Pular para o conteúdo principal

O êxodo continua

Mais e mais pessoas influentes e grandes empresas estão deixando o Facebook. O império do Zuck começa a ruir.


Depois deste que vos escreve, do jornal Folha de S.Paulo e das empresas do Elon Musk, além de diversas outras personalidades e grandes corporações, Gabriel Torres (uma grande influência minha) informou que fechou a página do Clube do Hardware na rede social.

As razões citadas por ele são o escândalo recente da Cambridge Analytica, a mudança no algoritmo implantada no início deste ano que reduziu o alcance das páginas do CDH e a irrelevância do tráfego oriundo do Facebook nas estatísticas do site, o que também notei aqui: eu achava que isto era devido ao tamanho diminuto do blog, mas vendo que um site grande e tradicional como o CDH registrou o mesmo me faz ter a certeza que o problema está em outro lugar.

Por fim, Gabriel Torres ponderou também que “não há qualquer motivo racional para o Facebook ser a quinta empresa mais valiosa do mundo”, o que concordo plenamente. Escrevi em outra oportunidade que, dentre as grandes empresas de TI, a Apple, Google e Microsoft tem um grande portfólio de produtos e serviços, enquanto que o Facebook tem o… próprio Facebook. 😐

O último que sair apague a luz.

Comentários

  1. O Facebook porta as informações comportamentais de uma parcela significativa da população mundial. Pode auxiliar na mudança dos rumos de nações (vide Brexit e Trump). Como é que não haveria de ter valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mas não há o menor sentido valer tanto quanto um Google, por exemplo, o qual acredito ter ainda mais informações e de melhor qualidade do que o Facebook.

      Uma parcela significativa do valor de uma empresa diz respeito ao que se espera dela. Com os escândalos o povo está abrindo o olho, o Zuck vai ter que correr atrás para o feice não acabar como o orkut.

      Excluir
  2. Michael... tenho pra mim que não vai ser igual ao Orkut haja vista que o mesmo só perdeu o posto para o Facebook... seria o Instagram o substituto? Essa questão do escandalo é muito complexa... vou colocar aqui uma opinião da mesma linha da minha... Esse vídeo que eu vou é de um especialista em Segurança da Informação Digital, vou usá-lo como referencia para não deixar esse post muito grande... pois em linhas gerais é a minha opinião. Forte Abraço e parabéns pelo excelente trabalho! https://www.youtube.com/watch?v=nXvm4JZ6WSU&t=5s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho difícil que o Facebook acabe de vez, mas ele pode ir aos poucos ficando cada vez mais irrelevante, tipo um Second Life da vida.

      Talvez não seja necessário o surgimento de outra rede social, mas sim que as pessoas simplesmente se cansem do feice (bem, menos no HuehueBr...). Gabriel Torres afirmou no edital que o número de views do CDH voltou ao patamar de alguns anos atrás, aqui notei também uma leve melhora nas views, claro que guardadas as devidas proporções.

      Muitos estão deixando de esperar receber tudo mastigado no Facebook e estão retomando o hábito de visitar regularmente os seus bookmarks, o que é ótimo para os criadores de conteúdo.

      Excluir

Postar um comentário