Pular para o conteúdo principal

80386: a primeira CPU x86 de 32 bits (Parte 2 – Funcionamento básico)

Enquanto que na parte anterior desta série descrevi o contexto histórico, as principais características do microprocessador 80386 e também demonstrei a sua montagem inicial, nesta postagem farei o “teste de fogo”: será que o equipamento vai ligar e inicializar? A resposta você confere aqui!


Afinal de contas, ele ligou ou não?

A resposta, para a nossa alegria, é um sonoro SIM! O nosso querido 386 voltou à vida! Porém ele não ligou de primeira e eu levei um tempo para descobrir o que não o estava deixando inicializar: a placa mãe tem um pequeno mau contato no conector do teclado, resolvido isto foi só alegria!

O 80386 novamente diz olá para o mundo! :-)

Eis o Setup da placa:


Standard CMOS Setup

Advanced CMOS Setup, qualquer semelhança com placas modernas não é mera coincidência...

Aqui fiz um pequeno ajuste: a opção AT Bus Clock Select define a frequência do barramento ISA de 16 bits (também conhecido como barramento AT) com base na frequência do processador que é de 40 MHz. Por padrão esta opção vem ajustada para dividir esta frequência por 10 (o que daria 4 MHz), desta forma a alterei para CLK2 /5 para que o barramento funcione a 8 MHz, o que é o padrão do ISA de 16 bits.

Alterei a opção AT Bus Clock Select para CLK2 /5, o que resulta em 8 MHz

Finalmente chegamos à tela final do POST que informa a frequência do nosso 386 turbinado e também a quantidade de memória cache. Show!


Prosseguindo com a montagem

Uma vez que o equipamento funcionou perfeitamente com a montagem básica, vou incrementá-lo com outros componentes: uma controladora Super I/O, um disco rígido e ainda uma unidade de disquete de 1,44 MB e 3,5”.

Placa controladora Super I/O ISA

Detalhe da controladora Super I/O, que conta com chip HMC 83740, uma porta IDE para até dois discos, uma porta para disquete, uma paralela, uma serial de 9 pinos, uma serial de 25 pinos e ainda uma porta game/midi.


Disco rígido Quantum ProDrive LPS de 210 MB e interface IDE/ATA.


A montagem na bancada:


Vista aérea... :-)

Faltava agora configurar o disco rígido no Setup, o qual possui uma rotina de detecção automática do disco:


O Quantum foi corretamente identificado:


Como curiosidade o Setup desta placa também possui a opção Hard Disk Utility que permite, entre outras funções, fazer uma formatação de baixo nível no disco rígido (opção Hard Disk Format). Acredito que é pertinente abrir um parêntese aqui sobre esta função: uma formatação de baixo nível pode ser feita apenas nos discos rígidos dos antigos padrões ST-506 e ST-412 (que foram bastante populares com os PC-XT) em função das características da mídia destas unidades e por utilizarem motor de passo para movimentar a cabeça de leitura e gravação. Os discos IDE/ATA utilizam sinais magnéticos que orientam a cabeça de leitura e gravação, desta forma a sua formatação de baixo nível é feita apenas uma vez e na própria fábrica, sendo neste processo inseridos os sinais magnéticos de orientação.

Desta forma, discos IDE/ATA NÃO DEVEM ser formatados em baixo nível em nenhuma hipótese, pois tal processo apagaria os sinais magnéticos de orientação inutilizando a unidade. O firmware de muitas unidades IDE até que possui uma proteção contra este processo: caso receba o comando de formatação de baixo nível, este é ignorado e a unidade realiza na verdade uma formatação de alto nível (que é a mesma feita a nível de sistema operacional, como o famoso comando FORMAT C: do MS-DOS). Apesar disto, não abuse da sorte: jamais tente formatar uma unidade IDE em baixo nível!

Não utilize este comando em uma unidade IDE/ATA

Por fim, segue a tela final do POST com a configuração atualizada bem como a carga do sistema operacional MS-DOS 6.22 a partir do disco rígido:


Nas próximas partes irei testar outros sistemas operacionais bem como também incrementarei ainda mais o nosso querido 80386, aguardem! :-)

Um grande abraço e até a próxima!

Anterior:

Comentários

  1. Respostas
    1. O bacana é que dá para personalizar as cores do Setup desta placa. Este é o visual padrão. :-)

      Excluir
  2. Legal seu blog. Parabéns por salvar em 386. Tentei ressuscitar o meu, mas não tive sucesso. A bateria vazou e embora eu tenha removido e limpado, acho que deve ter corroído alguma trilha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário