Pular para o conteúdo principal

RetroTeste – O lendário Intel Celeron 300A

O Celeron 300A foi o primeiro processador x86 a ter o cache L2 integrado no mesmo die do chip principal, e sendo acessado na mesma frequência do núcleo de processamento. Confira a sua análise!

RetroTeste – O lendário Intel Celeron 300A

Com o lançamento do Pentium II em 1997, a Intel abandonou a antiga e longeva plataforma soquete 7 em favor da proprietária slot 1. Porém os Pentium II custavam pequenas fortunas na época e assim muitos preferiram continuar no soquete 7, seja com os antecessores Pentium MMX ou com as alternativas da AMD e da Cyrix.

Desta forma fazia-se necessário ter um chip de menor custo para a nova plataforma, e tal demanda foi atendida com o lançamento do Celeron no início de 1998. O problema foi que o seu modelo inicial (também conhecido pelo nome-código Covington) era simplesmente um Pentium II sem os chips discretos de cache L2, o que gerou uma enxurrada de críticas e o surgimento do icônico apelido Lerderon.

Foi apenas no final do mesmo ano que a Intel corrigiu esta mancada com o lançamento do Celeron Mendocino, com o ineditismo de incluir 128 KB de cache L2 no mesmo die da unidade de processamento, sendo acessado na mesma frequência.


Como o modelo de 300 MHz foi lançado com as duas arquiteturas, os chips Mendocino ficaram conhecidos como Celeron 300A.


Notem que, ao contrário do Pentium II, não há os chips de cache discretos ao lado do principal.


Apesar de ter mantido a mesma litografia de 250 nm e a frequência do barramento frontal de 66 MHz do antecessor, o cache L2 integrado fazia os Celeron Mendocino ficarem muito perto dos Pentium II de mesma frequência em performance. Impressionante!


Celeron 450A

A segunda geração das placas-mãe slot 1 trouxe o suporte ao barramento frontal de 100 MHz, o que abriu a possibilidade de um “upgrade” aos proprietários do Celeron 300A: na época bastava alterar a frequência do barramento frontal no setup da placa, salvar e sorrir de orelha a orelha com o massivo aumento de desempenho.


Testes

A placa-mãe slot 1 de testes é a Asus P3V4X, em conjunto com a clássica placa de vídeo 3dfx Voodoo4 4500 PCI usada em todos os ensaios (veja mais detalhes aqui).

Além do Celeron 300A na configuração padrão, os testes incluem uma simulação da versão sem cache L2 (desativando o mesmo no setup da placa) bem como o mito 450A.


Ao menos no rol de testes do blog a versão sem cache L2 não ficou tão atrás. Mas enquanto o 300A fez o esperado e ficou entre os Pentium MMX e os II, o 450A brilhou e colocou no bolso até mesmo o poderoso Pentium II de 400 MHz. Vale lembrar que são inseridos nos gráficos comparativos apenas os resultados obtidos pelos chips na configuração de fábrica.

Até a próxima!

Comentários

  1. Ótima análise, foi uma época de mudanças, Internet cada vez mais se expandindo, cada vez mais pessoas leigas viam motivos pra ter um PC em casa, o PC se tornado (no primeiro mundo) cada vez mais um produto de varejo e não apenas de lojas especializadas, concorrência entre marcas que fizeram os custos e a margem de lucro cair, e o principal, a AMD crescendo lentamente com seus K6s, saindo da condição de vassala da Intel se tornando alternativa mais em conta que os caros Pentium, com suas infinitas tecnologias, e também infinitos preços e margens de lucro.
    Algo me diz que a Intel não deve ter gostado muito de ''rebaixar'' seu principal produto, mesmo pra ganhar mais mercado, a tão excelente Intel estava no topo, botava o preço que quisesse, seus clones dependiam diretamente dela pra produzir algo, o pico do Mont Everest, isso estava prestes a mudar.
    Enfim, a longo prazo, a linha Celeron ajudou muito a Intel a fazer uma faxina em suas linhas e parar de desovar os processadores velhos que estavam jogados no depósito pra vender como entrada, agora, todos tinham a mesma tecnologia mesmo reduzida (apesar dos 486 ainda permanecerem em notebooks de baixo custo até 1998-1999), e no Brasil, e em países emergentes, o nome Celeron foi o principal nome de processador de muitos compradores de PCs de anos atrás, principalmente das massas. Quem lembra do Computador do Milhão? ou Computador das Casas Bahia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Os Celeron sofriam do mesmo mal dos K6 e Cyrix: quase sempre eles eram montados naquelas famigeradas placas PC-Chips de chipset SiS com tudo integrado, e quem levava a culpa eram os processadores.

