Pular para o conteúdo principal

Uma grata surpresa com o GTA V

Depois de muito tempo de namoro (não tenho coragem de pagar o preço de lançamento de nenhum jogo), finalmente matei a vontade e comprei o GTA V na promoção de Halloween do Steam por 66 dilmas. O jogo é ótimo e merece todos os reviews positivos que já recebeu, no entanto foi um "pequeno" detalhe técnico seu que chamou-me mais a atenção: não é segredo para ninguém que em arranjos SLI a quantidade de VRAM não é somada (vide o texto que fiz sobre os mitos de tais arranjos), porém a engine do GTA V aparentemente não levou isto em consideração. Na tela de configurações gráficas do jogo aparecem 6 GB de VRAM como disponíveis, uma vez que tenho três GeForce GTX 760 de 2 GB em SLI (clique para ampliar):

Opções gráficas do GTA V


De qualquer modo, sendo bug ou não, é perceptível que dentre a minha coleção de jogos o GTA V é o que melhor aproveita as três GPUs de longe. Jogando com as configurações mostradas acima, o título roda lisinho mantendo uma média de 80 quadros por segundo. Lindo, tesão, bonito e gostosão!

O jogo oferece lindos gráficos e cenários


Como diria aquela propaganda de cartão de crédito: rodar o GTA V com quase tudo no “talo” não tem preço... os nerdgasms múltiplos que o game me proporciona fazem valer a pena cada centavo gasto na máquina que torna isto possível.

Veja também:

Comentários

  1. Nessa cidade inicial o jogo é bem leve. Depois começa a travar hard.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos aqui até que não. Já devo ter feito uns 40% do jogo e ainda continua na casa dos 75-80 fps. So far so good.

      Excluir
    2. Seu i7 3770K chega a 99% de uso em algum jogo?

      http://imgur.com/a/zLfTd
      http://imgur.com/a/L58Lj

      Veja só. Não consigo manter os 144 FPS em jogos que se dizem optimizados (BF3, BF4, GTA V, etc), porque o uso de GPUs é baixo, mas o de CPU também. Os únicos que se mantêm a 99% constante são Mad Max e Zombie Army Trilogy. O DirectX 11 não é capaz de usar mais de dois núcleos? Me pergunto pois é muito raro passar dos 50% de uso.

      Excluir
    3. Assim de cabeça não me lembro da utilização do 3770K nos jogos. Na próxima vez que for jogar vou ativar algum software monitor para checar.

      Excluir
  2. Agora tudo faz sentido!

    https://www.youtube.com/watch?v=JdiaWtsKdTs
    http://www.pcper.com/reviews/Editorial/What-Exactly-Draw-Call-and-What-Can-It-Do

    Preciso estudar mais sobre isso.

    Agora entendo por que esse problema não é visto usando placas de séries anteriores, e começou a surgir na série 700. Fim da linha para o DirectX 11.

    ResponderExcluir

Postar um comentário