Pular para o conteúdo principal

Cápsulas do tempo

Uma vez que estou em vias de reformular os projetos do blog decidi adequar os mesmos a períodos específicos, como se fossem cápsulas do tempo da computação pessoal.

Cápsulas do tempo

O período de tempo que pretendo abordar é de 1994 até 2013, cobrindo assim nada menos do que duas décadas de história da computação pessoal, com ao menos um projeto para cada ano. Considero este intervalo o mais interessante, pois foi durante o mesmo que houve a revolução da aceleração 3D nos PCs, a transição do MS-DOS para o Windows, o surgimento de novas microarquiteturas x86 além daquelas da Intel e a popularização do multiprocessamento simétrico.

Antes disso todos os fabricantes de processadores apenas clonavam os projetos da Intel, e depois a AMD sofria com os Bulldozer e a Intel sem concorrência lançava sucessivas gerações com pouquíssimo ganho de performance. Mesmo assim, haverá um projeto da "pré-história" para resumir o período anterior a 1994 e alguns outros pós 2013, porém sem o mesmo foco em anos específicos.

Vai funcionar assim: o ponto de definição será o ano de lançamento do processador, do(s) sistema(s) operacional(is) utilizados e do chip gráfico, com algumas poucas tolerâncias conforme a disponibilidade das peças que tenho. Outras exceções serão componentes que tenham sido lançados em um ano mas que foram fabricados em anos posteriores, nestes casos valerá a data do lançamento. 

Para os demais componentes a janela temporal não será necessariamente aplicada, pois na prática é quase impossível se focar em períodos fixos para todos. Principalmente no caso das placas-mãe, discos rígidos e unidades ópticas, dos quais está cada vez mais difícil encontrar exemplares antigos funcionando, além dos altos preços.

Enfim, acho que vai ser bem legal. Aguardem as cenas dos próximos capítulos! 😁

Comentários

  1. Acho que esse modo deixa os posts mais organizados. Às vezes sinto que de 2012 para cá não houve uma evolução tão significativa na computação pessoal. Tirando os requisitos exóticos do Windows 11 dá para dizer que um sistema de agora roda razoavelmente bem em um hardware dessa época se você colocar um SSD e memória suficiente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em termos de hardware, talvez o único acontecimento disruptivo do período tenha sido o lançamento do Ryzen em 2017, tirando o mercado de chips x86 do marasmo em que estava.

      E olhando em perspectiva, ele marcou o início da decadência da Intel até chegarmos à quase irrelevância que ela tem atualmente.

      Excluir

Postar um comentário