Pular para o conteúdo principal

Análise – placa-mãe Mitac MBA-031

Ah, os velhos tempos do 386 e do barramento ISA! Aqui mostrarei um exemplar típico de placa-mãe deste período da computação pessoal, que conta com o processador AMD 80386 SX de 33 MHz.

Análise – placa-mãe Mitac MBA-031

Primeiramente, descobrir o fabricante e o modelo exato deste exemplar não foi fácil, o que era normal no período (ao contrário do exibicionismo dos fabricantes atuais). Foi necessária alguma pesquisa no excelente site The Retro Web para enfim matar a charada, e olha que ela ainda pode ter outros nomes e modelos. Coisa de louco!

Eis a belezinha, cujo chipset é o Ali M1217.


Quanto à RAM, são quatro slots para módulos SIMM de 30 vias FPM e capacidade máxima de 16 MB, sem nenhum cache. O processador 80386 SX possui o barramento local de 16 bits acessado na mesma frequência de operação, e como os módulos SIMM-30 são de 8 bits a instalação deve ser aos pares.

O processador já vem soldado diretamente na placa, o que também era normal na época. O soquete PLCC vazio é para a instalação do coprocessador aritmético 80387 SX.


São seis slots ISA de 16 bits.


Esta placa trazia uma famigerada bateria de Ni-Cd, que felizmente foi removida pelo antigo dono antes de vazar e corroer tudo ao seu redor. Há um conector para bateria externa, onde o pino 1 é o polo negativo e o 4 é o positivo - uma configuração diferente da usual.


Por hoje é só, pessoal. Até o próximo projeto!

Comentários

  1. Caramba, essa placa não tem nenhum componente smd, e de solda BGA, exceto o processador e o chipset, que aparentemente são smd. Isso deve facilitar o reparo da placa

    ResponderExcluir

Postar um comentário