Pular para o conteúdo principal

486 Extreme! #3

Após a montagem confira a configuração do mítico AMD 5x86, o mais poderoso 486 de todos os tempos!

486 Extreme! #3

Comecemos com a configuração do firmware da placa-mãe. A PCChips M919 instalada aqui usa o famoso WinBIOS da AMI, o mesmo da placa-mãe do DX4ever que foi o meu projeto anterior de 1994.


Como o modelo do firmware é o mesmo, não irei aqui mostrar novamente as opções. Um dos ajustes mais importantes é o modo do cache L2 que deve ser do tipo Write Back no 5x86, o qual garante um ligeiro ganho de desempenho.


Após o ajuste do firmware passamos ao sistema operacional. Abaixo temos a clássica interface de instalação do Windows 95.


A área de trabalho ficou assim.


O 5x86 está rodando a primeira versão oficial do Windows 95, lançada em agosto de 1995. A performance ficou muito boa, certamente que os 32 MB de RAM ajudam bastante por reduzirem o uso do arquivo de troca no disco rígido.


Com todos os drivers instalados.


O pacote do driver da Creative traz os softwares clássicos dela, como o Mixer.


Overclock e desempenho

Um dos meus objetivos neste projeto sempre foi fazer o 5x86 chegar à lendária marca dos 160 MHz. Foi muito mais fácil do que eu imaginava: bastou configurar os jumpers para aumentar o barramento frontal para 40 MHz e correr para o abraço! 😁

Eu tive que usar novamente o Ontrack pois, por compartilharem o mesmo firmware, esta placa-mãe teve os mesmos problemas para acessar discos rígidos de maior capacidade que foram observados com o DX4.


O SpeedSYS confirmou a operação em 160 MHz.


Verificando o funcionamento do cache L2, algo sempre importante em placas-mãe PCChips.


Por hoje é só, pessoal. Até a próxima!

Comentários