Pular para o conteúdo principal

Como instalar o MS-DOS 6.22

Saber como instalar e configurar o MS-DOS é uma necessidade para os amantes da microinformática clássica. Nesta primeira postagem, mostrarei como instalar sem complicações o lendário sistema operacional na sua última versão lançada, a 6.22. Confira!


Obtendo o sistema

O MS-DOS 6.22 foi distribuído em três disquetes, e hoje é possível encontra-lo em sites de abandonwares geralmente em três arquivos de imagem. Com a ajuda de softwares como o WinImage é necessário gravar estas imagens em três disquetes de 3,5” e 1,44 MB, ou então utilizar gadgets tais como o emulador de disquetes USB.


Como curiosidade, eis os requisitos de sistema do MS-DOS 6.22:

  • Processador 8086/8088 ou superior;
  • 512 KB de RAM;
  • 5 MB de espaço livre no disco rígido;
  • Drive de disquete de 3,5";
  • Placa de vídeo e monitor monocromáticos, CGA, EGA/VGA ou superior.

Por rodar no modo real o MS-DOS é o mais democrático dos sistemas operacionais - funciona desde em um 8088 até em um Core i7! :p

Iniciando a instalação e o particionamento do disco rígido

Antes de prosseguirmos, uma parênteses: na terceira postagem da série sobre o 80286 eu já havia dado uma pincelada no tema. Recomendo a sua leitura, pois nela explico conceitos importantes tais como o dos modos real e protegido. ;-)

A rotina de instalação do MS-DOS exige que seja iniciada efetuando o boot do PC através do primeiro disquete. Caso o disco rígido não tenha uma partição FAT16 formatada, o instalador se oferecerá para criar e formatar uma partição para o sistema:


Importante: caso você queira criar as partições manualmente veja este tutorial que fiz, o qual apesar de ser voltado para o Windows 9X também é perfeitamente aplicável ao MS-DOS. A única ressalva é que não devem ser criadas partições FAT32, apenas FAT16 (ou simplesmente FAT).

Após a formatação, o sistema deve ser reiniciado. Mantenha o primeiro disquete na unidade.


Configuração

Estas são as opções de configuração oferecidos pelo instalador, que são exibidas após o reboot. Caso você possua um teclado ABNT2 mantenha a opção “Estados Unidos” selecionada. Após a instalação é possível alterar o layout do teclado, o que mostrarei em uma postagem específica sobre a configuração do sistema.


Por questões de compatibilidade mantenha o diretório C:\DOS para a instalação:


Será iniciada a cópia dos arquivos:


Após a conclusão da cópia, o sistema pede que o último disquete seja removido do drive:


Agora é só reiniciar o PC para desfrutar do velho e bom MS-DOS!


Em uma próxima postagem mostrarei como configurar o sistema. Aguarde! ;-)

Veja também:

Comentários

  1. Dúvida: é possível instalar o MS DOS em um pc/notebook moderno, quero dizer, fabricados nesses últimos 3 anos? Eu queria muito testá-lo mas todas as versões que instalo nas máquinas virtuais travam no fim da instalação ou dá erro no último disquete... :(
    Minha intenção é fazer um dual boot com o Win 7, ou pelo menos um XP para não dar muito "contraste" rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o disco rígido for IDE acredito que seja possível instalar sim. Pelo que pesquisei o DOS não funciona com discos SATA (mesmo no modo IDE Legacy), se isto é verdade só testando para saber. De qualquer modo é uma ótima ideia para uma postagem... :-)

      Excluir
    2. Cadastros, você pode tentar instalar o FreeDOS. Ele suporta hardware moderno e talvez você tenha sucesso. E Michael, seria legal fazer uns testes de desempenho com ele ao invés do DOS 6.22, pra ver se dá pra jogar de boa, né?

      Excluir
    3. FreeDOS? Desconheço esse sistema. Vou pesquisar agorinha. Obrigada pela dica!

      Excluir
  2. Opa, que bom que dei inspiração! ^^
    Eu ando MUITO frustrada com essa "brincadeira" de retrocomputação... Se eu fosse rica mandaria construir uma casa com um cômodo gigantesco só para colocar computadores antigos e descobrir como funcionavam seus sistemas... Mas como não dá, tenho que me aventurar nas máquinas virtuais (que eu não gosto ¬¬). No começo do ano eu cheguei a remover completamente meu Windows 7 para instalar o 98. Nem chega na parte de interface gráfica. Depois de particionar e formatar com o fdisk aparecem um monte de problemas com a memória (que dizem que não funciona se tiver mais de 1GB), ou com o HD (que não funciona pq é SATA). Desisti. Tentei o 2000. No início da instalação diz que não foi encontrado nenhum teclado (oi?). Tentei o XP. Foi ótimo! Mas não tinha som. Vi dezenas de pessoas reclamando do mesmo problema. Só me restam os virtualizadores, mas sempre dá problema com os sistemas mais antigos e meu coração fica rachado de tristeza :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instalar sistemas operacionais antigos em hardware atual sempre é um desafio, talvez maior do que instalar SO´s modernos em hardware antigo (veja: http://www.michaelrigo.com/2015/11/epopeia-instalar-debian8-pentium.html e http://www.michaelrigo.com/2015/12/epopeia-instalar-windows7-pentium.html).

