Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: Placa mãe Gigabyte 78LMT-S2P Rev. 5.0




Tenho vários PCs, praticamente todos montados com sobras de upgrades. Uma destas "sobras" vinha sento utilizada para, basicamente, tarefas de navegação, e-mails, redes sociais e trabalhos escolares. A configuração básica do equipamento era modesta: um simples Pentium Dual Core E5400 de 2,7 GHz (com um leve overclock para 3,2 GHz), placa mãe Gigabyte G41M-ES2L, 4 GB de RAM DDR2-667 Kingston e uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 650 Ti 2 GB, modelo EVGA SSC (Super Super Clocked - OC de fábrica), que era a placa de vídeo que eu usava no meu PC principal antes de eu montar um arranjo SLI de GTX 760.

Esta configuração atendia às necessidades dele adequadamente, até o dia em que ele comprou no Steam o Hitman Absolution. Daí foi só decepção! A performance neste jogo era pobre e aconteciam erros aleatórios, como congelamentos. Restava descobrir se o gargalo estava na placa de vídeo ou na plataforma, já um tanto defasada, que era a minha principal suspeita (a GTX 650 Ti pode não ser uma super GPU, mas dava conta do recado quando estava no meu PC principal, claro que sem rodar Crysis no ultra...).

Nestas situações, um modo rápido de descobrir se o gargalo está na CPU ou na GPU é rodar o jogo em questão em uma resolução mais baixa e com todos os efeitos visuais desligados. Se a performance melhorar, é a GPU; se não melhorar, é a CPU, o que foi o nosso caso. O pobre Pentium Dual Core não estava aguentando o tranco. Sem dúvida contribuiu para isto o fato de ele ter "apenas" dois núcleos, enquanto que as engines mais recentes dos jogos são verdadeiras devoradoras de núcleos. Provavelmente a memória DDR2-667 também pode ter tido influência.


Placa mãe Gigabyte 78LMT-S2P Rev. 5.0

Desta forma, um leve upgrade era necessário. Nada muito extravagante, focado no custo x benefício, algo simples que resolvesse o problema sem gastar muito. Fiquei entre um Intel Core i3 4a. geração (2 núcleos com Hyper-Threading) de entrada e um AMD FX-6300 (6 núcleos) soquete AM3+, que possuem custo virtualmente idêntico. O Intel apresenta maior rendimento em cada núcleo (melhor IPC) enquanto que o AMD compensa esta deficiência com mais núcleos físicos. Com a ajuda dos meus camaradas do Fórum GdH, optei pelo FX (falarei mais sobre ele em um futuro post), principalmente devido ao panorama futuro de que as engines dos jogos se beneficiarão de mais núcleos físicos. Para acompanhá-lo, após muita pesquisa e diversas indicações no supracitado fórum, decidi pela placa mãe Gigabyte 78LMT-S2P Rev. 5.0, que na minha opinião é uma verdadeira pechincha (o preço médio dela é de apenas 150 dilmas!) e dois módulos de 2 GB DDR3-1333 Kingston, totalizando 4 GB de RAM. 

Esta placa conta com o chipset AMD 760G pareado com o SB 710. Após pouco mais de uma semana de uso, eis os seus pontos positivos na minha opinião:

  • Preço;
  • Compatibilidade com CPUs AM3+ out of the box (já vem com BIOS atualizada de fábrica);
  • Bom acabamento;
  • Todos os capacitores são sólidos e japoneses;
  • Muito estável, mesmo em overclock;
  • Seis portas SATA;
  • Sistema dual-BIOS (placa com BIOS de backup);
  • Mesmo possuindo vídeo integrado (HD 3000), conta com um slot PCIE x16 2.0 para a instalação de uma placa de vídeo avulsa;
  • LAN gigabit ethernet.

Para elencar os pontos negativos, temos que levar em consideração o preço da placa. Por exemplo, não há como exigir SATA3 e USB3 em um produto de R$ 150. Seguem eles:

  • Suporta apenas CPUs com TDP máximo de 95W, ou seja, a maior CPU que ela suporta é o FX-6300. Os FX octa-core possuem um TDP maior e oficialmente não são suportados;
  • Possui somente 3 saídas de áudio analógico no painel traseiro. Isto pode ser um problema caso você queira usa-lá em conjunto com um sistema de som 5.1 ou 7.1, neste caso as saídas de áudio são compartilhadas.

Finalizando, na minha opinião esta é a melhor opção de placa mãe de baixo custo para a plataforma AMD, sendo perfeitamente adequada para um PC de jogos simples. Caso você pretenda montar um sistema com um FX-6300 (ou inferior) sem gastar muito em uma placa mãe, esta é A PLACA. Recomendo sem pensar meia vez.

Fiquem com um vídeo que fiz do unboxing dela. Um grande abraço!



Veja também:

Comentários