Pular para o conteúdo principal

O 486 que queria ser Pentium #4

Com a ajuda do mito 5x86 chegou a hora de relembrarmos alguns softwares clássicos para o Windows for Workgroups 3.11, popularmente conhecidos como "aplicativos for Windows".

O 486 que queria ser Pentium #4

Comecemos com o icônico Microsoft Office 4.2, cuja única diferença para o 4.3 é não vir com o Access incluso. Optei por esta versão pois foi a que eu consegui encontrar em português.


O Word 6.0 traz-me uma nostalgia absurda pois foi o primeiro editor de textos WYSIWYG que usei, quando obtive o meu primeiro PC nos idos de 1995.


Assim como o Excel 5.0:


Indo para o lado do desenvolvimento, o Visual Basic 3.0 foi uma das principais IDEs utilizadas para a codificação de softwares de 16 bits para o Windows 3.1/3.11.


Esta versão já trazia os hoje famosos drivers de conectividade ODBC:


Para um pequeno exemplo criei uma aplicação com duas caixas de seleção e um botão:


Ao clicar no botão é exibido o nome da caixa de seleção “Ligar”, mas somente se a mesma estiver selecionada.


A breve lógica por trás da ação:


Sem dúvida que o Netscape Navigator era o navegador mais popular do período, quando as primeiras conexões discadas comerciais estavam começando a surgir. A versão 4.08 é a última de 16 bits compatível com o Windows 3.1/3.11.

Até que alguns sites ele ainda consegue abrir:


Entretanto os seus certificados brutalmente desatualizados impedem a navegação na maioria dos sites atuais.


Quanto à multimídia, o driver da Creative para a Sound Blaster 16 traz o Creative Mixer, um equalizador bastante estiloso e funcional, ainda mais pois o sistema não vem com um nativo.


Por sua vez o driver da unidade de CD-ROM também da Creative (o SBIDE.SYS) traz o QuickCD, um prático software para a reprodução de CDs de áudio que, juntamente com o Mixer, me faz voltar quase 30 anos no tempo quando fazia trabalhos da faculdade ouvindo a minha coleção de CDs. Bons tempos!


Por fim, os demais softwares acessórios são praticamente os mesmos do Windows 3.0.


Por hoje é isso, pessoal. Vale lembrar que todas as postagens sobre este projeto podem ser vistas aqui, e até a próxima parte!

Comentários

  1. Sobre o netscape, você podia dar uma olhada no browservice, é um serviço interessante para acessar sites modernos em navegadores antigos, acho que vale a pena o review aqui no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional esse browservice! Funciona mesmo, estou fazendo esse comentário do Windows 98 no 86box

      Excluir
    2. Pois é, já usei até no windows 3.11. A única desvantagem é o áudio, que fica sem, mas isso pode ser resolvido conectando um cabo de audio saindo do servidor para a entrada linha da placa de som do computador antigo, e também o ideal é que o servidor esteja conectado com o cabo de rede direto no outro computador, senão vai ficar meio lento. Mas sobre o windows 98, já usei o youtube nativamente nele, com um truque para executar o firefox 45 que tem na internet. Até hoje isso funciona, apesar de o youtube já estar meio bugado num navegador de quase 10 anos atrás, e fora que o computador que estiver executando o windows 98 tem que ser um processador mais recente, no mínimo um pentium 4. Nesse caso o browservice é vantajoso, porque abre até em 386.

      Excluir
  2. Outro post muito nostálgico e legal. Quando eu usei meu AMD 5x86 numa PCChips com cache de plástico e 48MB de memória RAM, eu consegui fazer funcionar um softmodem e consegui conectar à internet discada. Mais tarde eu comprei uma placa de rede PCI com chip da Realtek. Eu usei Windows 98 Segunda Edição e ainda instalei Internet Explorer 6.0 nele. Quanto ao pacote Office, eu usei o Office 97 e ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana mesmo!
    Parabéns Michael por esta assim como as outras ótimas postagens.
    Um alemão conseguiu modificar o winXP e instalar em um 486. Eu baixei a iso no “internet archive” e vou ver se consigo instalar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? O máximo que eu já vi foi o Windows XP instalado num Pentium Overdrive (um Pentium adaptado pra placas mãe de 486). O site é este:

      Excluir
    2. Também fiquei curioso... outra possibilidade seria tentar instalar num Cyrix 5x86 para ver se funciona.

      Excluir
    3. Sobre o XP em um 486:
      https://br.ign.com/tech/124199/news/internauta-entediado-passa-2-meses-tentando-fazer-windows-xp-rodar-em-processador-ultrapassado-e-ele

      Parece que é necessário substituir apenas dois arquivos na mídia de instalação, o ntoskrnl.exe e ntkrnlmp.exe pelos modificados que podem ser baixados em https://archive.org/details/windowsxp486.

