Pular para o conteúdo principal

O 386 que queria ser 486 #7

Na derradeira postagem sobre o Am386 mostrarei um pouco da operação do Windows 3.0 no modo 386 avançado, além de algumas aplicações da época.


O Windows 3.0 talvez seja o produto mais importante da Microsoft, pois ele foi um verdadeiro divisor de águas. Antes dele, as versões 1 e 2 do sistema eram ridicularizadas e vistas como cópias mal feitas do MacOS, além de sofrerem de uma falta tremenda de softwares – praticamente apenas a própria Microsoft fazia aplicações para eles, e assim todo mundo na época preferia continuar somente com o MS-DOS mesmo, sem nenhuma interface gráfica.

Mas com o seu lançamento em 1990 tudo mudou. O Windows 3.0 trouxe um visual bastante refinado e polido (principalmente se comparado aos seus antecessores), fazendo com que finalmente os PCs tivessem uma interface gráfica no mesmo nível dos Macs, além de melhorias enormes na performance e na capacidade de multitarefa.

E mesmo com todas as melhorias os requisitos do sistema eram bastante reduzidos, pois ele funciona em qualquer chip a partir do 8088 exigindo apenas 512 KB de RAM. Quando instalado em um 8088, 8086 ou 80286 ele roda no modo real (também chamado de standard mode), já a partir do 80386 ele opera no modo protegido (ou enhanced mode).

Todas estas características chamaram muito a atenção na época, e não demorou a surgirem os primeiros softwares for Windows elevando a popularidade do sistema às alturas. Isto posto, podemos dizer que esta versão é a principal “culpada” pela dominância que o Windows tem até hoje.

Vez ou outra eu já mostrei aqui no blog o Windows 3.0, mas nunca rodando em um 386. Então vamos lá!


Quando instalado em um 386 ou superior surge uma aplicação chamada “386 Avançado” no painel de controle que permite fazer alguns ajustes, como a de prioridade dos processos.


A placa de vídeo Trident 8900D possui drivers para o Windows 3.0, por isso o visual mais “bonitinho" das telas. A rede não foi instalada pois não há suporte ao protocolo TCP/IP no sistema, assim mantive a conectividade de rede a cargo do utilitário MSCLIENT do MS-DOS.

Notem também que no modo 386 ele passa a usar um arquivo de swap, aqui chamado de “arquivo de transferência”.


Aplicativos

A versão 3.0 foi a primeira a trazer alguns utilitários na forma que temos até hoje, tais como o gerenciador de arquivos:


Assim como o Paintbrush:


E o clássico relógio:


Instalei também o Microsoft Office 2.5, a primeira versão para PCs a empacotar junto todos os softwares que compõem a suíte (só não consegui encontrar em português). Embora estejam no mesmo pacote, até esta versão os softwares possuem instaladores separados.


Este Office conta com o Excel 4.0:


O PowerPoint 2.0:


E o Word também 2.0:


Claro que a minha linguagem de programação favorita não poderia ficar de fora. Aqui instalei a versão 2.0 do Visual Basic, que é idêntica à primeira apenas trazendo alguns componentes a mais.


Criei uma aplicação simples com apenas um botão:


E o resultado é este:


Por fim, há algo realmente difícil de expressar em palavras: o Windows 3.0 simplesmente voa neste PC, cortesia do Am386 de 40 MHz e dos 32 MB de RAM. Excelente! 😎

É isto aí, espero que tenham gostado! Vale lembrar que todas as postagens sobre o 386 podem ser vistas aqui.

Um forte abraço e até o próximo projeto!

Comentários

  1. Existe o windows 3.0 mme, a versão multimídia dele lançada em 1991, suportava as soundblasters da época, é bem raro ver alguém falando sobre ele, acho que ninguém conhece. Já instalei a versão tandy oem dele, e é bem interessante, tem vários aplicativos e demos multimídia de 1991, mas é um pouco chatinho de instalar e a iso tem cerca de 400 mb (de tanta coisa multimídia que vem injetada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, bom saber! Fiz uma pesquisa sobre ele e descobri que também tem a Creative OEM. Numa hora dessas vou testar!

      Excluir
    2. A melhor versão é a tandy oem, a creative é muito pelada, não tem nada de legal, a iso só tem uns 25 mb

      Excluir
  2. Eu colocaria também alguma versão do dBase! E alguns jogos de DOS como Mortal Kombat e Sim City!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, os jogos já foram mostrados aqui:
      https://www.michaelrigo.com/2023/07/386-que-queria-ser-486-parte5.html

      Excluir
  3. Eu nunca tive um 386... tenho vontade de ter um, mas deve custar uma bela fortuna! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for 386 originais da compaq, IBM etc realmente é uma fortuna, agora talvez se vc procurar vc ainda ache uma plaquinha 386 em um preço razoável

      Excluir
    2. Afinal não existe nada barato de computador antigo, quase comprei uma awe64 com garantia aceitando devolução caso não funcionasse, mas tava R$ 190, fiquei numa indecisão, mas era uma das mais baratas que eu tinha achado no ml. Fiquei umas duas semanas decidindo até que outra pessoa comprou e perdi a oportunidade :(

      Excluir
    3. Hoje em dia Retrohardware está caríssimo e a tendência é a piorar, haja vista não serem mais fabricadas as peças e a escassez das mesmas.

      Excluir
    4. Bem, faz tempo que não encontro placas 386 funcionando por menos do que 500 contos... o maior problema dessas placas são as baterias de Ni-Cd que sempre vazam e corroem tudo pela frente.

      Para quem está começando agora talvez seja melhor pegar uma placa soquete7/super 7 com um Pentium clássico/MMX/K6, que AINDA podem ser encontrados a preços "menos caros" e funcionam com 99% dos jogos para DOS.

      Excluir

Postar um comentário