Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: Kit de memória Patriot Viper 16 GB DDR3-1600

Nesta postagem lhes apresentarei o último upgrade que fiz no meu PC principal: um kit de memória Patriot Viper de 16 GB (sendo dois módulos de 8 GB) DDR3 de 1600 MHz. A despeito do preço caríssimo praticado nas lojas brasileiras para os módulos de memória em geral (ainda mais agora com a recente alta do dólar), este kit foi o mais barato que encontrei com módulos de 8 GB e até o momento vem se mostrando um ótimo produto. Veja mais detalhes nesta postagem!



A Patriot pode ser considerada uma empresa "herói da resistência" entre os fabricantes de componentes para PCs, visto que atua no mercado de chips e módulos de memória (RAM e flash) desde 1985, sempre sendo vista como uma empresa top no seu segmento. A linha Viper é o carro-chefe da empresa no segmento de memórias de alta performance e conta com um bonito dissipador de calor na cor preta.


O reflexo na embalagem é deste que vos escreve... :-)

As especificações dos módulos: DDR3 de 1600 MHz, temporização 9-9-9-24 e tensão de alimentação de 1,5 V, o que é o ideal, pois módulos que requerem tensões de alimentação mais elevadas não são recomendados pela Intel pois podem danificar o controlador de memória presente nos processadores da empresa.

Os módulos possuem um acabamento de ótima qualidade

Os módulos Viper (2x 8 GB) ficarão em conjunto com dois Geil Enhance Corsa (2x 4 GB) que eu já possuía, totalizando 24 GB. Os módulos da Patriot e da Geil possuem especificações bem parecidas, pois ambos são de 1600 MHz e 1,5 V - os Geil possuem apenas uma temporização levemente mais elevada (9-9-9-28) o que na prática não faz a menor diferença.

Minha configuração atual de RAM, totalizando 24 GB

Curiosamente a minha placa mãe Gigabyte Z77X-UP7 possui os slots de memória na mesma cor dos módulos, o que permitirá um bom resultado estético.


Coincidentemente os slots de memória da minha placa mãe são da mesma cor dos módulos. 

Módulos instalados:



A quantidade de memória total foi prontamente reconhecida pela placa mãe e pelo sistema operacional Windows 8.1 Update 2 de 64 bits.


Mais um adereço no meu gabinete... :-)

Mas Michael, com módulos de 1866, 2133 e até 2400 MHz ainda vale a pena comprar memórias de "apenas" 1600 MHz?

Como eu sempre digo nas minhas avaliações, tudo depende do custo, e atualmente (isto quando escrevo, em novembro de 2014) as memórias DDR3 de frequências mais elevadas são bem mais caras e não trazem qualquer benefício prático, apenas em benchmarks. Jogos e softwares de uso geral não tiram qualquer proveito de módulos de frequências mais elevadas, sem falar que no meu caso em particular tais módulos seriam completamente subutilizados visto os misturei com memórias de 1600 MHz que eu já possuía.

E 24 GB de RAM não seria um desperdício?

Se você deixar toda esta quantidade de memória "parada" sem dúvida que é um total desperdício. No meu caso ela será bastante útil visto que geralmente rodo diversas máquinas virtuais simultaneamente e tenho certos programas devoradores de memória para os quais vale a regra do "quanto mais melhor", tal como o meu editor de vídeos.

Além disto há também certas técnicas que tornam possível fazer uma plena utilização da quantidade de memória extra em benefício do sistema como um todo. Estou preparando uma postagem super especial sobre este tema, então fiquem ligados nas atualizações do Blog! :-)

Para finalizar, os Patriot Viper são uma opção de qualidade entre a peleja de diversos fabricantes e modelos de módulos de memória, e na minha opinião não ficam nada a dever para os produtos mais badalados do mercado. São um ótimo custo x benefício, mesmo no eternamente distorcido mercado brasileiro de hardware.

Veja também:

Otimize o uso da memória principal do seu PC com um RAM Disk
Meu PC... meu xodó!

Comentários

  1. Exemplo melhor que esse é o XONE e o Play4, o primeiro com DD3 e o outro com DD5, ambos com 8 gigas de ram arquitetura X86 e x64 e os jogos rodam de forma muito similar entre eles, talvez com alguma otimização para o segundo, mas nada absurdo de diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, velocidade/arquitetura da RAM atualmente faz pouquíssima diferença em jogos e aplicativos em geral.

      Excluir

Postar um comentário