Pular para o conteúdo principal

As idas e voltas da tecnologia

Até um passado muito recente acreditava-se que os PCs seriam cada vez mais frugais no consumo elétrico e dissipação térmica. Mas a Nvidia e a AMD trouxeram um enorme retrocesso.


No início da última década a corrida por fontes de alimentação mais potentes era intensa, em grande parte motivada pelo aumento da popularidade dos arranjos multi GPU (teve até um louco que montou um 3-Way SLI). Com o declínio de tais arranjos e melhorias nos processos fabris (litografias reduzidas) os PCs passaram a ter requerimentos elétricos cada vez menores, e as grandes fontes de alimentação ficaram restritas a um nicho muito específico.

Mas infelizmente esta tendência foi quebrada pelos últimos lançamentos, principalmente da AMD e Nvidia: Ryzen 7000 com TDP de 180 W (bulldozer, é você meu filho?), e RTX 4000 de 400 W requerendo fonte de nada menos do que 1000 W, além do infame problema dos conectores derretidos e de ocuparem nada menos do que três slots. Estou longe de ser um militonto militante, mas em um planeta com matrizes energéticas viáveis cada vez mais restritas isso é um completo absurdo. 

Shame on you, AMD and Nvidia!

Comentários

  1. Essas preocupações ambientais são válidas, mas há problemas bem piores. O descarte de PCs velhos, por exemplo, não é feito de forma adequada ao redor do mundo. Muitos PCs velhos (mas ainda bons para o uso) são abandonados em lixões irregulares ou comuns e a reciclagem dos componentes não é feita! Os metais presentes nos componentes acabam contaminando o solo ou água! Isso quando não mandam o lixo todo para algum país pequeno da África (https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160109_lixao_eletronicos_ab).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, infelizmente!

      https://www.michaelrigo.com/2015/05/cemiterio-eletronicos-africa.html

      Excluir
  2. Será que tudo isso é um aviso que a ARM é o futuro? Que o x86 está chegando ao seu limite?
    Estamos chegando a fase de 4-5 nm, os Ryzen são dessa litografia, por isso me assustei ao ver o TDP dele, praticamente estão aposentado os air-cooler, será essa a nova tendência? Os watercooler virarão padrão e talvez baratear sendo feito em massa?
    Também achei negativo a AMD obrigar o uso somente de DDR5 na nova geração, ainda é pouco usado, e vai fazer aumentar o custo da plataforma, mesmo a AMD dizendo que a longo prazo, a economia dos produtos AMD seja maior, não custava nada fazer uma transição mais. leve, logo a AMD, a rainha dos pobres, a rainha do baixo custo, está fazendo tudo que sempre criticou na Intel, está fazendo o inverso que sempre fez.
    Estou na esperança que os novos processadores da Qualcomm e Mediatek totalmente orientado para PCs seja acertada, vamos ver uma revolução daqui pra frente, eu acho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, para os Ryzen 7000 eu tinha a vã esperança de ter chips 16c/32t de 65 W, e também 24/48 ou mesmo 32/64 na casa dos 100-130 W. Essa nova geração está longe do sucesso que foi o lançamento do AM4 em 2017.

      Excluir
  3. Sobre as placas de vídeo virarem pequenos monstros, não sei muito como funciona a arquitetura dessas placas, a Apple fez um bom trabalho fazendo uma GPU super eficiente, potente e econômico, os celulares estão virando pequenos monstrinhos de poder, é muito desproporcional o consumo dessas placas, a obsessão por resolução que o olho sequer identifica tá causando tudo isso.
    Mais uma vez, acho que, a Apple com o M1 e M2 tá mostrando o caminho, eficiência em primeiro lugar. Eu que sou uma pessoa cega (acima de 1080 numa tela grande não consigo ver qualquer diferença) fico com minha pobre e já gasta GTX 1060, roda tudo que quero em 1080 ou 720, com uma fonte de 500W

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho usado alguns Macs ultimamente e afirmo: o M2 é um monstro!

