Pular para o conteúdo principal

O que anda acontecendo com o VirtualBox para Windows? (3)

Este é o resultado que invariavelmente tenho ao tentar instalar o Windows NT 4.0 SP6 como sistema guest no VirtualBox 4.3.26, logo na primeira tela de instalação:

Curtiram o nome da VM? :p


Isto ocorre com qualquer configuração habilitada ou desabilitada para o sistema guest (I/O APIC, VT-X, entre várias outras) e em duas máquinas distintas como host: o meu PC Principal com Windows 8.1 bem como também em outro PC com Windows 7, o qual basicamente é um Core i3 2120 com 8 GB de RAM. Pesquisando sobre este problema específico não encontrei nada de conclusivo, recorrentes mesmo são as queixas sobre a suposta queda no controle de qualidade do software – muitos dizem que foi a partir da versão 4.3.14 que a coisa começou a degringolar de vez. 

Bem, sempre gostei muito do VirtualBox e o utilizo desde os tempos da InnoTek, mas ultimamente anda difícil a convivência com o software (veja o meu histórico recente de problemas no final da postagem), o que é uma pena. Por conta disto, passei a olhar para o VMWare Player com mais carinho e neste exato momento estou conduzindo testes mais intensivos com ele, inclusive de migração de máquinas virtuais de uma solução para outra, portanto, novidades estão a caminho. Aguardem!

Veja também:

Comentários

  1. Saiu a versão 5.0 Beta 2 ontem. Eu não vou arriscar, contudo. Minhas VMs (Linux) estão OK no 4.3.26 rodando sobre o Windows 7 x64. As últimas atualizações fiz "por cima" sem problemas. Não é mais aquele pudim de bugs das versões 4.3.14 até 4.3.18 mais ou menos (a 4.3.14 nem abria na minha máquina), pelo menos rodando num hospedeiro W7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tenho coragem de arriscar com um beta do VirtualBox, visto que até as versões "estáveis" andam cheias de problemas. Que saudades da Sun...

      Excluir
  2. Decidi atualizar quando saiu a versão 5.0.4. Depois instalei por cima a 5.0.6. Até agora tudo funcionando. Só notei que ao criar novas VMs Linux por padrão vem marcado "Paravirtualização KVM". Com essa opção, antes de instalar os Adicionais para Convidado, era um show de erros relativos ao driver dos adaptadores de rede emulados para o convidado no log do kernel. Depois de instalados, parou.

    https://www.virtualbox.org/manual/ch10.html#gimproviders

    Já que é o recomendado a partir do VirtualBox 5.0, deixarei assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o VBox 5 está bom? Eu cansei dos bugs do 4.3.X e migrei para o VMware Player, mas ainda tenho backup das minhas VMs no formato do VBox para caso de necessidade.

      Excluir
    2. Para meu uso sim. Mas uso-o apenas para rodar Linux dentro do Windows. Lembrando que ainda uso o Windows 7 x64 como hospedeiro. Você teve as quebradeiras todas aí rodando sobre o Windows 8. Daí só testando.

      Excluir
    3. Ooops, você teve sim problema também sobre o W7. Então sei lá...

      Excluir
    4. Obrigado pelo retorno. Com o Windows 7 sempre funcionou OK, o problema era no 8.X mesmo. Bem, devido ao grande respeito que tenho pelo VBox desde os tempos da InnoTek vou avaliar o 5. Abraço!

      Excluir
    5. Tentei instalar o Windows ME no 5.0.6 e o instalador trava no começo da instalação. Então acho que para os 9x ainda não está muito bom...

      Excluir
    6. O VBox nunca foi muito bom para o Windows 9X/Me. Tente desligar o VT-X e veja se funciona: nunca consegui instalar estas versões do Windows com a virtualização por hardware ativada.

      Excluir

Postar um comentário