Pular para o conteúdo principal

Hardware chiliquento

É impressão minha ou os componentes de hardware estão aceitando cada vez menos desaforos, dando chilique por qualquer coisa?

Hardware chiliquento

Eu estava com a ideia de reativar o projeto Naked Avenger para testar algumas placas de vídeo que eu obtive de uns tempos para cá, mas infelizmente a placa-mãe ASRock Z490 Phantom Gaming 4 resolveu não colaborar como é possível observar na imagem de abertura.

O problema é que ela funciona apenas quando dá na telha, na maior parte das vezes não completando o POST com o led de erro de DRAM aceso, o que ocorre com qualquer módulo de memória instalado (testei com vários, de diversos fabricantes). Pior que esta placa-mãe teve pouquíssimo uso, ela estava parada desde que dei um tempo nos testes de placas de vídeo.

E pensar que tenho aqui placas 8088, 286 e 386 com quase a minha idade que ligam de primeira, e algumas delas ainda tiveram problemas com as infames baterias de Ni-Cd que vazaram (vejam exemplos aqui e aqui). Quanta diferença!

Para os testes com placas de vídeo PCI Express estou pensando agora em partir para algo mais old school, que tenha maior compatibilidade com placas mais antigas (principalmente as PCIE 1.0 – a ASRock Z490 falhava neste aspecto, ela simplesmente se recusava a dar vídeo com algumas placas mais antigas mesmo antes do problema atual) e também com o Windows 7, uma vez que muitas delas podem não ter bons drivers para o 10 como é o caso da Radeon HD 5970.

Sem falar que as placas de vídeo mais novas que eu tenho aqui são a GeForce RTX 2080 Ti e a Radeon RX 6500 XT, não tenho nenhuma vontade de comprar as insossas (e caras) placas atuais. Meu negócio sempre foi colecionar componentes mais clássicos, que marcaram época. Simples assim.

Por fim e como curiosidade, esta é a segunda placa-mãe ASRock que me deixa na mão. A primeira foi uma Fatality X370 AM4 que simplesmente deixou de salvar as configurações do setup, mesmo com baterias novas em folha. Vou lembrar disso quando for comprar uma nova placa.

Comentários

  1. Sendo justo, se colocássemos as placas de 386 a funcionarem nas frequências de uma placa moderna, elas pegariam fogo. kkk Sério agora... sim, também vejo a qualidade decaindo, o que é confirmado se usarmos como comparação hardware para servidores. Qualquer Dellzinho* simples, como o veterano T110 II, está facilmente rodando até hoje, depois de ~15 anos. Conheço pessoalmente dois desses que estão esse tempo no batente sem reclamarem. A diferença de confiabilidade é absurda.

    *O mesmo vale para HP e Lenovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que as maiores frequências e recursos das placas de hoje as deixam bem menos tolerantes a falhas, mas não precisava ser tanto assim.... rsrsrs

      Excluir
  2. Mais chiliquentas e instáveis que as antigas PCChips da vida é difícil hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que tenho duas PCChips aqui que ligam de primeira: uma M216A (a do Harris 286) e uma M921 (soquete 3) que em breve estará em um novo projeto. :-)

      Excluir
    2. Aah simm... Mas as Pcchips M598 da vida eram bemmmm chiliquentas haha

      Excluir
    3. Sim, essas eram terríveis e foram em grande parte responsáveis pela má fama dos K6.

      Excluir
  3. Já tive algumas placas chiliquentas:

    Uma ASrock AM3+ que não lembro o modelo, se recusava a habilitar memória dual-channel, mesmo com módulos idênticos. E mesmo single channel as vezes não dava boot.

    Uma Asus M4A785TD-M EVO, socket AM3 com um Phenom II X6. Foi meu computador principal muitos anos, mas às vezes se recusavar a dar boot, tinha que ficar tirando e colocando memória até funcionar.

    Uma ASUS P6T socket 1366. Essa usava memória triple channel, mas nunca consegui fazer funcionar, fiquei só dual channel. Ela também se recusava a dar boot numa fonte Corsair CX500 que eu tinha, fonte essa que funcionava muito bem na ASUS AM3 acima e várias outras placas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além dessa AsRock a placa mais chiliquenta que eu tive foi uma MSI P35 Neo que eu usava quando tinha um Q6600, que as vezes dava uns paus inexplicáveis e só ligava quando dava vontade.

      Mas a rainha dos chiliques sem dúvida é o meu exemplar de dragão chinês (https://www.michaelrigo.com/2023/09/dragao-chines-pense-bem.html), mas essa acho que nem conta pois a sua construção já é uma enorme gambiarra.

      Excluir

Postar um comentário