      Aqui diz que a Qualcomm está correndo atrás do prejuízo:

      https://arstechnica.com/gadgets/2021/03/qualcomm-closes-nuvia-deal-promises-in-house-laptop-cpus-by-2h-2022/

      Ver também:

      https://arstechnica.com/gadgets/2022/10/microsofts-snapdragon-powered-mini-pc-for-devs-includes-32gb-of-ram-costs-599/

      Resumindo: todas as peças para o ecossistema PCs usar ARM estão postas. Arrisco dizer que a compatibilidade com aplicativos compilados para x86 nem é tããão importante assim, visto que o programas usados para consumir conteúdo rapidamente serão adaptados.

      A migração da Apple foi sensacional. E mostra como o ecossistema de aplicativos do Mac é bem mais dinâmico: rapidamente, todos os programas importantes passaram a ter versão nativa. No Windows, por outro lado... tomara que o investimento que a Microsoft está fazendo, como esse PCzinho ARM para desenvolvedores, dê resultado.

      (postei esta mensagem incompleta anteriormente, favor apagar... oops)

      Excluir
    2. Eu usaria PCs com arquitetura ARM numa boa desde que portassem os aplicativos que eu preciso usar no trabalho e desde que o preço das máquinas seja acessível! A Apple pode até ter feito um bom trabalho na migração, mas os preços deles são bem salgados.

      Excluir
    3. Acho que é questão de tempo para a arquitetura ARM ser popular, a Apple mostrou que é possível sim usar em PCs sem precisar pagar por uma arquitetura proprietária e também, desenhar o chip do seu jeito, isso é incrível.
      Mais uma vez, a Apple pegou a dianteira ao se divorciar da Intel depois de 15 anos e fazer seu próprio chip, deu muito certo, inclusive até variantes mais potentes surgiram, as grandes fabricantes de chips ARM (leia-se Qualcomm e Medtatek) que ignoravam esse nicho de PCs ARM, agora querem investir com tudo, um exemplo é o novo chip top de linha da Mediatek (Dimensity 9000),mesmo sendo feito para celular, sua potência encosta na M1 da Apple, isso de uma empresa considerada segunda linha anos atrás, Qualcomm comprando essa empresa e planejando voos mais altos, além do Windows se mexer para conquistar esse novo espaço, acho que teremos ótimas surpresas futuramente.
      Quem não está gostando dessa história é a Intel, vendo sua arquitetura padrão da indústria a quase meio século sendo ameaçada, porém, se a Intel quiser, ou for obrigada pelo mercado, pode usar suas fábricas próprias pra fazer seus próprios chips ARM, e será que veremos em breve novos Core I ARM? A vantagem é ela poder fazer uma espécie de Rossetta 2 via hardware no próprio processador, todos tem a ganhar!

      Excluir
    4. Esqueci deste link:

      https://arstechnica.com/gadgets/2022/11/project-volterra-review-microsofts-600-arm-pc-that-almost-doesnt-suck/

      Ou seja, com programas nativos ARM, o desempenho é bom, mesmo a Qualcomm não tendo (ainda) nada que rivalize com o M1 ou M2. Para uma imensa gama de gente, tendo um navegador de internet responsivo é o que basta... 🙏 Edge e Firefox possuem versão nativa. Chrome, surpreendentemente, não.

      Uma vez que o mercado Windows + ARM dê sinais de vida, rezemos para que a MediaTek dê as caras...

      Excluir
    5. O mercado de chips x86 anda uma mesmice há anos: antes havia o domínio da Intel que nos empurrava sucessivas "gerações" capadas com apenas 4c/8t. Com o Ryzen a AMD sacudiu o mercado ao mostrar que havia, sim, demanda para chips mainstream com mais núcleos, mas passado esse lançamento nada mais aconteceu de relevante.

      O maior lucro da Intel vem de servidores e do mercado corporativo, e para mim é uma questão de tempo para os ARM tornarem-se viáveis também nestas aplicações. Por isso a empresa tem buscado outros mercados como o das GPUs.

      Já a AMD não é tão forte neste segmento (com os Epyc houve um avanço), mas por outro lado possui participação relevante nas GPUs e SoCs (como os dos consoles). E pensar que a divisão ARM da empresa foi comprada justamente pela Qualcomm...

      Excluir
  4. Cara isso me preocupou um pouco, será se vão parar de desenvolver aplicativos para x86?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe até emulador de arm para x86, mas isso é muito lento

      Excluir
    2. Se isso acontecer será em um futuro distante. O contingente de sistemas x86 é gigantesco.

      Excluir

Postar um comentário