Pular para o conteúdo principal

286 turbinado #7

Após longos meses ausente ele está de volta! Afinal de contas, a saga do glorioso 286 turbinado não poderia ficar sem uma conclusão digna do seu legado. Confira!


Pequeno upgrade

Para facilitar o intercâmbio de dados e softwares com o 286 decidi substituir o leitor de disquetes de 360 KB por um de 1,44 MB, juntamente com um estiloso adaptador de baia. Ainda mais agora que tenho uma unidade de disquete USB.


Montagem definitiva

Assim ficou a montagem definitiva do 286:


Da esquerda para a direita, temos: a placa de som Sound Blaster 16, rede NE2000, vídeo WDC Paradise e finalmente a placa de I/O Goldstar Prime.


Na placa de I/O há apenas uma porta PATA/IDE, desta forma o disco rígido e a unidade de CD-ROM precisam compartilhar o mesmo cabo. O disco está configurado como master e a unidade óptica como slave.


Como ficou o painel frontal com a unidade de disquete de 1,44 MB:


Configuração

Diferentemente do que eu havia afirmado na última postagem da série, esta placa-mãe consegue reconhecer a capacidade total do disco Quantum Fireball de 640 MB. Show! 😎


Uma vez que foi substituído o disco rígido é necessário reinstalar tudo, começando pelo sistema operacional. Como este processo já foi explicado aqui não o mostrarei novamente.


Criei um menu de inicialização com duas opções. A primeira (Windows 3.1) carrega todos os drivers de dispositivos e abre automaticamente o Windows, sem a necessidade de rodar o clássico comando WIN. Já a segunda (MS-DOS 6.22) visa poupar memória convencional para jogos, carregando apenas os drivers da placa de som e do mouse.


No 80286 o Windows 3.1 roda em modo real no chamado Standard Mode (é a última versão do Windows a suportar tal modo), enquanto que no 386 e superiores ele habilita o Enhanced Mode que permite usar recursos mais avançados tais como o modo Virtual 8086 e a paginação de memória.


A capacidade total do disco rígido foi aproveitada:


Agora a rede está funcionando perfeitamente! 😄


Inclusive as unidades mapeadas pelo comando NET USE podem ser acessadas também no Windows, o que agiliza bastante a manipulação de arquivos e pastas.


286 multimídia

De fato o driver para a Sound Blaster 1.5 presente no Windows 3.1 funciona perfeitamente com a SB 16, bastando apenas selecionar a porta e o IRQ correto conforme foram configurados nos jumpers da placa. Como o driver da Creative para o Windows 3.X exige um 386 para funcionar este procedimento quebra um bom galho.


Outro componente multimídia muito interessante que pode ser instalado é o suporte aos CDs de áudio:


Agora é possível também ouvir um velho e bom CD musical no icônico 286 turbinado em modo gráfico.


Por fim, vale lembrar que todas as postagens da série 286 turbinado, inclusive com as especificações atualizadas, podem ser conferidas aqui. Até a próxima!

Comentários

  1. Agora a única coisa que falta.. video for windows 1.0, última versão do reprodutor de video para windows 3.11 que funciona no 286

    ResponderExcluir
  2. Caraca kkk o que aconteceu com a Interface do seu blog kkk, era pra ser assim mesmo, com o título em letra cursiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, agora o blog voltou ao normal

      Excluir
    2. Foi uma caca que eu fiz. Merdas acontecem! rsrsrs

      Excluir
    3. Poxa, eu havia achado o máximo o novo visual! Deixa ele mais dias pra ver a reação dos outros visitantes e as tuas próprias impressões.

      Excluir
    4. Sério? Que legal!!
      Eu estava avaliando alguns outros layouts em um blog secundário que tenho só para testes, e por desatenção minha acabei aplicando nesse também. Vou pensar com carinho!

      Excluir

Postar um comentário