Pular para o conteúdo principal

Novo rol de benchmarks para GPUs modernas

Decidi mudar a metodologia de testes de placas de vídeo PCI Express para uma maior abrangência nas avaliações.


Como agora temos o AF Tester para avaliarmos placas de vídeo era uma boa hora para também mudar a metodologia, uma vez que as placas teriam que ser reavaliadas de qualquer forma. Assim procurei testes para cobrir o amplo espectro de placas que eu possuo, que vai desde a ainda poderosa GeForce RTX 2080 Ti até modelos mais simples e antigos.

Desta forma o novo rol de testes precisava não ser muito exigente para as placas mais modestas e antigas, mas ao mesmo tempo também não podia deixar as placas mais fortes entediadas. Foi esse o equilíbrio que eu busquei e as escolhas podem ser conferidas abaixo.

Benchs sintéticos

Para avaliar placas de vídeo a suíte 3DMark é um clássico absoluto. Aqui optei pelos testes que mensuram a performance em três níveis de exigência: o Time Spy Extreme (DirectX 12, 4K), o Fire Strike Extreme (DX11, 1440p) e finalmente o Fire Strike padrão (DX11, 1080p).

As suítes Unigine aqui estão representadas pelo Superposition (DX11, 1080p, qualidade média) e pelo Heaven na qualidade básica (DX9, 720p) para uma maior amplitude. Complementa os benchs sintéticos o também clássico Furmark (OpenGL, 1080p).

Jogos

Como não sou um “testador de placas de vídeo ‘profissional’ com muito tempo livre” optei por três jogos com níveis distintos de exigência, todos configurados para a resolução 1080p com os detalhes no nível médio.

Começo pelo muito exigente Flight Simulator 2020 (DX11), cujos detalhes gráficos são capazes de extrair até a última gota de desempenho das placas. Uma vez que ele não possui um utilitário de benchmark, é usada a missão de treinamento “pitch” com a quantidade média de quadros por segundo aferida pelo MSI Afterburner.

No nível intermediário fica o consagrado GTA V que conta tanto com o DX11 quanto com o 10 (o que é ótimo para placas mais antigas) rodando o seu utilitário de benchmark oficial.

Por fim no nível menos exigente está o super democrático CS:GO (DX9, se bobear deve rodar até na Trident 8900 do 386 😁) usando o bastante conhecido mapa de benchmark Ulletical.

As placas mais novas já foram reavaliadas nesta metodologia e os resultados podem ser conferidos aqui, e aos poucos irei ampliando esta lista. Até a próxima!

Comentários