      Excluir
  4. O link: https://www.neowin.net/news/intels-legendary-i486-cpu-gets-unofficial-windows-xp-support-iso-too/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1ZELe2ct3IMg1goGvIvephK-BSg36Ufu8L_TgDqAPJw_0TYBL67kOkzRs_aem_AdSBfFJSK1VXw7U1n51WjWJo9L-0eONFTN1pRhAZZod6Q0pqJIF-c7UvGANgKuAktAagedZTwjDYbPhRcOq2nw4H

    ResponderExcluir
  5. O arquivo iso:
    https://archive.org/details/windowsxp486

    ResponderExcluir
  6. Eu baixei mas não sei se é facil instalar pois parece que está em alemão. Parece que foi desenvolvido um instalador para este.
    Achei interessante pois gosto de ver o que esses computadores antigos podem fazer!
    Outro que achei legal é o MenuetOS. Um SO que cabe em um disquette e desenvolvido todo em assembly.
    Meu problema é falta de tempo e meus 486 continuam desmontados😞

    ResponderExcluir
  7. Sei que não faz parte do assunto do tópico, tenho uma curiosidade com relação aos leitores daqui: De que estado vcs são? Qual a profissão de vocês? Qual a idade? E qual o primeiro pc de vcs e quando se interessaram por Retrohardware?

    Fica a minha sugestão de tópico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willan, então, ES, Administrador de redes, 39 anos, PIII 750 Pcchips M755 64MB, Interesse começou desde quando comecei a mexer com Info, guardei uma Pcchips M530 em 2001 de cliente que está comigo ate hoje e mais um monte de placas e processadores ao longo desse tempo.

      Excluir
    2. Eu sou de Rio Grande/RS, tenho 31 anos, trabalho como advogado, meu primeiro PC foi uma Pcchips M871G socket 754, 256MB de memória, processador Sempron 2500+, 80GB de HD IDE e vídeo onboard Mirage 2 (SiS 760GX). Usei esse pc de 2005 a 2009 e fiz upgrades de memória, processador e placa de vídeo.

      Eu sempre fui curioso e formatava os computadores na vizinhança lá por 2010 e uma vizinha me deu um AMD 5x86 133Mhz numa PCChips com cache de plástico. Assim, comecei a explorar o Retrohardware. Passei pelo socket 7 e super 7, socket 939, 462, 478, 775. Descobri esse blog ao procurar informações sobre o K6-2.

      Excluir
    3. Tambem tive um sempron 2500+ só que em uma Asus K8N e VGA Radeon 9250, HD de 40gb 5400, depois fiz um Up para um Athlon 64 3000+ Geforce 7300GT HD 320GB SATA

      Excluir
    4. Ola Willian,
      Meu nome é Eduardo, sou dentista mas parei de exercer a profissão desde que mudei para os Estados Unidos há quase 10 anos.
      Eu sempre tive muito interesse por eletrônica que é meu grande hobby, e computadores desde o final dos anos 90. Antes disso, comprei um ótimo livro sobre Z80, mas apenas agora estou me movimentando para montar meu primeiro computador Z80.
      Como estou sempre com pouco tempo livre, tenho vários projetos iniciados ou quase iniciados, como por exemplo a montagem do Z80, montagem de um 8088, amplificador valvulado, FM valvulado, e também uma replica de um radio dos anos 30.
      Quando mudei para os Estados Unidos, levei algum hardware que tinha no Brasil, mas aqui acabei comprando muita coisa no eBay e hoje já perdi a conta do que tenho.
      Uma MB nova sem uso de um 286, umas 10 motherboards de 486, duas placas de video VLB novas, HDDs de 2 Gb novos, e mais umas dias caixas de coisas semelhantes
      (Acho que isso vicia!!!).
      Eu que comentei sobre o XP no 486

      Excluir
    5. Bah que legal... se foi pros EUA... nesses tempos de governos de esquerda dá vontade de ir pros EUA mesmo... Bem legal tua história com retrohardware. Realmente vira um hobby que vicia. hahah Mas é um hobby como qualquer outro... tem quem colecione cds, quem tenha carros antigos, etc.

      Excluir
    6. Ruan, BSB, 15 anos, me interessei por retrocomputing quando eu tinha 6 anos, quando ganhei um pc com o gabinete bem amarelado com uma placa mãe pc chips M748LMRT com Pentium III, que minha mãe queria jogar no lixo, foi meu primeiro pc, em 2015 ele já era velho, e hoje então nem se fale, mas na época da pandemia eu comecei a mexer muito com ele, e queria vários outros computadores, como o ibm pc 8088, mas não achei nenhum com preço justo. No geral eu gosto muito de coisa velha, mas também acho que aprendi muita coisa de tecnologia com computador velho que pode servir pra hoje em dia. Abro um monte de coisa aqui em casa e fico arrumando as coisas pros familiares e amigos. Acho que talvez eu me forme em alguma área de TI, já que isso está em alta hoje em dia

      Excluir
    7. Bah.. 15 anos.. bem novinho. Cara... se tu gosta de Hardware, vai firme no TI. PCChips M748LMRT, putz... outra placa madrasta kk

      Excluir
  8. Willian, Eduardo de novo.
    Acho impressionante como esse hobby explodiu, principalmente na comunidade de lingua inglesa. Apenas um dos grupos de que participo no Facebook tem mais de 20 mil usuários e todo dia aparece novos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Além disso, tem vários canais no youtube tbm, desde o Phils computer lab até o LGR...

      Excluir

Postar um comentário