Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: placa de vídeo Radeon RX 6500 XT (PowerColor ITX)

A PowerColor ITX baseada na GPU AMD Radeon RX 6500 XT é uma placa de vídeo bastante simples e compacta, ideal para aplicações de uso geral e gabinetes menores. Veja aqui a minha avaliação dela.


Comecemos pela sua embalagem. Sim, ela é feita de papelão tradicional. 😯



Eis a compacta plaquinha:


As suas especificações são as seguintes:

  • GPU AMD Radeon RX 6500 XT (nome-código Navi 24, baseado na microarquitetura RDNA 2) 
    • Frequência base de 2610 MHz e boost de 2815 MHz 
    • 1024 Stream Processors
    • Litografia de 6 nm
  • 4 GB de VRAM GDDR6 
    • Frequência de 2248 MHz
    • Barramento de 64 bits
    • Largura de banda total de 143,9 GB/s
  • Interface PCI Express 4.0 x4
  • TDP de 107 W
  • Suporte ao DirectX 12 Ultimate (12.2), OpenGL 4.6 e Vulkan 1.3


Esta placa requer apenas um singelo conector de alimentação PCIE de seis pinos.


Não há uma cobertura para o PCB no lado das soldas.


São dois conectores: um DisplayPort 1.4 e um HDMI 2.1.


Geralmente eu mostro os demais itens do pacote, mas o único que acompanha esta placa é um espelho traseiro para gabinetes do tipo slim (este modelo na verdade não vem com nenhum extra, peço desculpas pelo equívoco). Finalmente temos um fabricante que não mais envia aqueles anacrônicos DVDs com drivers desatualizados que ninguém usa, palmas para a PowerColor! 👏

Testes

Esta placa foi avaliada conforme a nova metodologia de testes do blog. Neste caso em particular vale ressaltar que o sistema de testes é restrito ao PCI Express 3.0 (como é possível observar na tela do GPU-Z exibida abaixo), o que poderia limitar os resultados desta placa. Pessoalmente e honestamente falando, não acho que faça lá muita diferença.


Estes foram os resultados obtidos nos benchs sintéticos:


Nos jogos podemos observar que a Radeon RX 6500 XT entrega uma boa performance em 1080p.


Comparada com as demais placas de vídeo já avaliadas, ela obteve o mesmo nível de performance da Radeon RX 590 e da GeForce GTX 1660, porém com um consumo elétrico bem menor. A sua grande desvantagem é a reduzida quantidade de VRAM, pois “apenas” 4 GB podem não ser suficientes para rodar alguns jogos porcamente otimizados com todas as firulas visuais ativadas.

Em suma, a Radeon RX 6500 XT é uma ótima plaquinha para aplicações de reduzida demanda com a vantagem do baixo TDP e consumo energético, além do uso nos gabinetes compactos. No meu caso ela é a nova GPU da minha workstation de trabalho que roda o Debian 12.

Comentários

  1. Se estas placas tivessem ao menos conexão x8 elas seria muito mais atraentes, caso a pessoa tenha um sistema PCIe 3.0, pois quando acaba a VRAM o desempenho vai pras cucuias, como mostram os testes. A 6500 XT teve um modelo com 8 GB anunciado, mas nunca lançado, o que faria ela não ter esse problema, além de ser a placa RDNA 2 básica mais interessante, com seus quase 3 GHz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário