Pular para o conteúdo principal

Placas-mãe para mineração: monstruosidades bizarras

A moda das criptomoedas está levando a indústria do hardware a criar coisas simplesmente bizarras.



Estava eu dando uma olhada no Clube do Hardware do ídolo Gabriel Torres, quando chamou-me a atenção a análise da placa-mãe Asus B250 Mining Expert, que como o próprio nome sugere é voltada para a mineração de criptomoedas.

Trata-se de uma placa LGA 1151 básica com o chipset Intel B250, cujo grande diferencial está na quantidade de slots oferecidos: um PCI Express 3.0 x16 e nada menos do que DEZOITO slots x1, o que teoricamente permite que 19 placas de vídeo sejam utilizadas em conjunto! Para a alimentação elétrica desta monstruosidade são utilizados três conectores ATX de 24 pinos (além da mesma quantidade de conectores de periféricos, cujo uso é opcional para uma maior estabilidade), assim ao menos três fontes de alimentação de alta potência são necessárias.

Os slots da Asus B250 Mining Expert. Imagem: Clube do Hardware.

E não basta comprar uma placa-mãe como esta que todos os problemas estarão resolvidos. Há algumas adaptações que são necessárias, como o uso de extensões PCI Express e mesmo o próprio gabinete, feito artesanalmente. Não seria um absurdo imaginar que algum fabricante de gabinetes entre na onda e lance um trambolho, com preço proporcional ao tamanho.

Outra restrição é que os drivers da AMD e da Nvidia limitam o número máximo de placas instaladas em oito, sendo necessário misturar placas dos dois fabricantes para contornar esta limitação.


Para finalizar, fico me perguntando se vale a pena minerar no Brasil dado o alto custo do hardware e da energia elétrica. E também o que será feito de frankensteins como este quando a moda arrefecer.

Veja também:

Comentários

  1. Isso me lembrou da época do finado Fórum PCs e a campanha do Folding@Home. Cheguei a participar colocando um Celeon 430 que, coitado, processava uma WU (acho que era WU o nome dos pacotes) a cada 8h dependendo do tamanho de cada pacote. Comecei a reparar que os posts eram, em sua maioria, um show de ostentação onde cada um exibia suas configurações com placas e CPUs parrudas e tals, com orgulhosas marcas de tempo (quanto mais poderoso o equipamento, mais WUs eram concluídas), "farms" e o c* a quatro. Chegou um momento que me pronunciei: "Só uma perguntinha: estamos ajudando na cura do câncer ou competindo para ver quem tem a máquina mais roluda?" Não foi exatamente nesses termos, mas a ideia era essa. Lol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro bem do Fórum PCs e do Folding, embora eu nunca tenha participado.
      Era um bom fórum com bons colunistas (Laércio Vasconcelos, B. Piropo, Iberê Campos e o próprio Paulo Couto), pena que teve um final melancólico.

      Aliás, bons sites sobre hardware no Brasil estão minguando: o Fórum PCs acabou, o Carlos Morimoto saiu do ramo e o Gabriel Torres anda bem de saco cheio (pelo que vejo no blog dele). Tempos sombrios.

      Excluir
    2. Fóruns especializados estão escassos. No Brasil acho que só tem o Fórum do GdH e o do CdH. Mas pelo menos temos alguma coisa de qualidade no YouTube, embora tenha que garimpar bastante.

      Excluir
    3. O maior problema que eu vejo no YT são muitos dos youtubers que se acham as estrelas: fazem um vídeo de 20 minutos para falar sobre algo que um único parágrafo seria suficiente.

      Mas há honrosas exceções, felizmente.

      Excluir

Postar um comentário