Pular para o conteúdo principal

Postagens

Windows eXPired (3)

Soaram as trombetas do apocalipse. Hoje, dia 8 de abril de 2014, o Windows XP foi oficialmente declarado morto. Foram quase treze anos de vida (ele foi lançado em outubro de 2001), que no início foi tumultuada - surgiu como um sistema imaturo (com diversos problemas relacionados à segurança) e somente atingiu a maturidade três anos depois, com a segunda versão do seu pacote de atualizações. Antes da agonia final, porém, o paciente recebeu suas últimas atualizações: duas críticas relacionadas às versões 6 (alguém ainda usa isso?) e 8 do Internet Explorer além de algumas outras que não foram classificadas como críticas. Sendo agora um sistema com a vida útil encerrada e sem suporte do fabricante, o XP tende a sofrer cada vez mais com vulnerabilidades, brechas de segurança, malwares e todo o tipo de software malicioso.  Se eu fosse um gerente ou diretor de TI e a minha empresa tivesse um grande parque de máquinas com XP eu estaria no mínimo bastante preocupado, como é o caso do

Você sabe que está ficando velho quando...

Vê uma notícia como esta: a Microsoft e a Lightbox Entertainment vão financiar uma expedição de "arqueologistas modernos" para encontrar e desenterrar um enorme lote de cartuchos do jogo E.T. para o Atari 2600 , e que ainda isto vai virar um documentário! Pegando carona no sucesso do filme E.T. O Extra-terrestre em 1982, a Atari decidiu lançar às pressas um jogo baseado no filme (que foi desenvolvido em apenas cinco semanas!). O jogo acabou levando o nada honroso título (considerado por muitos) de pior jogo de todos os tempos - além de ser o maior símbolo da decadência da Atari. Reza a lenda que os cartuchos que ficaram mofando nos estoques das lojas (nos EUA claro) foram recolhidos e enterrados em algum lugar do estado do Novo México. Bem, eu tive um cartucho original (como este da foto) do E.T. para o Atari 2600 e não concordo que este seja o pior jogo de todos os tempos de forma alguma - há coisas BEM piores por aí! Meu pai comprou este cartucho de presente pa

Atualizações do blog e upgrade no meu PC pessoal

Olá a todos! Como talvez vocês possam ter percebido, o ritmo de atualizações do blog caiu nos últimos dias. Podem ficar tranquilos que não estou enjoado de escrever ou de produzir matérias! A pausa do blog foi por um bom motivo: neste final de semana fiz algumas atualizações no meu PC principal que me tomaram quase todo o meu tempo livre! Tchan tchan tchan Como em toda atualização que envolve a troca de certos componentes-chave é necessário, além da montagem física do hardware propriamente dito, a reinstalação do sistema operacional e de todos os aplicativos, restauração de backups, configurações e por aí vai... m as digo que valeu MUITO a pena! No sábado a noite enquanto muitos estavam azarando na balada eu estava calmamente no meu covil geek tendo um grande nerdgasm  de tirar o fôlego! As novidades serão show de bola! O que posso adiantar é que terá um novo vídeo de unboxing fodástico, as minhas impressões sobre os novos produtos do ponto de vista de quem pela prime

Instalando o Windows 9X/Me do zero (Parte 1 - Particionamento e formatação)

Prezados leitores, nesta série de postagens irei demonstrar o procedimento de instalação "do zero" dos sistemas operacionais Windows da família 9X, que compreendem o Windows 95, 98, 98 SE e Me, incluindo instruções de como operar o seu famigerado utilitário de particionamento de discos, o FDISK.EXE. Acredito que será bastante interessante e proveitoso para os retrowarers e também para técnicos que eventualmente necessitem efetuar manutenção de equipamentos mais antigos. Nesta parte irei demonstrar os procedimentos de particionamento e formatação do disco.

