Pular para o conteúdo principal

Depois do Ryzenzillla, vem o Threadripperzord de 64 núcleos!

(Será que estamos de volta na época do Athlon 64?) A AMD vem com tudo mesmo! Empresa estaria trabalhando em uma versão do Ryzen Threadripper com nada menos do que 64 núcleos e 128 threads, também baseada na microarquitetura Zen 2 e com litografia de 7 nm. Wow!


A AMD vem abalando o mercado de hardware: depois de anunciar os Ryzen 3000 (inclusive um modelo de 16 núcleos) e as Radeon RX 5700 "Navi", agora a empresa se voltou para o segmento superior, a linha de processadores Ryzen Threadripper, com o anúncio de novos modelos com a microarquitetura Zen 2 e a litografia de 7 nm.

Pois bem, fortes rumores indicam que a empresa está trabalhando em um Threadripper de nada menos do que 64 núcleos e 128 threads, com previsão de lançamento para o final do ano e com um custo de estimados 3 mil trumps. Tremei Intel! Como diria o Silvão mito, isto é incrível! 😱

Juntamente com os novos processadores virá um chipset atualizado para a plataforma TR4, o X599, que da mesma forma que o X570 também terá suporte ao PCI Express 4.0. Como ocorre na plataforma AM4, placas da geração anterior baseadas no chipset X399 suportarão os novos modelos com uma atualização do firmware, muito embora o Threadripperzord de 64 núcleos possivelmente precisará de novas placas-mãe pelos seus maiores requerimentos elétricos (ele poderá "torrar" o circuito regulador de tensão de placas não preparadas).

Enfim, a Dra. Lisa Su merece todos os créditos por esse renascimento da AMD. Ela pegou a empresa chafurdando com a microarquitetura Bulldozer (dos FX) e a levou novamente ao protagonismo de onde nunca deveria ter saído. Concorrência sempre é bom.

Fonte: WCCFTech.

Comentários

  1. Salve a AMD e a Dra. Lisa Su.
    A AMD está fazendo direitinho o dever de casa, subindo um degrau de cada vez, e indiretamente, está se beneficiando das decisões ruins que a Intel vem tomando já a algum tempo. Talvez o episódio dos Bulldozer tenha sido um remédio amargo para a AMD aprender para qual caminho não deve ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tanto a Intel quanto a AMD tiveram péssimas lições que foram um grande aprendizado (Netburst - Core para a Intel, Bulldozer - Zen para a AMD), mas parece que a Intel está se esquecendo da sua.

      Excluir
  2. Tem que correr atrás do prejuíso mesmo, só notar que a concorrencia é também com processadores ARM, a vida de hardware não está fácil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário