Pular para o conteúdo principal

Media Server #1

Resolvi montar um PC exclusivo para as tarefas de captura de vídeo e imagens, além de manipulação de quase todo o tipo de mídias físicas.

Media Server #1

O principal objetivo deste PC é ser uma máquina dedicada para a manipulação de diversos tipos de mídias, além de trazer alguns componentes que há anos estavam “esquecidos” como é o caso do processador. Vamos a eles!

Processador – AMD Ryzen 9 3900X

Com certeza ainda pode ser considerado um monstro de produtividade, com os seus 12 núcleos, 24 threads e 70 MB de cache. Baseado na microarquitetura Zen 2 de 7 nm, a sua frequência é de 3,8 a até 4,6 GHz.


Placa-mãe – Biostar B550MX/E Pro

É uma placa intermediária baseada no chipset B550, com suporte ao PCI Express 4.0.


Placa de vídeo – Nvidia GeForce GTX 1070 de 8 GB (Gigabyte Windforce 2X)

Muitos softwares de captura de vídeo como o OBS Studio permitem usar a aceleração via GPU (neste caso os CUDA Cores), sendo assim a GTX 1070 ainda é uma placa muito capacitada.


RAM – 16 GB DDR4-3600 (Corsair Vengeance)

Possui capacidade adequada e ótima frequência de operação. É o antigo kit de memória do meu PC de jogos, muito bem aproveitado aqui.


Placa de captura – Avermedia C127

Apesar de ser já “antiga” e não ter drivers atualizados (eles não funcionam direito no Windows 11, por exemplo), ainda é uma plaquinha bem razoável para a função de captura a até 1080p.


SSD #1 – Kingston NV2 de 500 GB

É um modelo de entrada compatível com o PCIE 4.0, com taxas bem razoáveis de 3700 MB/s para leitura e 3000 MB/s para escrita.


SSD #2 – Rise Mode Gamer Line de 960 GB

Este PC não terá um disco rígido mecânico, de modo a ter uma melhor responsividade na captura e manipulação das mídias.


SSD #3 - Kingston A400 de 960 GB

Será criada uma unidade RAID 0 no sistema operacional usando ambos os SSDs, com a soma da capacidade total. Sim, eles não são da mesma marca e modelo, mas possuem a mesma capacidade e desempenho similar. É o que realmente importa.


Unidade óptica – Sony BD-RW

Para manipular todos os tipos de discos ópticos tais como Blu-Rays, DVDs e CDs.


Unidade de disquete – 1,44 MB USB

Sim, este PC também terá uma unidade de disquete, pois muitas vezes eu preciso acessar e gravar dados neste tipo de mídia.


Cooler – Scythe Katana 5

Conta com um grande dissipador de calor, o que permite que a sua ventoinha de 92 mm funcione em baixas rotações com quase nenhum ruído.


Fonte de alimentação – Cooler Master MWE de 450 W

É plenamente suficiente para o conjunto e conta com boa eficiência energética (80 Plus Bronze).


Gabinete - Nox Coolbay MX2

Discreto e não ocupa muito espaço, além de trazer leitores de cartões SD o que complementa muito bem a proposta deste projeto.


Sistema operacional – Windows 10 LTSC 2021

É o último Windows raiz, sem o monte de tralhas que a Microsoft foi colocando no sistema ao longo dos anos. Funciona perfeitamente com o driver desatualizado da Avermedia, que originalmente é para o Windows 8.


Por hoje é só, pessoal. Até a próxima parte!

Comentários

  1. O Windows 11 é bem chato com essa questão de drivers assinados! Também tenho uns componentes aqui que funcionam ótimo no Windows 10 e Linux, mas não funcionam nessa praga do 11!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o driver da Avermedia até instala no 11 mas fica com o ponto amarelo de exclamação no gerenciador de dispositivos e a placa não funciona. Para ela funcionar é necessário desabilitar o recurso de proteção/integridade da memória do Windows 11, mas mesmo assim a operação não fica estável e de vez em quando dá uns paus nas capturas.

      Já no Windows 10 a operação é perfeita.

      Excluir
    2. Windows 10 vai durar muito tempo ainda, é simplesmente o sistema que mais ficou liderança perto do suporte oficial terminar, foi ultrapassado somente em julho, faltando 3 meses pro fim do suporte oficial, todos os Windows antes dele, foram ultrapassados pelo mais recente faltando 2 anos em média do suporte final.
      Tem 3 jeitos para prolongar o uso do W10 sem problemas.
      O mais fácil e o único jeito legalizado, e ativar o ESU em 1 ano (destinado a usuários), fazendo login na conta da MS no PC.
      O segundo jeito, dessa vez, Jack Sparrow, é ativar o ESU de 3 anos (destinado a empresas)
      O terceiro jeito, é usar as versões LTSC, W10 vai até 2032 com atualizações de segurança, que é o que importa.

      Excluir
  2. Uso RAID 0 a 1 ano, com 2 SSDs de marcas diferentes mas de mesmas capacidades, até hoje ele roda liso liso, sem problemas, HDD finalmente virou peça de museu.
    Maioria recomenda ADATA somente pelos 36 meses de garantia, mas eu acho que qualquer SSD de marca vendida no BR, ou até mesmo marca chinesa que vende oficialmente em lojas BRs com garantia serve.
    Eu uso um NMVe da Hiksemi, e funciona perfeito até agora, só não recomendo aqueles SSDs baratos da Goldenfir/Xraydisc, vendido a rodo no Tio Ali a preços extremamente baixos, a controladora deles são extremamente fajutos e o SSD morre totalmente com 2 anos de uso em media, porem, os chips NAND usados neles são bons, basta um transplante de controladora que os dados são facilmente recuperáveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário