Pular para o conteúdo principal

Eu tô louco?

Enquanto organizava a minha coleção de hardware antigo me bateu uma dúvida sobre a minha sanidade mental, além de algumas reflexões sobre coisas da vida que não valem a pena. 


Este é o local no meu novo laboratório onde ficam guardados os processadores, coprocessadores, módulos de memória e chips em geral. Eles ficam fechados, o que os protege da poeira e da umidade.

Os processadores estão organizados por soquete/plataforma e as memórias por tipo: DIPP, SIMM-30, SIMM-72, SDR, DDR, DDR2 e DDR3.


Eis a “ala” dos processadores. As maiores quantidades são de modelos para os soquetes 3, 7 e A (462).


Os números que constam na minha planilha de cadastro são os seguintes:

  • 169 processadores e coprocessadores
  • 294 módulos e chips de memória
  • 87 placas-mãe
  • 97 placas de vídeo
  • 63 discos rígidos
  • 15 unidades ópticas
  • 25 unidades de disquete
  • 16 placas de som

Eu lhes pergunto: será que tô louco? 😜


Louco ou não, nestes dias que fiquei afastado do blog estava pensando em algumas coisas que tomam muito tempo e esforço, mas que não trazem o retorno esperado. Dentre elas estão as avaliações de benchmarks que são trabalhosas e demoradas para fazer, porém sem despertar interesse na mesma proporção - os números de visualizações das páginas dos resultados são pífios.

Não os culpo: certamente que há outras publicações e canais no VocêTubo com testes bem melhores que os meus.

Assim me focarei nos projetos e avaliações dos dispositivos que me despertarem algum interesse, sem me preocupar se o componente X fez meio ponto a mais no 3DMark. Até mesmo pois, dada a quantidade de componentes, eu levaria umas duas vidas para avaliar todos com o tempo livre que tenho.

Embora o link não esteja mais destacado na página inicial do blog, as páginas comparativas continuarão no ar e podem ser acessadas aqui para quem tiver a curiosidade de ver os resultados dos testes que fiz.

Comentários

  1. Não, você não está louco, é muito legal mexer com computador antigo, é igual gostar de carro antigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o seu blog fica mais divertido com conteúdo de computador antigo, e eu te sugiro duas coisas, fazer o review da distrofia tinycore linux em um computador antigo, ou o bionicpup32, ou fazer review do browservice, que é um serviço muito legal pra executar páginas web modernas em computador antigo

      Excluir
    2. Opa, o corretor colocou distrofia ao invés de distro

      Excluir
    3. Faz tempo que eu quero testar o TinyCore. Está na fila...

      Excluir
    4. Outra coisa que você podia colocar na fila: instalar um Linux dos anos 90 e instalar os softwares da época em um computador da época tbm

      Excluir
    5. Se for testar uma distro antiga eu dou a dica de usar o Corel Linux, cujo "chamarisco" era ser muito fácil de usar.

      Excluir
  2. Eu sou um dos que gosta dos benchmarks realizados! Para as pessoas que não são fãs de retrohardware, essa coleção é basicamente um monte de sucata que deveria ir pro lixo. Sei bem o que estou falando, pois, em minha família, sou o único fã de retrohardware!

    ResponderExcluir
  3. Não é perigoso esses processadores ficaram empilhados com os pinos expostos?

    ResponderExcluir
  4. Louco ou não seus posts são legais! Eu tive um blog wordpress (de assuntos variados) entre 2010 e 2015 e senti que nos anos finais o pessoal perdeu interesse nos assuntos, as visualizações só diminuíam... Considero que a popularização do You Tube fez com que a audiência migrasse para lá e muitos blogueiros desistiram dos seus projetos (eu incluso)! Um blog que eu gostava muito era do Gagá Games (que tratava de retrogames) que praticamente há anos não tem mais atualização! Não sei se estou falando besteira, mas talvez se você fizesse alguns vídeos para o You Tube no estilo do LGR ou do 8 Bit Guy teria mais views do que em posts escritos (lembrando que a maioria dos brasileiros tem preguiça de ler...)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, vamos ver o que ele vai dizer, o blog é muito legal, mas ninguém, lê blog, tipo um dia eu tava lendo o blog dele, aí meu amigo perguntou, o que vc tá fazendo, aí eu disse: lendo um blog de computador, aí ele: um blog kkkk

      Excluir
    2. Sim, o público em geral migrou para o YT e outras redes sociais. E não apenas os blogs que sofreram, publicações em geral também, recentemente até o Gabriel Torres parou de fazer reviews de hardware no CDH por falta de interesse - se até ele está tendo problemas, quem sou eu para reclamar? kkkk

      O problema dos vídeos é o tempo, investimento e trabalho. Fazer um vídeo com a qualidade do LGR não é fácil! Além da gravação, que precisa ter alguma qualidade (principalmente iluminação) vai todo o trabalho de edição. Eu já fiz alguns vídeos pro YT (https://www.youtube.com/@MichaelRigo) e digo que só a edição de um vídeo de 5 minutos toma umas duas horas fácil! É uma disponibilidade que simplesmente não tenho.

      Por outro lado, acredito que a "geração YouTube/Facebook/Insta" dificilmente teria algum interesse em saber como funciona um 386... seja em um vídeo ou blog. Desde o início sempre soube seria um nicho da geração "30+", com um alcance reduzido, e o faço mais por hobby mesmo.

      Excluir
    3. Pior que isso é verdade mesmo! A maioria das pessoas aqui no Brasil nem sequer tem PC, eles investem só em Smartphone! A T.I. da molecadinha de hoje é Whatsapp, Instagram e Tik Tok... :(

      Excluir
  5. Sou assíduo leitor desse blogue e posso dizer sem sombra de dúvidas que quanto mais louco você ficar mais melhor de bom aqui ficará. Gosto muito dos benchs com peças antigas, especialmente comparando 386/486 com Pentiuns e afins, pra gente ter aquele gostinho de nos transportarmos pro passado e imaginarmos sermos donos de uma micro no capa da gaita precisando de um upgrade e tendo orçamento curto.

    ResponderExcluir
  6. Nossa já pensou se o LGR comentasse aqui? Ia ser uma honra e tanto

    ResponderExcluir

Postar um comentário