Pular para o conteúdo principal

Microsoft anuncia o Surface Pro 3: finalmente um tablet realmente útil?


A Surface Pen é uma das novidades
A Microsoft anunciou ontem o lançamento da nova linha de tablets Surface Pro 3. O produto conta com uma tela de 12" com resolução de 2160 X 1440 e será baseado na arquitetura x86 tradicional, podendo ser equipado com os processadores Intel Core i3, i5 ou i7 de quarta geração. Conta ainda com 4 ou 8 GB de RAM e de 64 até 512 GB de espaço de armazenamento. O sistema operacional é o Windows 8.1 Pro.

O dispositivo conta também com uma porta USB 3.0 full-size, leitor de cartões microSD e câmeras frontais e traseiras de 5 MP. Na parte dos acessórios, além do seu já conhecido Type Cover, a novidade é a caneta Surface Pen, que permite fazer anotações diretamente na tela do aparelho. Segundo a empresa, a bateria dura até nove horas para navegação na web.


A grande vantagem dele, sem dúvida, é ser baseado na arquitetura x86 e contar com o Windows 8.1 ao invés do limitado Windows RT feito para a arquitetura ARM. Isto lhe permite ter acesso a todo o parque de softwares disponíveis para o mundo Windows, qualquer um, sem exceção. O marketing da Microsoft diz que ele pode substituir um laptop - em função desta característica citada e do seu hardware, eu acho que é perfeitamente possível. Trocaria o meu MacBook de 2009 por ele tranquilamente.


Vamos aos preços: ele parte de 799 obamas para a versão com Core i3, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, podendo chegar até a quase dois mil dólares para a versão com Core i7, 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Estará disponível nos EUA a partir de hoje e em agosto será lançado em mais 26 países. Para variar o Brasil ficou de fora da primeira leva, mas de qualquer modo imagino que quando chegar por aqui (se chegar) terá um preço pornográfico.



O aparelho conta com tela de 12"

Comentários

  1. Creio que o fato de você poder trabalhar com processadores X86 feitos para notebook e desktop já deixa esse dispositivo móvel, muito a frente de qualquer smartphone ou tablet do mercado com processadores ARM. Além do que você conta com o S.O carro chefe da microsoft e com a possibilidade de toda a bliblioteca de aplicativos e de desenvolvimento dele, mais uma grande vantagem. Por último e excelente também, você tem uma arquitetura 64 bits real, com uma boa expansão de memória RAM e de espaço em disco disponível, além é claro de um periférico externo como outra ótima possibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, ele é um PC completo em um corpo de tablet. Outra boa característica é a porta USB 3, que permite o uso de um HD portátil para ampliar o espaço de armazenamento. Em uma eventual viagem aos "states" traria ele na bagagem sem pensar meia vez.

      Excluir

Postar um comentário