Instalando o Windows NT 4.0

Complementando a postagem anterior sobre o Windows NT 4.0 e o que ele representou para a consolidação da plataforma, no presente texto abordarei o seu processo de instalação para quem quiser instalá-lo em um PC antigo ou mesmo matar a saudade em uma máquina virtual. Sigam-me os bons! :-)


Visão geral

Em muitos aspectos a instalação do NT 4.0 é bastante semelhante a sistemas mais modernos da Microsoft tal como o Windows XP. Conforme demonstrei na postagem sobre o NT 4.0, ele foi disponibilizado em um conjunto composto de um CD de instalação e três disquetes de boot, visto que a maioria esmagadora dos PCs da época não podiam inicializar diretamente por um CD. Como a obtenção destes disquetes de boot atualmente é relativamente difícil, mostrarei como proceder com a instalação a partir de um disquete de boot do MS-DOS ou do Windows 9X. No ótimo site bootdisk.com é possível obter imagens de tais disquetes que já contam com os drivers de modo real (para DOS) para o drive de CD-ROM, o que facilita bastante o processo.

Preparativos

Com o disquete de boot e o CD de instalação do NT 4 em mãos, podemos prosseguir. Caso o disco rígido do equipamento não contenha partições ou esteja particionado em algum sistema de arquivos não reconhecido pelo sistema, recomendo efetuar o particionamento através do utilitário FDISK – no meu texto sobre a instalação do Windows 9X mostro em detalhes como efetuar o procedimento. Um ponto importante é caso esteja sendo usado um disco de boot do Windows 95 OSR 2.X ou do 98, as partições devem ser criadas no sistema de arquivos FAT e não no FAT32, visto que o NT 4 não reconhece este sistema de arquivos.

Com o disco rígido particionado e formatado, podemos prosseguir com o procedimento. Recomendo fortemente copiar os arquivos de instalação para o disco rígido, o que deixará o processo mais rápido e menos suscetível a falhas. Para tanto, crie uma pasta temporária (a qual chamarei de NTI, de NT Instalação – é recomendável que o nome tenha até 8 caracteres) e copie os arquivos de instalação para a mesma:

Criando a pasta temporária e copiando os arquivos de instalação, considerando que a unidade do CD-ROM é a R:

O instalador do NT 4 precisa ter acesso direto ao sistema de arquivos, desta forma é necessário “liberar” este acesso através do comando LOCK:

Apesar da mensagem ameaçadora, é seguro liberar o acesso ao sistema de arquivos para o programa de instalação do NT 4

Caso a instalação seja iniciada sem este procedimento, a tela abaixo será exibida e o PC deverá ser reiniciado:

Mensagem de erro ao iniciar a instalação sem efetuar antes o comando LOCK

Com tudo pronto, basta iniciar o processo com o seguinte comando:

Iniciando a instalação

Ao contrário do programa de instalação do NT 3.1, no NT 4 não é obrigatório criar disquetes de boot para iniciar a instalação.

Iniciando a instalação

Primeiramente o programa de instalação pergunta onde se encontram os arquivos necessários e em seguida fará uma cópia preliminar dos mesmos.


Após isto o PC será reiniciado para prosseguir com a instalação. Remova o disquete de boot do drive antes de continuar.


Esta é a tela de boot do NT 4:


Para prosseguir pressione Enter.


O programa de instalação irá detectar a unidade de CD-ROM. Como não estamos instalando diretamente do CD, isto não é tão crucial. Pressione Enter para prosseguir.


Pressione F8 para aceitar o contrato de licenciamento.


Esta é uma tela com as características básicas do sistema. Altere aqui apenas o que for estritamente necessário (por exemplo, caso você possua um teclado ABNT) visto que é perfeitamente possível fazer estas alterações posteriormente com o sistema já instalado. Concluindo, selecione a última opção da lista.


