Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: teclado e mouse Dell Pro KM5221W

Veja aqui a minha análise sobre este kit de teclado e mouse sem fio de baixo custo da Dell.

A embalagem é comum:


O teclado é relativamente compacto, no formato ABNT2. A interface das teclas é o tradicional por membrana, e o acionamento é bastante silencioso.


Nas extremidades há os tradicionais “pezinhos” para aqueles que preferem usar o teclado em uma posição inclinada.


A sua alimentação é feita por duas pilhas AAA, popularmente conhecidas como “pilha palito”.


Ao contrário dos modelos Logitech que avaliei recentemente, este teclado possui um botão liga-desliga. Se o utilizador lembrar-se sempre de o desligar (o que não é o meu caso) acredito que a duração das pilhas possa ser otimizada - segundo a Dell a duração típica é de 36 meses.


Um bom diferencial deste modelo são os pequenos LEDs que indicam o acionamento da tecla Caps Lock: o primeiro da esquerda indica que a tecla foi pressionada e o segundo que a caixa alta está ativa. Já o terceiro acende-se brevemente quando o teclado é ligado pelo botão.


Os atalhos são bastante abrangentes e funcionam perfeitamente no Linux (eu uso o Debian Sid com o Gnome 43). Uma característica peculiar deste teclado é que os atalhos ficam ativos por padrão e os botões de função F1-F12 são acionados em conjunto com a tecla fn, um comportamento que é o inverso do padrão. 

Particularmente gostei deste método pois no dia a dia uso muito mais os atalhos, entretanto é bom alertar isto a quem tiver interesse neste modelo. Afinal de contas, cada um tem as suas preferencias.


Vamos agora ao mouse, que é alimentado por uma pilha AA (ou “pilha pequena”):


O laser posicional segue a tendência atual e é invisível:


Este modelo possui a “traseira levantada”, e a empunhadura é bem confortável.


A roda é emborrachada para uma melhor aderência:


Complementam o kit as enfadonhas instruções genéricas e o adaptador USB:


Finalizando, este kit é facilmente encontrado na parte de baixo da tabela de preços de diversos varejistas, e de fato ele rivaliza com os seus equivalentes de outras marcas consolidadas, tanto em conforto quanto em qualidade construtiva.

Embora eu não tenha nenhum problema em usar teclados no formato internacional, o layout ABNT2 com certeza é um ponto positivo para a grande maioria. Ultimamente até passei a preferir tais teclados pela praticidade, pois faço acesso remoto a muitas máquinas (a maioria Windows) e precisar alternar o layout a cada acesso para uma correta digitação gera uma certa perda de tempo, uma vez que todas elas usam fisicamente um teclado ABNT2.

Até a próxima!

Comentários