Encerrando a série sobre o intrépido 386, mostrarei alguns jogos clássicos da sua época.
Comecemos com a clássica primeira versão do Warcraft, o jogo que colocou a Blizzard no rol das grandes produtoras.
Algum dia quero reservar um tempo para zerar as campanhas dos humanos e dos Orcs. E com um hardware da época é ainda melhor!
Já o Street Rod talvez seja o precursor do Need For Speed.
O jogo é ambientado na década de 50, e você deve vencer seus adversários em corridas de rua para conseguir dinheiro para melhorar o seu carro ou mesmo trocá-lo.
Este é um título que considero speed sensitive: em máquinas mais rápidas é difícil controlar o carro, pois o volante fica muito sensível aos movimentos.
Deu ruim para mim… agora terei que gastar uma grana para arrumar o carro. Se o estrago for muito grande descartar o possante também é uma opção.
Outro clássico do período é o Prince of Persia. Aqui tive que fotografar a tela do monitor, pois ele roda no modo EGA que não é suportado pela minha placa de captura.
Este é outro jogo que fica consideravelmente mais difícil de jogar em máquinas rápidas, pois os movimentos do personagem ficam “ariscos” demais.
Se o Warcraft colocou a Blizzard no mapa, o Simcity 2000 fez o mesmo com a Maxis.
A interface no estilo MacOS é um charme.
Este é um dos poucos jogos da época que faz uso do coprocessador aritmético. Ele até funciona sem um, mas fica consideravelmente mais lento.
Por fim, nenhuma lista de jogos da época pode ficar sem o atemporal Wonfenstein 3-D.
Ele não somente tornou a Id famosa, como também “apenas” criou o gênero de tiro em primeira pessoa. É mole?
Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado desta recriação do 386. Até a próxima!
Você ainda tem alguma placa de processador 8088 funcionando? Se tivesse alguma placa de xt genérica, dava pra fazer um projeto legal, tentando simular o IBM PC original
ResponderExcluirTenho. O problema é quanto aos dispositivos de armazenamento... o único disco RLL que tenho já dá sinais de que está no final da vida útil (tanto que aposentei ele). Comprei uma plaquinha XT-IDE mas nenhum cartão de memória é reconhecida por ela, assim como nenhum disco mecânico IDE também. Achando que pudesse ser problema na placa XT-IDE comprei outra, mas continuou do mesmo jeito.
ExcluirNunca consegui encontrar a solução para isto, acredito que seja alguma incompatibilidade da minha placa XT com o firmware XT-IDE. Assim acabei abandonando este projeto, até mesmo pois cansei de gastar grana com ele - além das duas placas XT-IDE também comprei vários cartões CF para testar, sem sucesso.
Eis aqui o projeto original: https://www.michaelrigo.com/2016/11/montando-um-novo-pc-xt-parte1.html
Excluir