Pular para o conteúdo principal

ASBombaRock

Com pouco mais de um ano de uso, a minha placa-mãe ASRock Fatal1ty X370 Gaming K4 abriu o bico e foi para o lado negro da força.


O primeiro sintoma foi que a placa perdia as configurações do Setup após ser desligada. Pensei que a bateria CR2032 estivesse gasta a assim fui protelando, até que coloquei uma bateria nova e o problema persistiu. Logo em seguida começou um comportamento bizarro: ao ser desligado o PC pelo sistema operacional, as ventoinhas e a bomba do watercooler continuam ligadas indefinidamente, parando apenas depois que a fonte é desligada, o que faz perder as configurações do Setup. Desligar diretamente no botão do gabinete produz o mesmo efeito.

Até parece que o PC está ligado, mas não!

O que fiz, sem sucesso:

  • Tirar o overclock do processador e da RAM;
  • Clear CMOS;
  • Desabilitar os recursos de economia de energia no Setup;
  • Atualizar o firmware para a última versão disponível (4.71 Beta);
  • Testar com o Ubuntu Live em um pendrive, para descartar problemas no Windows ou com drivers;
  • Testar a fonte de alimentação;

Testando a fonte XFX de 1250 W

  • Ligar somente com o processador, RAM e uma placa de vídeo;
  • Testar com outra fonte de alimentação.

Agora testando com a Thermaltake de 600 W. O problema persistiu

Como nenhum dos testes resolveu, resta apenas a placa-mãe como causadora do problema. Varri o Google e existem relativamente poucos relatos similares, os quais em na sua totalidade apontavam para problemas na placa-mãe ou na fonte de alimentação. O meu palpite é que seja um problema no circuito regulador de tensão da placa-mãe, com potencial para danificar outros componentes conectados à mesma.

Busquei informações sobre o RMA da ASRock, que orienta a procurar a loja onde a placa foi comprada. Conforme a loja, a garantia desta placa é de um ano (já incluída a garantia legal de 90 dias). Como a minha placa foi comprada exatamente no dia 07/05/2017, tenho agora um novo peso de papel em mãos, e bem caro! 😡

Desde que comecei a montar PCs em meados dos anos 1990, esta é a primeira vez que uma placa-mãe deu problema em tão pouco tempo, sendo a segunda ASRock que me deu dor de cabeça: também tenho uma placa-mãe soquete 775 da marca que não dá mais vídeo de jeito nenhum, após relativamente pouco tempo (uns dois anos). Muita coincidência!

Em vista do exposto, para mim, ASRock nunca mais! 

Em tempo, se alguém da ASRock quiser se manifestar, o espaço está aberto.

Comentários

  1. Caramba!
    Pelos sintomas parece ser alguma coisa relacionada com o hardware da bios. Só uma suposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já acho que é algo na parte de alimentação dela... talvez uma fuga de tensão.

      Excluir
  2. Que azar, hein? Bom, você pode tentar enviar a placa para uma assistência técnica confiável e solicitar um orçamento. Sobre a outra placa que não dá vídeo, experimenta o Curto de Hardman. Tá f****a mesmo, né? Então não custa tentar: retire processador, memórias e a bateria do CMOS (nunca sei se a bateria é do CMOS, do BIOS ou do SETUP ^^). Em seguida, coloque a placa sobre uma folha de alumínio de forma que esta seja toda furada pelos pontos de solda. E deixe assim por um ou dois dias. Isso força o descarregamento de todos os capacitores.

    Daí é só ligar a fonte e ver se ela volta a vida. É claro, a não ser que você queira ver um show de fogos de artifício saindo da placa ou testar se a chave elétrica geral da casa está funcionando bem, só ligue sem a folha de alumínio. ^^ Faça uma inspeção para verificar se não ficou fragmentos de alumínio nos pontos de solda da placa. Já recuperei uma placa desta forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca azar nisto! Trocar a placa-mãe agora não é algo que estava nos planos... mas enfim, merdas acontecem!

      Quanto à placa 775, já deixei ela dias desligada sem a bateria CR2032 e não resolveu. Vou tentar o curto de hardman.

      Excluir
  3. Eu tenho uma placa Biostar TVX 8500 socket 7 para pentium mmx 233, que roda legal o win xp, mas não sei porque a velocidade não sobe mais que 133 mhz.
    Já fiz de tudo, até troquei o CI da bios, mas nunca consegui resolver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário