Pular para o conteúdo principal

Media Server #1

Resolvi montar um PC exclusivo para as tarefas de captura de vídeo e imagens, além de manipulação de quase todo o tipo de mídias físicas.

Media Server #1

O principal objetivo deste PC é ser uma máquina dedicada para a manipulação de diversos tipos de mídias, além de trazer alguns componentes que há anos estavam “esquecidos” como é o caso do processador. Vamos a eles!

Processador – AMD Ryzen 9 3900X

Com certeza ainda pode ser considerado um monstro de produtividade, com os seus 12 núcleos, 24 threads e 70 MB de cache. Baseado na microarquitetura Zen 2 de 7 nm, a sua frequência é de 3,8 a até 4,6 GHz.


Placa-mãe – Biostar B550MX/E Pro

É uma placa intermediária baseada no chipset B550, com suporte ao PCI Express 4.0.


Placa de vídeo – Nvidia GeForce GTX 1070 de 8 GB (Gigabyte Windforce 2X)

Muitos softwares de captura de vídeo como o OBS Studio permitem usar a aceleração via GPU (neste caso os CUDA Cores), sendo assim a GTX 1070 ainda é uma placa muito capacitada.


RAM – 16 GB DDR4-3600 (Corsair Vengeance)

Possui capacidade adequada e ótima frequência de operação. É o antigo kit de memória do meu PC de jogos, muito bem aproveitado aqui.


Placa de captura – Avermedia C127

Apesar de ser já “antiga” e não ter drivers atualizados (eles não funcionam direito no Windows 11, por exemplo), ainda é uma plaquinha bem razoável para a função de captura a até 1080p.


SSD #1 – Kingston NV2 de 500 GB

É um modelo de entrada compatível com o PCIE 4.0, com taxas bem razoáveis de 3700 MB/s para leitura e 3000 MB/s para escrita.


SSD #2 – Rise Mode Gamer Line de 960 GB

Este PC não terá um disco rígido mecânico, de modo a ter uma melhor responsividade na captura e manipulação das mídias.


SSD #3 - Kingston A400 de 960 GB

Será criada uma unidade RAID 0 no sistema operacional usando ambos os SSDs, com a soma da capacidade total. Sim, eles não são da mesma marca e modelo, mas possuem a mesma capacidade e desempenho similar. É o que realmente importa.


Unidade óptica – Sony BD-RW

Para manipular todos os tipos de discos ópticos tais como Blu-Rays, DVDs e CDs.


Unidade de disquete – 1,44 MB USB

Sim, este PC também terá uma unidade de disquete, pois muitas vezes eu preciso acessar e gravar dados neste tipo de mídia.


Cooler – Scythe Katana 5

Conta com um grande dissipador de calor, o que permite que a sua ventoinha de 92 mm funcione em baixas rotações com quase nenhum ruído.


Fonte de alimentação – Cooler Master MWE de 450 W

É plenamente suficiente para o conjunto e conta com boa eficiência energética (80 Plus Bronze).


Gabinete - Nox Coolbay MX2

Discreto e não ocupa muito espaço, além de trazer leitores de cartões SD o que complementa muito bem a proposta deste projeto.


Sistema operacional – Windows 10 LTSC 2021

É o último Windows raiz, sem o monte de tralhas que a Microsoft foi colocando no sistema ao longo dos anos. Funciona perfeitamente com o driver desatualizado da Avermedia, que originalmente é para o Windows 8.


Por hoje é só, pessoal. Até a próxima parte!

Comentários

  1. O Windows 11 é bem chato com essa questão de drivers assinados! Também tenho uns componentes aqui que funcionam ótimo no Windows 10 e Linux, mas não funcionam nessa praga do 11!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o driver da Avermedia até instala no 11 mas fica com o ponto amarelo de exclamação no gerenciador de dispositivos e a placa não funciona. Para ela funcionar é necessário desabilitar o recurso de proteção/integridade da memória do Windows 11, mas mesmo assim a operação não fica estável e de vez em quando dá uns paus nas capturas.

      Já no Windows 10 a operação é perfeita.

      Excluir

Postar um comentário