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Postagens

Absurdo: eis os requisitos de sistema do Battlefield 1

Finalmente a EA liberou os requisitos de sistema para o Battlefield 1. Recomendo que você sente-se antes de ler. Confira: Mínimos CPU Intel Core i5 6600K ou AMD FX-6350; GPU Nvidia GeForce GTX 660 ou AMD Radeon HD 7850, ambas com 2 GB de VRAM; 8 GB de RAM; 50 GB de armazenamento; Windows 7, 8.X ou 10 de 64 bits. Recomendados CPU Intel Core i7 4790 ou AMD FX-8350; GPU Nvidia GeForce GTX 1060 de 3 GB, ou AMD Radeon RX 480 de 4 GB; 16 GB de RAM; 50 GB de armazenamento; Windows 10 de 64 bits. Nos jogos online é necessário uma conexão de pelo menos 512 Kbps. Para maiores detalhes confira o site oficial do jogo . Enfim, mais um exemplo da aplicação plena da metodologia Extreme Go Horse on Games . Como este é um jogo que promete bastante com um tema que me interessa muito, não deixarei de colocar à prova o bravo Core i7 3770K  e as três valentes GTX 760 . Mas que desanima, desanima. Veja também: Finalmente um jogo da Primeira Guerra

Marcas que deixaram saudade (Parte 1 - Processadores e chips gráficos: Cyrix, NexGen, IDT, 3dfx e ATI)

Atualmente o mercado de hardware encontra-se em uma mesmice assustadora em termos de competitividade, porém nem sempre isto foi assim: em um passado não muito distante, haviam inúmeras empresas que disputavam duramente o nosso rico dinheirinho. Nesta série você matará a saudade de algumas destas empresas que de uma forma ou de outra deixaram de atuar no mercado de hardware. Nesta primeira parte abordarei empresas produtoras de processadores x86 e duas das principais fabricantes de soluções gráficas da história dos PCs, a 3dfx e a ATI.

Como instalar o MS-DOS 6.22

Saber como instalar e configurar o MS-DOS é uma necessidade para os amantes da microinformática clássica. Nesta primeira postagem, mostrarei como instalar sem complicações o lendário sistema operacional na sua última versão lançada, a 6.22. Confira!

AMD aumenta participação no mercado de GPUs pelo quarto trimestre seguido

( Go Go AMD!!) Finalmente uma boa nova da nossa querida AMD. Conforme a empresa de consultoria Jon Peddie & Mercury Research, a participação de mercado da empresa no segmento de placas de vídeo cresceu 4,8% no último trimestre, atingindo 34,2%. A companhia de Sunnyvale cresceu também no mercado de desktops em 7,3% no mesmo período - de todos os PCs vendidos no mundo, 29,9% contam com uma GPU AMD. Este é o quatro trimestre consecutivo que a empresa registra crescimento, e as expectativas continuam otimistas devido ao grande sucesso das GPUs Polaris .  Esperamos que a empresa consiga obter bons resultados também no mercado de processadores x86 com o lançamento da arquitetura Zen , visto que o mercado como um todo precisa desesperadamente de competitividade. Imagina se a Intel e a Nvidia ficarem sem concorrência? Seria um pesadelo, para dizer o mínimo. Veja também: Chupa GTX 1060! Chupa Polaris! As três GTX 760 ainda dão um caldo

Como excluir partições rebeldes na marra

Notoriamente o Gerenciador de Disco do Windows não se dá muito bem com partições criadas por outros sistemas operacionais, sendo necessário recorrer à força bruta para excluí-las. Veja aqui como proceder.

Sony: o verdadeiro rival do PS4 Pro é o PC

Enfim nesta semana o PS4 Recauchutado Pro deu as caras. Com hardware melhorado (dizem que a GPU AMD é melhor do que uma Polaris , com 4,20 teraflops de capacidade computacional), o console terá suporte ao chamado "4K de tolo", ou 4K via upscaling. Porém o grande destaque da apresentação foi uma frase de Andrew House, chefão da Sony Interactive Entertainment. Ao ser perguntado se o grande rival do PS4 Pro seria o XBox One Recauchutado Project Scorpio, House afirmou que o console da Microsoft sequer é considerado como um rival, mas sim o PC. Ainda segundo ele, com a atual geração dos consoles chegando na meia-idade a tendência é que jogadores mais hardcore migrem para o PC em busca de melhores capacidades gráficas. Permita-me fazer uma pequeno complemento para a sua frase, Mr. Andrew House. Realmente o grande rival do PS4 Pro é o PC... de quatro anos atrás (ou mais). O PS4 Pro Veja também: Os consoles recauchutados e a modinha do 4K Empurroterapia e

O melhor telefone de todos os tempos

( Quando o presente volta-se ao passado ). Na semana passada a LG anunciou o V20, que provavelmente será o primeiro aparelho do mundo a sair de fábrica com o Android 7. As suas especificações são as seguintes: CPU Snapdragon 820; GPU Adreno 530; 4 GB de RAM; Tela de 5,7” QHD (2560 X 1440); Armazenamento interno de 32 ou 64 GB com suporte a cartões MicroSD de até 2 TB; Câmeras traseiras de 8 e 16 MP, câmera frontal de 5 MP; Bateria de 3.200 mAh. A LG não poderia ter sido mais feliz na escolha do nome Mas por que é o melhor aparelho de todos os tempos? Esqueçam as especificações, pois estou demasiadamente longe de ser um entusiasta por smartphones - para mim, fazendo/recebendo chamadas e acessando a Internet com uma tela que permita uma leitura minimamente confortável está valendo. O que torna este telefone tão especial é o nome V20, o qual imediatamente remeteu-me ao processador NEC V20, que foi o principal concorrente do Intel 8088 (na verdade ele tem um conj