Entramos agora na tela de particionamento e definição do sistema de arquivos. Recomendo manter o FAT por enquanto, até ter certeza de que o sistema está funcionando redondinho. Após a instalação é possível converter o sistema de arquivos para o NTFS facilmente com o comando CONVERT C: /FS:NTFS a qualquer momento. Outra dica importante é que o NT 4 pode ser instalado em partições de no máximo 4 GB, independente do sistema de arquivos.


No momento não efetue nenhuma alteração no sistema de arquivos.


Escolha agora a pasta para instalação do sistema. Recomendo fortemente manter o padrão WINNT.


Aqui o instalador pergunta se deve ser feito um exame detalhado do disco rígido e sistema de arquivos. Salvo se o disco estiver algum tipo de problema (como os infames bad blocks) é possível pular esta verificação para ganhar tempo pressionando Esc. Esta verificação também pode ser feita depois com o sistema instalado a qualquer momento, através do utilitário CHKDSK.


O PC será reiniciado novamente para entrar na parte gráfica de instalação. Remova quaisquer disquetes e CDs que porventura estejam nas respectivas unidades.


A parte gráfica

Se tudo deu certo, após reiniciar a seguinte tela será exibida:


Selecione agora os componentes do Windows que serão instalados. Recomendo a opção Típica, visto que mais componentes podem ser acrescentados depois da instalação sem problemas.


Entre com os devidos nomes...


... e com o nome do computador:


Forneça agora uma senha para a conta do administrador:


O sistema pergunta se devem ser criados disquetes de recuperação. Particularmente os acho desnecessários.


O sistema agora pergunta se devem ser instalados os componentes mais comuns, os quais são suficientes para 99,9% das instalações (e sempre é possível adicionar novos componentes com o sistema já instalado mais tarde).


Configurando a rede local

O instalador agora se oferece para configurar a rede local. Caso o PC não esteja em uma rede ou você queira configurá-la depois selecione a primeira opção. Irei mostrar aqui rapidamente como fazer a configuração – no caso de uma rede local, selecione o primeiro checkbox "Wired to the network".


Se o NT 4 possuir drivers nativos para a sua placa de rede ela será detectada e exibida aqui. Caso contrário, clique no botão “Select from list...” e depois em “Have a disk”. Então indique a pasta onde se encontram os drivers ou caso os mesmos estejam em um disquete insira-o e indique a unidade correspondente (geralmente A:). Sempre é importante lembrar que os drivers devem ser específicos para o NT 4, drivers para Windows 9X/Me não funcionam no NT 4.


Em seguida escolha o protocolo de rede a ser usado. Salvo se a rede local for muito antiga (ainda no padrão Novell), selecione apenas o TCP/IP.


O utilitário pergunta agora se deve utilizar o DHCP (IP dinâmico) ou IP fixo. Selecione Yes para usar DHCP ou No para configurar um IP fixo.


Entre agora com os dados do grupo de trabalho ou do domínio da rede:


Finalizando a instalação

O instalador agora solicita a informação do fuso horário...


.. e em seguida solicita a configuração do vídeo. Mais tarde, com os drivers da placa de vídeo devidamente instalados, é possível modificar os ajustes.


Ufa! Finalmente terminamos a instalação do Windows NT 4.0! Como sempre, remova quaisquer disquetes e CDs que estejam nas respectivas unidades para reiniciar e apreciar a sua novíssima instalação! 


Se tudo correu bem, após reiniciar o PC exibirá a tela do gerenciador de boot do NT 4.0. Missão dada é missão cumprida! :-)


Finalizando, espero que tenham curtido! O Windows NT 4.0 é uma ótima opção de sistema operacional para PCs antigos e como passo final recomendo agora instalar o Service Pack 6a e os drivers de dispositivos necessários. Para a vossa comodidade, hospedei o arquivo de instalação do Service Pack 6a aqui (o arquivo foi verificado com o Kaspersky e com o ClamAV).

Um grande abraço e até a próxima!

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo. No WinWord temos acesso para baixar os instaladores do Windows NT 4 no endereço https://winworldpc.com/product/windows-nt-40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do site! Muito obrigado por compartilhar!

      Excluir

Postar um comentário