Pular para o conteúdo principal

NT PC (Parte 1 – Apresentação)

As várias versões do notório Windows NT formam a base dos Windows modernos. Desta forma, nada melhor do que montar um PC para contar esta história!


Mesmo o moderno Windows 11 conta com uma versão bastante evoluída do kernel NT, que foi introduzido juntamente com o Windows NT 3.1 lançado no já distante ano de 1993. E não apenas o kernel: várias ferramentas e interfaces já estavam presentes desde o pioneiro NT.

Isto posto, decidi montar um PC que concentre todas as versões do NT de modo a mostrar esta evolução. Vamos aos componentes!

Processador – Intel Pentium Pro

Uma vez que o NT foi o primeiro Windows totalmente de 32 bits, nada melhor do que usar o primeiro processador com a microarquitetura P6, o Pentium Pro! Ainda mais se considerarmos que, por uma característica de projeto, este processador tem maior otimização para executar softwares de 32 bits.

Aqui será utilizado o modelo de 200 MHz com 512 KB de cache L2, um verdadeiro objeto de desejo na época. Detalhes.


Placa-mãe – Soyo SY-6FA

Baseada no chipset Intel 440FX e no formato ATX (uma grande novidade na época), é uma placa-mãe soquete 8 com bons recursos. Após a substituição de alguns capacitores defeituosos ficou bastante estável.


Placa de vídeo – S3 Vision 968 (Diamond Stealth 64)

Este chip gráfico da S3 possui um bom desempenho em 2D, mas a sua principal vantagem é o fato de todas as versões do NT contarem com drivers para ele. Detalhes.


RAM – 32 MB EDO

Composto de dois módulos SIMM de 72 vias, é uma quantidade adequada para rodar todas as versões do NT tranquilamente.


Disco rígido – Quantum Fireball EX de 5,1 GB

Com interface IDE/PATA UDMA2 (33 MB/s), possui capacidade suficiente para o projeto.


Unidade óptica – LG 52X

A veterana unidade de CD-ROM será usada para ler as mídias de instalação.


Fonte de alimentação – Thermaltake Purepower de 360 W

Esta fonte segue a especificação ATX 1.X, a qual prevê que a alimentação do processador seja feita através da linha de 5 V (na especificação ATX 2.X é usada a linha de 12 V). É a mais nova “fonte coringa” para PCs antigos do blog.


Sistemas operacionais – Windows NT 3.1, 3.51 e 4.0

Serão instaladas todas as versões do NT, além dos últimos Service Packs para cada uma delas.


Até a próxima parte!

Comentários

  1. O NT 4.0 deveria ter sido o "Windows 95", um sistema 32 bits verdadeiro, seguro, estável, com a facilidade de uso da interface do 95.

    Sempre achei o NT 4.0 fantástico, era o sistema principal do laboratório de informática da faculdade do meu pai (sempre ia com ele e sempre usava o PC do lado dele, não sei como a faculdade deixava) , uma pena que a popularidade dos programas em DOS, mais a necessidade em rodar em dispositivos 386 (processador muito usado em 95 principalmente em países de terceiro mundo), fizeram essa ideia morrer.

    Fomos vingados em 2000, quando o ME (vulgo Windows 98 Third Edition) veio já obsoleto sem espaço pra novas tecnologias, e o Windows 2000 ficou cada vez mais popular. MS agiu rápido e matou a "era DOS" já em pouco mais de 1 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O NT4 foi o meu SO principal por muito tempo, de 1998 até 2001 quando migrei para o Win2K.

      Eu só matinha o Windows 95/98 em dual boot para jogos e softwares DOS, todo o trabalho pesado era no NT. Tenho ótimas lembranças dele principalmente pela grande estabilidade, coisa que o 9X sempre foi terrível.

      Por exemplo, o meu TCC/software da faculdade de Ciência da Computação foi todo desenvolvido nele, usando o Visual Studio 6.0. Nunca me deixou na mão.

      Excluir

Postar um comentário