O NV2 é um SSD intermediário da Kingston com suporte ao PCI Express 4.0. Confira aqui a análise do modelo de 1 TB de capacidade.
O NV2 conta chips Flash NAND QLC Intel que gravam quatro bits de dados em cada célula de armazenamento, aumentando desta forma a densidade e reduzindo o preço por gigabyte, ao custo de uma relativa menor durabilidade se comparado aos chips SLC, MLC e TLC que gravam um, dois e três bits em cada célula, respectivamente. O chip controlador é o Silicon Motion SM2267XT.
Segundo a Kingston, o TBW (Total Bytes Written) desta unidade é de ótimos 320 TB. Trata-se da quantidade de dados que podem ser gravadas no dispositivo sem que ocorra degradação de performance, é como se fosse a garantia do fabricante. Para contextualizar, se todo dia eu reinstalar o Windows 10 que ocupa cerca de 20 GB, eu levaria nada menos do que 16.384 dias ou quase 45 anos para atingir o TBW da unidade. 😲
A publicidade do modelo informa taxas sequenciais de 3.500 MB/s para leitura e de 2.100 MB/s para escrita. Conforme o KDiskMark a taxa de leitura ficou abaixo do declarado, porém a de escrita ficou acima – como é impossível saber ao certo qual é o ambiente de testes usado pelo fabricante, tais variações estão dentro da normalidade.
Caso o PC tenha suporte ao PCI Express 4.0 este modelo é sem dúvida uma excelente escolha, principalmente para instalar o sistema operacional, aplicativos diversos e, dada a capacidade, também arquivos que se beneficiem de um acesso mais rápido.
Aqui ele foi aplicado no Blackbox (o meu PC de trabalho) como unidade de armazenamento secundária para as minhas máquinas virtuais e para a edição de imagens e vídeos. Anteriormente era usado neste PC também um NV2 mas de 2 TB, que foi doado a outra máquina por uma boa causa – 1 TB está de bom tamanho para as supracitadas demandas.
Aguardem as cenas dos próximos capítulos. 😉
Comentários
Postar um comentário