Na última parte desta série mostrarei o funcionamento deste PC com aquele que para mim é o melhor Windows de todos os tempos.
Antes de prosseguirmos, vale lembrar as demais partes deste projeto: a configuração, a montagem e a operação com o Windows NT 4.0. 👍
Configurações do sistema
Após a instalação do sistema operacional foi aplicado o Service Pack 4 e o Update Rollup KB891861-V2, o último pacote de atualizações disponibilizado pela Microsoft.
Esta é a área de trabalho com o papel de parede clássico do Windows 2000 que me faz voltar no tempo instantaneamente, quantas lembranças! Usei o sistema de 2001, quando migrei do NT 4, até 2004. Bons tempos. 😀
As propriedades do sistema.
Uma enorme vantagem do 2000 em relação ao NT 4 é o suporte a hardware muito melhor, incluindo o padrão Plug and Play. Ele marcou um período de transição do até o lançamento do XP, que foi o primeiro Windows com kernel NT voltado ao mercado doméstico.
Vale notar que usei o driver FastVoodoo feito pelo site 3dfxzone para as duas Voodoo2, uma vez que o driver original da 3dfx para o Windows 2000 é bem cru – nesta época a empresa já estava mal das pernas, e acabaria por ser comprada pela Nvidia no final deste mesmo ano.
Os dois Pentium II foram corretamente detectados. Excelente!
Como as configurações do hardware já foram mostradas em detalhes na parte do NT 4, partirei aqui direto aos jogos.
Jogos
Neste quesito as vantagens do 2000 são o suporte pleno ao DirectX (até a versão 9C) e uma melhor compatibilidade com aplicações desenvolvidas para o Windows 9X.
Por exemplo, o Road Rash (2D) que não funcionou de jeito nenhum no NT 4 aqui foi de boa.
Mas nem tudo é perfeito: o FIFA 98 (Glide) continuou sem funcionar. Uma pena.
Já os demais jogos funcionaram sem maiores problemas, tais como o GLQuake, Quake II (agora com o som funcionando perfeitamente, ao contrário do NT 4) e o Unreal Tournament 99 (este também em Direct3D) que vemos abaixo. Apenas o Quake III continuou sem funcionar em Glide, apenas em OpenGL na Riva TNT2.
O desempenho foi praticamente o mesmo do NT 4: no Quake II (demo 2) a TNT2 atingiu 44 FPS contra 57 das duas Voodoo2 em SLI, enquanto que no UT99 (cityintro) os resultados foram de 24 e 36 FPS respectivamente. Como curiosidade, neste jogo a TNT2 conseguiu 34 FPS em Direct3D.
Bônus – navegando na Web
Para testar a navegação no 2000 usei o Mozilla Firefox 12, a última versão do navegador compatível. O resultado foi bastante razoável.
O uso de recursos do sistema não chegou aos 100%, certamente que ter mais de um processador ajudou bastante.
Enfim, foi legal montar este PC mas senti que as duas Voodoo2 acabaram ficando meio que subutilizadas, em função da falta de compatibilidade tanto do Windows NT 4.0 quanto do 2000 com os jogos mais antigos em Glide.
Acredito que as Voodoo seriam bem melhor aproveitadas em uma máquina com o Windows 95/98 e um único processador, assim estou estudando algumas mudanças neste projeto.
Por hoje é só, pessoal. Aguardem as cenas dos próximos capítulos!
Meus Windows favoritos são o 7, em segundo o 2000 e o 8.1! Se tivesse um Hardware parecido com esse talvez tentaria instalar o BE OS nele. Por fim, eu acho uma pena que a EA não se anime a lançar jogo novo da franquia Road Rash, se bem que se fizessem isso cobrariam caro e exigiriam uma placa de vídeo dessas caras para rodar o game 🕹
ResponderExcluirO meu pódio dos Windows fica com o 2000, 7 e NT 4, justamente os que eu mais usei. Sobre o Road Rash, sempre foi um dos meus jogos de corrida favoritos desde as versões para o Mega Drive.
ExcluirEu também penso que seria legal ter um Road Rash remasterizado ou mesmo um remake, mas por outro lado do jeito que a EA anda hoje é bem provável deles defecarem no jogo.
8.1 é um sistema completamente subestimado e levou a culpa da fama do 8.0
ExcluirEle é bem leve e conseguia ser mais otimizado que o 7 em alguns programas mais recentes, e bem mais leve que o 10.
Muito bom ver este capítulo tão esperado, eu também tenho um grande carinho pelo Win 2000, instalava ele em computadores que não iam bem no XP principalmente pela pouca memória deles, sempre com 256 MB ou menos. Será que este problema com os jogos não seria resolvido com o uso desta ISO, que integra todos os updates até 2011? https://archive.org/details/w2k2011_202110 Também vi que existe este instalador: https://retrosystemsrevival.blogspot.com/2019/06/windows-2000-aio-update.html
ResponderExcluirVou até criar uma VM aqui pra brincar!
Eu tenho uma VM com o Windows Server funcionando como um servidor WSUS (qualquer dia desses faço uma postagem sobre isso), quando li o seu comentário tive a ideia de conectar essa máquina no WSUS e baixar os updates de lá. Para isso funcionar é necessário instalar um certificado e um cliente do Windows Update atualizados no Windows 2000.
ExcluirMas mesmo com todas as atualizações aplicadas o nível de compatibilidade não mudou, o que de certa forma pode ser esperado pois estas últimas atualizações do sistema são de segurança apenas, sem a adição de novos recursos.
Foi com o Windows 2000 que meu PC ganhou sobrevida, saindo do 98 mas sem suporte ao XP
ResponderExcluirFoi o PC que herdei do meu pai em 2005, durou até 2013 (obviamente que nessa época ja era hobby vintage, ja tinha notebook principal).
Pra mim era um XP com o visual de 98, porem o sistema era melhor para os programas dos anos 2000, lembrando que meu PC hobby era um Pentium II 233MHz overclockado para 350MHz
Rapaz, que overclock, hein!? Qual era a placa-mãe? Nessa velocidade ele era comparado a quais outros?
ExcluirPeço perdão pelo vacilo, confundi com Pentium MMX! O 233 fez eu ver coisas que não existem!
Excluir