Pular para o conteúdo principal

Como integrar um PC Windows 95 em uma rede local moderna

Uma das melhores formas de trocar arquivos e compartilhar recursos com PCs antigos é através de uma rede local. Com algumas poucas limitações, é perfeitamente possível integrar uma máquina rodando o Windows 95 (e consequentemente também o Windows 98 e Me) em uma rede local contemporânea. Confira aqui como proceder.


Partiremos do pressuposto de que o PC antigo já está com uma placa de rede instalada, visto que o Windows 95 automaticamente instala o suporte padrão a redes locais quando detecta a presença de tal interface. Também é importante ter em mãos a mídia de instalação do Windows, pois a mesma será requerida durante o processo.

Instalando o protocolo TCP/IP e os serviços de rede

O Windows 95 foi desenvolvido quando a tecnologia de redes Novell Netware dominava o mercado, e desta forma por padrão o sistema inclui somente o protocolo e cliente da Novell (além do NetBEUI da Microsoft, atualmente também em desuso). Lembro que a configuração da rede pode ser feita clicando com o botão direito sobre o ícone “Ambiente de rede” na área de trabalho e selecionando “Propriedades”.

A configuração padrão de redes do Windows 95 é focada para redes Netware


Primeiramente devemos instalar o protocolo TCP/IP. Para tanto, clique em Adicionar – Protocolo – Microsoft – TCP/IP.



Agora deve ser instalado o suporte ao compartilhamento de arquivos. O caminho é Adicionar – Serviço – Microsoft – Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft.



O próximo passo é excluir tudo aquilo que não é necessário. Remova o protocolo IPX/SPX, o NetBEUI e o Cliente para redes Netware.



A configuração ficará assim:



Clique agora no botão “Compartilhamento de impressão e arquivos” e marque as opções correspondentes:



Na guia “Controle de Acesso” deixe a primeira opção selecionada:



Na guia “Identificação” entre com o nome da máquina na rede e o grupo de trabalho:



Configurando o TCP/IP

Na aba Configuração selecione o protocolo TCP/IP e clique em Propriedades. Na guia “Endereço IP” é possível configurar a utilização de endereço dinâmico (quando há um servidor DHCP na rede) ou estático:



Configurações não menos importantes são o Gateway e o DNS. Forneça o endereço IP do servidor de rede ou então o IP do modem/roteador, caso não haja na rede um servidor dedicado.





Outro ajuste relevante está na guia “Ligações”, que define a conexão do protocolo com os serviços de rede.



Saia das configurações de rede clicando em OK. A mídia de instalação do Windows será requerida e o PC reiniciado.

Configurando os compartilhamentos

Compartilhar uma pasta no Windows 95 é fácil: no Windows Explorer, basta clicar com o botão direito sobre a mesma e selecionar a opção correspondente. Comparado com os Windows baseados no kernel NT as permissões de acesso do 95 são rudimentares (e autoexplicativas):



Acessando o compartilhamento criado no Windows 95 a partir de um PC com Windows 7. Realmente é uma boa forma de trocar arquivos com PCs antigos.



A única limitação é que não há como o PC Windows 95/98/Me acessar um compartilhamento de uma máquina com um Windows moderno, pois a partir do Server 2003 a Microsoft mudou o algoritmo de autenticação de usuários e senhas. Até é possível utilizar o esquema anterior de autenticação nos Windows atuais, porém não é recomendável por questões de segurança.

Veja também:

Comentários