      Lembro de um teste que a PCs fez uma vez com uma dessas PC-Chips, ela conseguia matar o desempenho até mesmo de um PIII Coppermine.

      Excluir
    2. para de falar mal da minha placa pc-chips kkkk ( brincadeira), eu realmente acho ela meio instável, mas também não é inutilizavel, mas ela tem um pentium III de 550 mhz slot 1 rodando a 366mhz, voce acha que isso é normal?

      Excluir
    3. Olha, Anônimo, o único argumento em "defesa" das placas mãe da PCChips é o preço... pq o resto nada se salva. Instabilidades, telas azuis do nada, incompatibilidades com algumas placas de vídeos, corrupção no Windows "do nada", são dramas vividos por quem já teve essas placas. Eu mesmo comecei com uma PCchips (M871G) e tenho uma PCChipss VXPRO com um K6-2 que, por incrível que pareça, é bem estável. Mas isso aí é o fator sorte.

      Tem um artigo do antigo Site Hardware (do Carlos Morimoto) onde ele compila as reclamações sobre as PCChips e dá explicações:

      https://www.hardware.com.br/analises/retrato-pcchips/

      Excluir
    4. Esse Pentium 3 de 550Mhz está rodando a 366Mhz provavelmente porque a configuração na placa mãe está errada. 550Mhz são obtidos com FSB de 100Mhz e multiplicador de 5.5; os 366Mhz são obtidos com FSB de 66.6Mhz e multiplicador de 5.5. Portanto, a configuração que está errada na sua placa mãe é a do FSB. Configure-o para 100Mhz e o clock do seu Pentium 3 voltará a ser de 550Mhz.

      Excluir
    5. Nossa William, muito obrigado, o Windows xp não achei instável, ele só está lento, agora com o Windows 9x, acho que vai ser outra história, nem vou tentar o Windows me, vou logo pro 98SE depois que eu terminar o backup. Só pra você ter uma ideia o Windows xp nessa placa mãe, nunca deu tela azul, só tem que ter paciência mesmo pra suportar a lentidão do Windows xp nesse Pentium III, mas acho que depois que subir o clock para 550mhz vai melhorar o desempenho.

      Excluir
    6. Esses processadores slot 1 de cartucho tem que trocar a pasta térmica?

      Excluir
    7. Eu já rodei Windows XP no K6-2+ (tem 128KB de cache full speed) numa Placa mãe com Chipset VIA MVP3 (Shuttle 591P) e 256MB de memória PC 133... O desempenho ficou bem decente até... Quando de memória tem esse teu Pentium 2 550Mhz?

      Excluir
    8. Ele tem 1 pente de 64mb e outro de 256mb totalizando 320mb, só que como 8mb são utilizados pelo vídeo, são 312mb, olha depois de subir o clock para 550mhz, o desempenho melhorou um pouco, o Windows xp ficou um pouco mais rápido, mas não foi nada que dá pra notar na hora

      Excluir
    9. Eu rodei na época o XP num K6-III 400 espetado numa Asus P5S-B (com o famigerado SiS 530) e 256 MB de RAM, com uma TNT2 M64 PCI. Não ficou de todo ruim, mas voltei para o 2000 pouco depois.