      Quanto ao Windows 98, com mais de 512 MB de RAM ele já fica instável. Quanto ao 2000, você pode tentar com um teclado PS/2. Já o XP tem mais chances de funcionar visto que muita gente ainda o usa... você tentou pesquisar se há drivers para o chip de som? Se não tiver, você pode tentar desabilitar o som onboard e utilizar uma Sound Blaster antiga PCI, que se acha no Mercado Livre por 20 reais em média, desde é claro que sua placa mãe tenha slot PCI. Acredito que o mais interessante seja fazer um dual-boot do XP com a versão atual do Windows que você usa.

      Durante muito tempo eu também fiquei apenas nas VM´s, até que o vírus do retrocomputing entrou no meu sangue e desde então vou sempre que posso obtendo hardware antigo. Pena que não tenho como investir muito e os ganhos com publicidade do blog mal cobrem a renovação anual de domínio. Felizmente há boas almas que me doaram muita coisa (vide os Agradecimentos), o que me motiva a continuar por prazer e principalmente por constatar que muitos curtem o meu trabalho.

      Excluir
  3. Sim, de fota é um trabalho muito bonito. Eu poderia procurar tudo isso que vc me falou, mas tem dois problemas:
    1º meu pc na verdade é um notebook. Então não dá pra mudar muita coisa, eu acho. Nem vou tentar pq se danificar não tenho outro rsrs.
    2º falta-me a verba também, principalmente considerando que na minha região (Nordeste) o frete de qualquer produto do Mercado Livre é bem maior que o próprio preço do produto. Semana passada, por exemplo, fui comprar uns cds virgens que aceitam gravação em 1x para gravar meus jogos de PS1. Cada CD custava no máximo 2 reais. Pensei: que ótimo! Mas o frete da quantidade que eu queria (não passava de 10) superava os 100 reais rapidinho. Implorei para enviarem por carta registrada mas alguns vendedores não podiam me dar essa opção porque os Correios da cidade deles não permitia e os que podiam, baixavam o frete para "apenas" 50 reais. Então achei melhor esperar chegar mais uma remessa de discos Niponic ou Emtec na loja da minha cidade, pelo menos o "frete" é grátis kkk.
    Quanto aos drivers da placa mãe, eu relatei meu problema com o XP em detalhes para um amigo técnico e ele me disse que as placas mães modernas não vem mais com suporte aos drivers do Windows XP. Na verdade, o computador inteiro veio configurado para funcionar com o Windows 8 (maldito) em diante... Então eu só teria dor de cabeça se tentasse. É uma pena porque eu AMO imensamente o Windows 7 (que por sorte está funcionando tranquilamente) e os sistemas anteriores mas não consigo me adaptar aos mais recentes de jeito nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps. Lá no início eu quis dizer "de fato" rsrs

      Excluir
    2. Realmente em notebook não há como. Neste caso acho que infelizmente você terá que se contentar com as máquinas virtuais mesmo... ;-(

      Excluir
  4. Usei o disco de boot dos Windows 95 para criar uma partição primária usando o tamanho máximo, 2gb, naquela opção sem suporte a grandes volumes. Porém quando faço a instalação ele formata criando uma partição de cerca de 500mb. O que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a BIOS do PC deve ter limitação de tamanho para discos IDE. Você terá que procurar uma atualização de BIOS (o que é realmente difícil para placas antigas) ou utilizar um software de Disk Overlay.

      Excluir
    2. Nesse caso não há muito o que fazer. Estou partindo para outro problema agora, instalar uma SB AWE64 no DOS, recebi uma mensagem de que não há memória convencional suficiente. Parece ser um problema comum da época. Tem muita coisa na internet, vou pesquisar sobre, mas as explicações suas são mais objetivas e em português, se puder me ajudar com isso será mais fácil. Até agora instalei o Dos 6.22 com win95, o vídeo ati rage pro(on board) e uma voodoo 3 agp. Não vejo a hora de ouvir essa SB dando sinal no DOS para rodar star Wars Rebel, Cyberia, Out of this world...

      Excluir
    3. Você precisa configurar o CONFIG.SYS e o AUTOEXEC.BAT de modo a carregar drivers e utilitários na área de memória superior e não na memória convencional:

      https://www.michaelrigo.com/2016/09/dica-ms-dos-como-configurar-config-autoexec.html

      Essa segmentação de memória realmente é um pesadelo do MS-DOS.

      Excluir
    4. Verifiquei isso, tinha memória sobrando. Esse problema aconteceu porque extrai o arquivo no Windows para poder executar o install que estava certo dele no DOS, no manual a instrução é para executar o install. Executando o arquivo no DOS sem extrair não deu essa mensagem. O som está ok agora. Vou aproveitar suas postagens para dar uma incrementada agora, criar um menu e por o mouse para funcionar. Grato.

      Excluir
  5. Boa Tarde Michael estou com dificuldades de instalar o DOS 6.22, qdo coloco o disco de BOOT ou o diskete 1 da a seguinte mensagem : " REMOVA DISCO OU MIDIA" e manda reiniciar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia está boa, não está com erros de leitura? Isso infelizmente é o grande problema dos disquetes.

      Excluir
  6. Não consigo de forma alguma instalar ms dos em uma máquina com HD sata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentou configurar a controladora SATA no modo IDE/Legacy no setup da placa-mãe?

      Excluir
  7. Chegando tarde na festa... hoje, olhando sem pretensão a lista de discussão do FreeDOS, achei este link:

    https://www.ibm.com/support/pages/ibm-serverguide-scripting-toolkit-dos-edition-version-1307

    Parece conter uma cópia (completa?) do IBM PC DOS 7.1. É interessante pois é link oficial da IBM, sem restrição de download. É um DOS "moderno", com LBA, FAT32 e tal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário