Pular para o conteúdo principal

O 486 que queria ser Pentium #6

Para finalizar a primeira temporada da série sobre o lendário 5x86, mostrarei uma verdadeira pérola da indústria de jogos nacional.

O 486 que queria ser Pentium #6

Antes de continuarmos, deixo um aviso: o produto que mostrarei a seguir foi feito em uma época onde o mundo tinha muito mais graça, assim algumas imagens podem não ser adequadas a todos. Se este for o seu caso, fique à vontade para fechar a aba do navegador e tenha um ótimo dia. 😉

Aviso dado, prossigamos.

Antes da ditadura do politicamente correto ser instaurada a atividade humorística era bastante prolífica por aqui. Humoristas e grupos como Jô Soares, Chico Anysio, Ary Toledo, Costinha, Os Trapalhões, Casseta & Planeta e por último Hermes & Renato, dentre vários outros, nos divertiam com esquetes escrachadas que faziam humor com tudo e com todos. Todo mundo ria, se divertia, esquecia um pouco dos problemas e a vida seguia.

O grupo Casseta & Planeta estava no auge da popularidade em meados da década de 90, e toda a fama fez eles buscarem novos horizontes. Além dos tradicionais discos e livros de piadas, eles tentaram algo nunca antes feito: um jogo humorístico para PC. Sim, um jogo! Senhoras e senhores de bom humor, apresento-lhes o Noite Animal!


O jogo foi desenvolvido por uma empresa brasileira para o Windows 3.1/3.11. A zoação já começa na instalação:


E prossegue na tela principal:


O título na verdade é uma coleção de mini jogos, sendo que o principal deles é o Noite Animal. A história começa com o repórter Bussunda mostrando uma festa com todo mundo se pegando, e a sua missão é chegar até lá e "se dar bem".


O jogo é no estilo point and click e você deve resolver diversos quebra-cabeças para fazer o seu personagem, um adolescente típico da época, chegar à festa. Em função do espaço limitado aqui não mostrarei todas as fases dele, mas se vocês quiserem posso futuramente fazer uma postagem com o “Noite Animal detonado”. 😁


Indo para os outros integrantes do pacote, temos o Inferno que é um jogo de plataforma simples:


Já o Invasores é uma releitura fálica do clássico Space Invaders:


E o Sauna Mista mostra o mesmo tema no estilo do Pac-man. Acreditem: este jogo na época era anunciado em canais de vendas na TV como o Shoptime sem esconder nada, e em horário nobre. Outros tempos!


No Serial Killer você deve atirar em tudo que passa na rua, inclusive no presidente Kennedy. Mais politicamente incorreto impossível!


Por sua vez o Noite Animal Jardim é um jogo de tiro em primeira pessoa onde os monstros na verdade são a versão travestida do Bussunda.


Fechando os jogos de tiro, no Tiro ao Álvaro você ganha pontos se acertar as mulheres de verdade, mas perde se acertar as “mulheres do casseta”. Notem o formato da flecha…


Temos também jogos de luta: no Sala de Ginástica para conquistar uma gatinha você precisa primeiro derrotar o namorado bombado dela.


Finalmente no Xilindró você deve vencer o “M. Bussunda” para não virar a mulherzinha da cadeia.


Apenas um dos joguinhos eu não consegui rodar de jeito nenhum, o Encaixe Perfeito, que dava um GPF toda vez que eu o abria. Isso é Windows 3.X na veia... 😮


Enfim, o Noite Animal é um título onde o humor suplanta qualquer refinamento técnico (ainda mais se considerarmos que ele foi desenvolvido por uma pequena empresa nacional), sem falar do pioneirismo. Ele merece toda a nossa reverência.

Espero que tenham gostado da primeira temporada sobre o projeto do 5x86. Se você perdeu alguma parte todas elas podem ser vistas aqui

Até o próximo projeto!

Comentários

  1. Nem sabia que este jogo sequer existia... O jogo brasileiro antigo de PC que mais conhecia e joguei foi o Incidente em Varginha (acho que era esse o nome).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu lembro também do Incidente em Varginha. Esse jogo do Casseta era anunciado pelo Marcelo Madureira no Shoptime, sempre tive a curiosidade de ver como era ele.

      Excluir

Postar um comentário