O Windows 7 Convenience Rollup é uma mão na roda

Aqueles que já reinstalaram o Windows 7 do zero sabem que é necessário ser um monge tibetano para aguardar a instalação de todas as atualizações do sistema via Windows Update, o que pode levar horas principalmente se a sua conexão à Internet não for lá essas coisas. Pois bem, a Microsoft ouviu os nossos lamentos e criou este pacotão com todas as atualizações lançadas até abril deste ano. Veja aqui como obtê-lo, com links para baixar os pacotes diretamente da Microsoft sem passar pelo anacrônico Catálogo do Microsoft Update.


Pré-requisitos

Para a instalação é necessário o Windows 7 Service Pack 1 com esta atualização instalada. Fiquem ligados neste detalhe!

O idoso Catálogo do Microsoft Update

O meio oficial para obter o Convenience Rollup é através do site do Microsoft Update, que é tão velho que não reconhece nem o Internet Explorer 11:

EDIT 22/11/2016: o Microsoft Update foi reformulado e agora funciona em qualquer navegador.

Pô, mas eu estou utilizando a porcaria do IE!

Para resolver isto, habilite as Ferramentas para desenvolvedores do IE 11 e em seguida ative o modo de compatibilidade com o IE 10, conforme mostrado na imagem abaixo:


Com isto o bendito catálogo deverá abrir. Selecione o pacote conforme a arquitetura do Windows (x86 ou x64) e clique em adicionar:


Agora é só clicar em "ver cesto" e depois em transferir para iniciar o download:


O caminho mais fácil

Para quem não quiser lidar com o problema acima, ativei os meus super-poderes "ráquer" e localizei os links diretos para download no código-fonte da página do Microsoft Update. Divirta-se:



Se você quiser me pagar uma cervejinha é só entrar em contato. :p

A instalação

O processo é bem tranquilo e pode levar alguns minutos dependendo do número de atualizações necessárias. De qualquer modo é muito mais rápido do que instalar pelo cliente do Windows Update com certeza.


Agora é só reiniciar e correr pro abraço:


Concluindo, o Convenience Rollup é o que mais chega próximo do que seria um Service Pack 2 para o Windows 7. É importante lembrar porém que o pacote não inclui atualizações para o Internet Explorer - recomendo instalar o IE 11 (visto que esta versão é a única suportada atualmente pela Microsoft no Windows 7) e mantê-lo atualizado via Windows Update.

Comentários

  1. O problema é que a Microsoft acredita que as atualizações que promovem o Windows 10 são convenientes.

    Sempre que aparece aquela lista de 20 atualizações "importantes", tenho de dedicar um tempo a pesquisar o nome delas uma por uma, pois sempre tem aquela que ativa as notificações do W10. O pior é que as atualizações ocultadas um mês atrás também voltam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Talvez estes links possam lhe ajudar:

      http://www.michaelrigo.com/2016/02/obrigado-microsoft-nao-quero-windows10.html
      http://www.michaelrigo.com/2016/03/como-evitar-atualizacao-windows10.html

      Excluir
  2. Sobre Windows Update, dois freewares interessantes:
    - http://www.portableupdate.com/
    - http://www.softpedia.com/get/System/System-Miscellaneous/Windows-Hotfix-Downloader.shtml

    ResponderExcluir

Postar um comentário