Pular para o conteúdo principal

486 Extreme! #1

E chegamos ao saudoso ano de 1995! Em mais uma das minhas cápsulas do tempo montarei um PC com o processador que foi o ápice da microarquitetura 80486.

486 Extreme! #1

Processador – AMD 5x86 de 133 MHz

É inegável que em 1995 o segmento de alta performance (e também de alto preço...) era dominado pelo Pentium, com os últimos 486 ainda resistindo bravamente nos segmentos de menor custo. Foi neste cenário que a AMD fez uma aposta ousada e decidiu levar a microarquitetura 80486 ao limite (de modo similar ao que ela já havia feito com os Am386 DX de 40 MHz), lançando em novembro deste ano o processador Am5x86. Ele tornou-se o melhor caminho de upgrade para toda uma legião de proprietários de placas-mãe soquete 3, com um custo x benefício imbatível.

Com generosos 16 KB de cache L1 write back e frequência nominal de 133 MHz (sem falar da sua capacidade de overclock), este chip entrou para a história como o 486 mais rápido de todos os tempos, fechando com chave de ouro o reinado desta classe de processadores. Por este motivo o escolhi para o PC de 1995 ao invés do Pentium, que ficará para um ano posterior. Tudo no seu devido tempo.


Placa-mãe – PCChips M919

Baseada no excelente chipset UMC UM8881F, esta placa ficou marcada pelos seus infames chips de cache L2 falsos – ainda bem que tenho o módulo proprietário de cache, que apesar de ser bastante parecido com os módulos COAST tradicionais é totalmente incompatível.

Um ponto positivo deste modelo é a presença dos três padrões de barramentos de expansão disponíveis para a plataforma dos 80486, com três slots PCI, quatro ISA de 16 bits e um VLB.


RAM – 32 MB FPM

Consiste em um módulo com chips de 60 ns, ou seja, bastante rápidos para a época.


Placa de vídeo – Matrox Millennium PCI

Lançada em outubro de 1995, foi considerada a placa 2D mais rápida do mercado no período. O chip gráfico roda a 50 MHz e são 4 MB de SGRAM da mesma frequência, com barramento de 64 bits.


Placa de som – Creative Sound Blaster 16 PnP ISA

É a versão compatível com o padrão Plug and Play da clássica SB 16, uma das primeiras placas de som PnP do mercado.


Placa de rede – 3Com EtherLink III ISA

Bastante confiável, além de ser compatível com uma ampla gama de sistemas operacionais. Também suporta o padrão PnP.


Disco rígido – Seagate Medalist de 4,3 GB

Possui especificações típicas do período, com rotação de 4.500 RPM e 128 KB de cache. A capacidade de 4,3 GB certamente seria um luxo caro em 1995, mas infelizmente não tenho muita escolha para discos mecânicos antigos.


Unidade óptica – Creative 52X

Também não é do período correto, mas da mesma forma que nos discos rígidos também não tenho muitas escolhas.


Unidade de disquete – Sony de 1,44 MB e 3,5”

Era presença garantida dos PCs da época.


Cooler – Frankenstein

O único cooler soquete 3 que eu tenho já foi usado no projeto DX4ever, assim montei este juntando e adaptando peças de outros modelos. Mais detalhes na próxima parte.


Fonte de alimentação – XPC AT de “300 W”

Pessoalmente não confio em fontes de alimentação antigas, assim optei por este modelo que foi adquirido novo em folha (tenho alguns exemplares aqui).


Gabinete – Troni AT

Este é o mais moderno gabinete AT que eu tenho, uma belezura só que combinará muito bem com o Am5x86.


Sistema operacional – Windows 95

Não há como um PC de 1995 não ter a histórica primeira versão do Windows 95, lançado em agosto deste mesmo ano.


Por hoje é só, pessoal. Até a próxima parte!

Comentários