Mercado reage e vendas de PCs aumentam 13% no segundo trimestre

( Cuspindo na cara da crise ). E não é que temos uma boa notícia em meio ao mar de lama? Conforme números do IDC Brasil , após  um ano e meio de queda  o mercado reagiu no segundo trimestre de 2016 e fechou com um saldo positivo de 13% em relação ao primeiro trimestre. Foram comercializados 1.182 milhão de computadores (800 mil para uso doméstico e 382 mil para uso corporativo), sendo 436 mil desktops (aumento de 10%) e 746 mil notebooks (15% a mais). O IDC aponta como principal causa a estabilização na cotação do dólar, o que propiciou uma queda de R$ 333 no preço médio dos PCs no varejo. Nada mal para algo do qual diziam estar agonizando . Modinhas vêm e vão, mas no final o que fica é o PCzão! (Sim, eu sei, foi uma rima péssima...). Lançado em 1981 , o padrão IBM PC não irá nos deixar tão cedo

CD-ROM Creative Double Speed positivo e operante

Conforme escrevi na postagem Rebuild #1 , estava tendo dificuldade para fazer funcionar o lendário CD-ROM Creative Double Speed no MS-DOS. Mas finalmente consegui fazer com que a unidade desse o ar da graça - confira aqui como isto foi possível! :-)

O verdadeiro Duke Nukem Forever

( Estou ficando velho! ) No dia 29 de janeiro o clássico Duke Nukem 3D completou vinte anos. Para comemorar, o título do herói mais politicamente incorreto dos jogos ganhará uma edição especial com gráficos retrabalhados (porém com a opção de jogar com os gráficos originais) e oito novas fases criadas pelo produtor original do jogo Allen H. Blum III, que estarão no pacote “Hail to the King, Baby!”. O Duke Nukem 3D: 20th Anniversary World Tour estará disponível no Steam no próximo dia 11 de outubro. Os fãs do Battlefield e do Call Of Duty que me desculpem, mas não se fazem mais jogos de tiro em primeira pessoa como antigamente. Fico imaginando um remake do Duke Nukem (sem defecarem no mesmo como fizeram no Duke Nukem Forévis) fazendo pleno uso dos recursos atuais, como os gráficos foto-realistas. Seria épico! Veja também: eXtreme Go Horse on Games Finalmente um jogo da Primeira Guerra Games antigos que eu jogo até hoje

Microsoft Office para "Linux"

O aniversário de 25 anos do kernel Linux me fez lembrar de um "causo" pitoresco dos anais da tecnologia. Quando o sistema do pinguim despontava nos anos 1990 como o único candidato viável a desbancar o Windows nos desktops, ainda mais depois da morte do OS/2, dizia-se que a dominação estaria completa quando a Microsoft fosse obrigada a fazer uma versão do Office for Linux,  com um detalhe importante: na época a empresa de Redmond era comandada com mãos de ferro por Bill Gates (e depois por Steve Ballmer), e o mote da companhia era impor os seus próprios padrões e tecnologias, atropelando como um trem desgovernado quem estivesse pela frente (como aconteceu com o pobre Netscape Navigator  e o já citado OS/2). O tempo passou, a Microsoft mudou de estratégia com um novo CEO, e o Linux também acabou mudando o seu foco. E não é que temos um Microsoft Office for "Linux" ? Se com o MS-DOS e o Windows a empresa estava no local e na hora certos, no mundo mobile está pag

Rebuild #1 – O meu primeiro PC próprio (Parte 1 – Apresentação dos componentes e montagem)

A Rebuild é uma das séries que sempre quis fazer aqui no blog. Afinal de contas, é um sentimento único reviver as configurações que você já teve, com as boas lembranças que sempre estão associadas e elas – é quase como pegar emprestado o DeLorean do Doc Brown e voltar diretamente no tempo.  A principal premissa é que a configuração deve ser a mais próxima possível a do período, enquanto que a única “licença poética” permitida diz respeito a componentes que você quis ter mas jamais conseguiu comprar na época, ou seja, é uma forma de satisfazer a sua vontade mesmo muitos anos depois. Também é feita uma exceção caso algum componente seja de difícil obtenção ou não funcione. Nesta primeira temporada da série Rebuild, voltaremos 21 anos no tempo quando após muito sacrifício a minha família finalmente pode comprar um PC próprio, baseado no processador Intel 80486 DX4-S de 100 MHz. Apertem os cintos do DeLorean e voltem comigo diretamente até 1995! Este PC foi atualizado, veja aqui

Intel Kaby Lake no horizonte

Nem bem os Skylake esquentaram as prateleiras, a Intel anuncia o lançamento da sétima geração dos processadores Core baseada na microarquitetura Kaby Lake, que possui poucas melhorias em relação a atual. Por exemplo, a litografia de 14 nm é a mesma dos Skylake e Broadwell, muito embora o marketing da Intel a chame de "14nm+" devido à supostas melhorias no processo produtivo. Realmente é o fim definitivo do famoso processo Tick-Tock, e em termos práticos, também da lendária Lei de Moore. Os processadores para computação móvel serão lançados em setembro, enquanto que os equivalentes para desktop chegarão apenas no início do ano que vem. Como é comum nos últimos lançamentos da Intel, os ganhos concentram-se no motor gráfico integrado, neste caso para uma melhor reprodução de conteúdo em 4K - só não avisaram a Intel que o 4K já é coisa do passado, a modinha agora é 8K ... :-) Quanto ao desempenho x86, novamente os ganhos são modestos: a Intel fala em 12% no &qu