark 99 Max CPU (Score) | 3951 | 4577 | 13,68% |
3DMark 2000 Pro (Score) | 1416 | 1565 | 9,52% |
3DMark 2001 SE (Score – 16 bits) | 504 | 579 | 12,95% |
Quake (FPS) | 88,6 | 102,0 | 13,14% |
GLQuake (FPS) | 59,9 | 59,9 | 0,00% |
Quake II (FPS) | 55,9 | 58,0 | 3,62% |
Quake III (FPS) | 38,9 | 46,7 | 16,70% |
Unreal Tournament 99 (FPS) | 37,9 | 41,7 | 9,11% |
Na peleja com os demais PCs clássicos, o Pentium II ficou pau a pau com o K6-III (até mesmo pois ambos são de 400 MHz) exceto naqueles focados na unidade de ponto flutuante, onde o chip da Intel saiu-se melhor como o esperado.
Riva TNT vs Voodoo2 SLI
Fiz alguns testes para comparar o desempenho das icônicas placas gráficas e o resultado foi incrivelmente próximo. Entretanto acredito que o Pentium II possa estar gargalando as duas Voodoo2, assim para tirar a prova será necessário testar com um processador mais rápido. Fica para uma próxima. 😉
Teste | Riva TNT | Voodoo2 SLI | Diferença |
Quake II (FPS) | 55,9 | 57,7 | 3,12% |
Quake III (FPS) | 38,9 | 39,8 | 2,26% |
Unreal Tournament 99 (FPS) | 37,9 | 39,1 | 3,07% |
Jogos
Os jogos foram configurados para usar a API Glide e assim tirar o máximo das duas Voodoo2, e olha, que maravilha! O PC Gamer dos sonhos de 1998 permite jogar títulos de 1999 como o Quake III e o Unreal Tournament em 1024 X 768 (era o 4K da época) com qualidade gráfica e desempenho estupendo, um sonho de consumo total! Além das Voodoo a unidade de ponto flutuante do Pentium II também ajuda, principalmente no UT – quem já jogou ele com um K6 sabe do que estou falando.
Incluí também o clássico NFS II SE (que rodou lindamente e lisamente) e o icônico NFS III Hot Pursuit: foi a primeira vez que vi este jogo rodando em Glide, onde a experiência muda completamente. Antes tarde do que nunca...
Confiram no vídeo:
Até o próximo projeto!
O conjunto todo ficou muito bom mesmo!!!
ResponderExcluir😁
ExcluirNo K6-2+ o Unreal Tournament não fica fluído de jeito nenhum, é MUITO absurda a diferença pra este Pentium 2, que roda o jogo fluído! Parabéns pelos testes, é uma delícia ver os benchs e gameplays nessas máquinas antigas. Mistura de nostalgia com orgasmo nerd, se é que me entende hahaha
ResponderExcluirrsrsrsrs, na época eu também sofri com o UT99 e o meu K6-III.
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