Apresentando a minha coleção de módulos e chips de memória antigos

Amigos leitores, nos mesmos moldes que fiz com a apresentação dos meus processadores antigos , nesta postagem mostrarei a vocês a minha coleção de módulos de memória, que também é um jeito diferente e descontraído de demonstrar a evolução da computação pessoal. Boa leitura! EDIT 13/10/2015: novo layout e inclusão do tipo de memória DDR3. 42 módulos e dois chips de memória vos contemplam

Start Menu Reloaded

Senhoras e senhores, ele está de volta! A Microsoft acaba de anunciar que vai trazer o menu Iniciar de volta ao Windows! Durante o Build 2014, evento voltado a desenvolvedores que está sendo realizado pela Microsoft na cidade de San Francisco, a empresa confirmou a notícia que já está bombando na grande rede ! Como não poderia deixar os meus queridos leitores no vácuo, vamos às novidades: ele deverá concentrar elementos do Windows 7 e do 8.X, mantendo o formato consagrado porém com a adição das live tiles que surgiram com o Windows 8. Ainda não é certo se a novidade será lançada em alguma atualização futura para o 8.1 ou apenas no Windows 9 (previsto para 2015), a única certeza é que ele não está pronto para ser lançado juntamente com o Update 1 do Windows 8.1. Outra novidade é que também haverá um modo para os aplicativos Metro rodarem dentro de janelas na área de trabalho clássica. E o melhor de tudo, o sistema será flexível o bastante para deixar o utilizador escolhe

Notícia rápida: Windows 7 apresenta o maior crescimento em março

Contra fatos não há argumentos. No apagar das luzes do Windows XP , era de se esperar que houvesse uma migração em massa para o Windows 8.X, que afinal das contas é a versão mais recente do sistema operacional da empresa do tio Bill. Só que não! Mesmo tendo sido retirado do varejo pela Microsoft, foi o velho e bom Windows 7 que apresentou o maior crescimento no mês passado, conforme o serviço  NetMarketShare . Market share dos sistemas operacionais em março Na minha opinião, é o melhor "termômetro" para medir o alto índice de rejeição ao Windows 8.X. Deixo uma dica: caso você tenha comprado um equipamento com esta versão e não goste dela, saiba que é perfeitamente possível solicitar à Microsoft um downgrade para o Windows 7. Complementando, p ara os que não viram, já fiz um texto sobre o Windows 8.1 que pode ser lido nos links abaixo. Veja também: Minha experiência pessoal com o Windows 8.1 Update 1 Minha experiência pessoal com o Windows 8.1

Microsoft segue Apple e decide adotar kernel Unix

Marque bem esta data! Fontes internas da Microsoft revelaram um plano ousado para a próxima versão do Windows, cujo nome comercial provavelmente será Windows 9: a companhia pretende adotar um kernel Unix, a exemplo do que a Apple fez com o Mac OS X! Segundo as fontes afirmam, a mudança de paradigma ajudará a posicionar melhor a empresa no mercado atual, visto que também será estendida às futuras versões do Windows Phone! Isto poderá inclusive permitir que ele rode a maioria dos apps do Android, resolvendo uma grande lacuna do sistema que é possuir relativamente poucos aplicativos.  Sobre o Windows para desktops, a reformulada interface Modern UI será exatamente o que o nome sugere: apenas uma interface gráfica (gerenciador de janelas) rodando sob um kernel Unix. Quanto aos milhões de softwares feitos para Windows, foi dito que a empresa pretende colaborar de forma intensa com a equipe do Wine para deixá-lo 100% compatível com os softwares atuais até eles serem gradualmen

Nos anos 1990, um PC de jogos era assim (Parte 1 - O Hardware)

Se hoje em dia o mercado de GPUs e placas de vídeo 3D é concentrado apenas nas mãos da Nvidia e da AMD, no final dos anos 90 o cenário era bem diferente! Nesta época, a Nvidia e a ATI (que foi comprada pela AMD em 2006) eram apenas algumas das concorrentes, que incluíam também a 3dfx, Matrox, S3 e Rendition, entre outras. Ou seja, o PC gamer desta época tinha escolhas quase ilimitadas para equipar a sua máquina de jogos! Provavelmente o primeiro processador gráfico como conhecemos hoje foi o 3dfx Voodoo, lançado em 1996. Na época, seus maiores concorrentes eram os S3 Virge, ATI 3D Rage e o Rendition Verite V1000 - que ofereciam um desempenho inferior ao chip Voodoo em 3D. Além disso, o produto da 3dfx contava ainda com um grande diferencial: a API Glide, que tinha suporte da grande maioria dos jogos da época. A grosso modo, o Glide era uma modificação do OpenGL feita pela 3dfx com grandes otimizações para os seus processadores gráficos, que garantia uma ótima qualidade vis