Pular para o conteúdo principal

Boa ideia minha e da ASRock

A ASRock anunciou uma placa-mãe AM4 compacta para a montagem em racks, permitindo desta forma a integração de pequenos servidores baseados no Ryzen. Isso me deu algumas ideias!


Quando se pensa em servidores baseados em processadores AMD, logo imaginamos poderosos equipamentos com os Epyc ou então com os Threadripper. Porém, para menores demandas tais máquinas seriam o típico caso de usar uma bazuca para matar uma formiga, além do custo bem mais elevado.

Com este nicho em mente, a ASRock desenvolveu a X470D4U, placa-mãe AM4 para uso com os processadores Ryzen de segunda geração. As suas características são as seguintes:

  • Chipset AMD X470;
  • Quatro soquetes para até 64 GB de memória DDR4, com suporte a ECC;
  • Dois slots PCIE 3.0 x16, podendo trabalhar nos modos x16/x0 ou x8/x8;
  • Um slot PCIE 3.0 x8 no modo x4;
  • Oito portas SATA-600, sendo seis controladas pelo chipset AMD X470 e duas controladas por um chip Asmedia 1061;
  • Dois slots M.2 com suporte às sinalizações NVMe e SATA, um PCIE 3.0 x2 e um PCIE 2.0 x4;
  • Duas interfaces Gigabit Ethernet controladas por chips Intel i210;
  • Uma interface IPMI (Intelligent Platform Management Interface, usada para monitoramento e gerenciamento remoto) controlada por um chip Realtek RTL8211E;
  • Chip gráfico ASpeed AST2500 com 256 MB de memória DDR4 dedicada (uma vez que os Ryzen típicos não contam com vídeo integrado) e interface DB15 (VGA);
  • Uma porta serial (ainda muito usada em servidores);
  • Formato Micro ATX.

A ASRock X470D4U

Os sistemas operacionais oficialmente suportados são o Windows 10, o Ubuntu 16.04 LTS e o RedHat Enterprise 7.3 ou 7.4, todos de 64 bits. Senti falta do Windows Server e de outras distribuições Linux como o Debian e o CentOS, mas é líquido e certo a possibilidade de usar estes sistemas operacionais, talvez seja necessário apenas procurar manualmente por drivers. Nada de outro mundo.


Eu sempre imaginei que um Ryzen de 8 núcleos e 16 threads daria um servidor pequeno muito bom, e esse lançamento me deu algumas ideias. Não pretendo comprar a X470D4U, vai saber se ela será importada para o Huezil e a qual preço, sem falar que não compro mais ASRock, mas sim pensei em usar a Biostar B350 ET2 (que também é Micro ATX) e o Ryzen 7 1700 para montar uma nova edição do meu servidor doméstico, muito mais poderoso e sem novas despesas, visto que eu já tenho todos os componentes.

A cabeça velha está fervilhando! 😛

A Biostar B350 ET2

Fonte: ASRock.

Comentários

  1. Uma pergunta: pra q exatamente vc usa um "servidor doméstico"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso primário é para backups e servidor de arquivos.

      Mas também uso para estudar Windows Server (Active Directory, WSUS, aplicações...). Além dos meus PCs físicos, simulo uma rede usando diversas máquinas virtuais no VirtualBox rodando no próprio servidor e nos clientes.

      Por exemplo, o meu PC de produção (Ryzen 7 2700X) tem 32 GB de RAM, é possível rodar umas dez VMs com Windows 10 (2 GB de RAM cada) ao mesmo tempo tranquilamente.

      Excluir

Postar um comentário