      Excluir
    10. Tô quase desistindo de instalar o Windows 98 nessa merda, não consigo fazer o backup, tô tentando mudar o hd pra outro pc, mas esse conector ide desgraçado não sai, tentei de tudo, mas a parte de plástico é muito fininha e nem dá pra pegar com os dedos puxei o cabo ide, depois fiquei com medo de ter quebrado, mas ele não sai, alguém tem algum truque útil pra remover cabo ide? Tô impressionado como o cabo ide não quebrou depois de tanta força, ainda bem, o negócio é tirar o cabo ide

      Excluir
    11. Eu simplesmente não vou conseguir copiar tudo com a velocidade lenta desse processador, vou precisar colocar o hd em outro pc, mas não consigo

      Excluir
    12. Finalmente consegui instalar o windows 98!!! Fiz o backup com o clonezilla, demorou umas 3 horas mas depois restaurei o backup em uma maquina virtual, deu tela azul, mas coloquei como hd secundario na maquina virtual, e iniciei um windows instalado normalmente e tava tudo lá no hd secundario, instalei o windows 98, e está até que bem estável, muito mais rápido que o xp, o problema é que agora fiquei sem rede, porque aquela plaquinha usb wifi não funciona no windows 98, mas vou comprar um rabicho que alguem me mandou um link em outro post pra minha M748LMRT

      Excluir
    13. Nossa consegui até instalar uma impressora antiga que tenho aqui em casa a HP office Jet 4300, ela funcionou de boas no Windows 98, consegui até imprimir umas páginas, tinha tinta no cartucho, por incrível que pareça, mas logo depois ela morreu, só ficou dando erro de cartucho limpei os contatos e tudo, mas não resolveu, uma pena, espero que não seja a impressora seja apenas o cartucho, porque tentei outro cartucho velho que eu tinha e não funcionou também, mas são cartuchos de mais de 10 anos, então podem ser eles

      Excluir
  2. Eu inclusive cogitei comprar um Celeron Slot 1 mais rapido para meu ''primeiro PC próprio'' lá em 2006, porem o Overclock no PII deu tão certo que desisti da idéia, deveria ter comprado um processador desse de reposição, mas nos anos 2000 a alma retro ainda não tinha aflorado em mim.....

    ResponderExcluir
  3. Na época do Pentium III tive um Compaq Presario 5000 que vinha com um Celeron 800MHz! Ele foi o primeiro PC que só eu usava, os anteriores eram divididos com os demais membros da casa. Mesmo com a memória inicial da máquina em 64MB de RAM conseguia um desempenho bom jogando nele na época. Não rodava os games mais pesados da época, mas o que colocava para rodar tinha um desempenho legal (Sim City 3000, The Sims + expansões, MDK, International Rally Championship, etc)! Alguns anos depois paguei para um Técnico instalar 512MB de RAM e um HD adicional de 80GB (nessa época não mexia com Hardware) e fiquei com a máquina até 2008!

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos em que o overclock permitia um desempenho muito próximo ao dos processadores mais caros! O problema é que nessa época a maioria das placas-mãe por aí eram da PCChips que não tinham estabilidade nem na frequência padrão, quanto mais em overclock... :( Outro problema era achar fontes de consulta/conhecimento para tirar proveito desta técnica...

    ResponderExcluir
  5. Desculpe, alguém tem drivers para a placa mãe PCChips M748LMRT, sei lá um cd de drivers guardado, para fazer um iso e me mandar, ou os drivers mesmo, eu preciso muito, já que não tô achando na internet. Essa placa mãe usa o chipset XCel2000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguinte, Anônimo. O jeito é descobrir o chipset dessa Placa Mãe, vídeo onboard, rede onboard e catar os drivers na internet. O site da PCChips não existe mais, pois a PCChips faliu. Vc pode tentar achar a placa mãe da ECS (que é a PCChips "de luxo" kkkk) equivalente para tentar catar os drivers. O Chipset dessa placa mãe é SIS 620 e SiS 5595. Baixe os drivers de Chipset e Vídeo onboard para o SIS 620 e vc estará feito:

      Site da SIS: http://w3.sis.com/download/agreement.php?url=/download/
      Informações sobre a PCCheetos M748LMRT: https://theretroweb.com/motherboards/s/pcchips-m748lmrt

      Excluir
  6. Vi na internet que é o chipset SIS 620, vou procurar, mas mesmo assim ainda aceito quem tiver os drivers para me mandar, eu já usei o everest para identificar, mas mesmo assim tá complicado

    ResponderExcluir
  7. O foda é que para o windows xp não precisou, ele já tem os drivers do chip de vídeo com directx funcionando, o de áudio foi facil achar, mas quando eu for botar windows 98.... ih rapaz aí complica tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário