Pular para o conteúdo principal

Como habilitar o PCI Express 3.0 nos drivers da Nvidia

Nesta postagem demonstrarei como ativar manualmente o modo PCI Express 3.0 nos drivers da Nvidia, cujas últimas séries mesmo com um conjunto de hardware totalmente compatível mantem a operação no modo 2.0 devido a um bug. Todos os detalhes aqui!


Como vocês acompanharam na minha postagem anterior, tive que reinstalar o Windows 8.1 do meu PC principal. Com o Windows novinho em folha e com todos os drivers instalados, resolvi revisar a configuração do driver da Nvidia para habilitar o modo SLI das minhas duas GTX 760. Quando acessei as propriedades das placas, percebi que ambas estavam funcionando no modo PCIE 2.0:


Não que rodar no modo 2.0 ou 3.0 a x16 faça grande diferença para as placas de vídeo atuais, mas afinal das contas como tenho um hardware totalmente compatível com o PCIE 3.0 então naturalmente desejo que ele opere no melhor da sua especificação. Por via das dúvidas até olhei no Setup da minha placa mãe mas a configuração estava correta:


Um parêntese: para habilitar o modo PCI Express 3.0 é necessário um controlador PCIE compatível, que no caso dos Intel está presente a partir dos processadores Core iX de terceira geração, uma placa de vídeo compatível e finalmente uma placa mãe com slots PCIE 3.0. É importante lembrar que na data em que escrevo este artigo a AMD ainda não possui chipsets ou processadores compatíveis com o padrão PCIE 3.0, muito embora as placas de vídeo baseadas nos seus chips gráficos mais recentes sejam PCI Express 3.0. Desta forma, caso você tenha uma configuração baseada em uma CPU AMD não há como habilitar o modo PCIE 3.0.

Após alguma pesquisa no pai Google descobri que este é um bug nos drivers da Nvidia, os quais não habilitam automaticamente o modo 3.0. Para corrigir isto é necessário acrescentar uma chave no registro do Windows – antes porém é recomendável fazer um backup completo do registro e desabilitar o modo SLI, caso você utilize um. Eis os procedimentos:

  1. Na caixa de pesquisa de programas ou no comando Executar, digite regedit e execute o aplicativo;
  2. Para fazer um backup completo do registro clique com o botão direito sobre o item “Computador” e selecione Exportar. O nome do arquivo exportado e a sua localização podem ser os de sua preferência;
  3. Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control/Video;
  4. Dentro da pasta Video existem diversas subpastas representadas por códigos em hexadecimal, e dentro de cada uma destas verifique o conteúdo da pasta 0000, mais especificamente se o campo Device Descripton corresponde à sua placa de vídeo;
  5. Localizada a chave correspondente à sua placa de vídeo, mantenha a subpasta 0000 selecionada e clique em Edit – New – Valor DWORD (32 bits). O nome da chave criada deverá ser RMPcieLinkSpeed;
  6. Agora clique com o botão direito sobre a chave criada e selecione Modificar. Digite o número 4 no campo Dados do valor.
Criando uma nova chave...

... e editando o seu valor

Caso você tenha mais de uma placa de vídeo em SLI refaça o procedimento para todas as placas presentes no sistema. Para concluir feche o Editor de Registro e reinicie o Windows. Após reiniciar a(s) placa(s) de vídeo deverão estar corretamente configuradas para o modo 3.0:


Agora habilite novamente o modo SLI, caso você tenha um. Também é interessante confirmar com a ajuda do ótimo utilitário GPU-Z se o modo 3.0 x16 está realmente ativo. Aqui podemos observar que as duas GTX 760 que possuo (a Gigabyte e a MSI) estão operando corretamente no modo 3.0 a x16:


Para finalizar, pode ser necessário refazer este procedimento em caso de atualizações do driver da Nvidia. Um abraço, até a próxima e espero que este texto de alguma forma lhe tenha sido útil!

Veja também:

Comentários

  1. Muito útil para os usuários da Nvidia. Abrçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E veja que esta postagem é de 2014 e até hoje a Nvidia não arrumou isso!

      Excluir
  2. Em 2022 tenho esse problema com a GTX1060 5gb. placa de video 3.0 com placa mae 3.0 e vi no GPU-Z que estava rodando em PCI-E X16 2.0. me ajudou... muito obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário