Pular para o conteúdo principal

Windows 10: a versão 22H2 será a última

Depois de uma certa indecisão a Microsoft bateu o martelo e não mais lançará novas versões do já veterano Windows 10.


Trocando em miúdos, o Windows 10 ficará congelado na compilação 22H2 lançada no final do ano passado, sem a adição de novos recursos. A partir de agora o sistema terá apenas atualizações de segurança e correções de bugs até o final do seu suporte oficial, que será precisamente no dia 14 de outubro de 2025.

A postura da empresa do tio Nadella é clara: quer um Windows com novos recursos? Atualize para o 11, caso o seu PC não atenda aos restritivos requisitos oficiais dele o problema é seu. Simples assim. Este é um dos maiores casos de obsolescência programada dos últimos tempos, uma vez que plataformas ainda poderosas tais como os primeiros Ryzen e os Core de sétima geração não são oficialmente suportados pelo último Windows.

Por fim, uma curiosa constatação: enquanto o 22H2 terá suporte até 2025, o Windows 10 LTSC lançado em setembro de 2018 (ele usa a compilação 1809 do sistema) será suportado até 2029. Fica a dica para quem quiser continuar no maravilhoso mundo das janelas, mas sem ter que atualizar para o 11.

Comentários

  1. Tem o 10 LTSC 2021, baseado no 21H2, que vai até 2032 na versão "IoT":

    https://learn.microsoft.com/en-us/windows/iot/iot-enterprise/whats-new/windows-iot-enterprise-ltsc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, bom saber que a MS soltou mais um LTSC. Já baixado! :-)

      Excluir
  2. Até hoje uso o 7, mas estou pensando em migrar para o 10 ltsc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem preferir continuar no Windows é uma ótima alternativa.

      Excluir
  3. Agora que o W10 está no auge da estabilidade, vão encerrar!
    Eu cheguei a usar o W11 no meu Xeon velho de guerra, de 2012, ou seja, sem qualquer chance de drivers atualizados pro 11 em questão de desempenho, se perdeu uns 5-10% foi muito, porem muitas coisas na questão de funcionalidade não me agradaram, como a integração do explorer em alguns programas, me vi fazendo o dobro de cliques para fazer a mesma coisa que o W10. Inegavelmente, o W11 é o Windows mais bonito de todos, além de perceber que diminuíram a inconsistência visual de ter misturados elementos de Windows anteriores.
    Voltei pro W10 22H2, que ainda é bastante funcional e atualizado, além de estar acostumado de todas as integrações que os programas fazem com ele de volta, impressão que está até mais rápido só por causa disso, mas sei que é placebo.
    Eu recomendo fica no W10 até vencer a validade no meu caso (Xeon E3-1230, de 2012, mas plenamente funcional). Quem tem um PC mais antigo vai ser melhor usar a versão LTSC (que pelo menos na versão 1809, não consegui colocar em rede), o W11 é praticamente o 10 no seu interior, sem pressa nenhuma de trocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito o Windows 10 LTSC vai seguir o caminho do 7 e do XP em termos de longevidade.

      Excluir
  4. Se o seu PC funciona o W10, vai funcionar o W11, mesmo usando os drivers pro W10, a não ser que haja um bloqueio de software forçado, vai funcionar praticamente igual, o peso vai ser mais na parte visual.
    W10 roda até em Core 2 Duo/Phenom X4 (CPUs de 15 anos atrás) segundo varios testes que eu realizei. Tenho vontade de testar o W11 nesses velhos CPUs, tentar driblar a compatibilidade de drivers (geralmente somente a geração 1155 pra frente tem suporte total a drivers para W10), acho que vai ser uma otima aventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodar ele até roda em hardware antigo. O problema são as limitações artificiais impostas pela MS.

      Excluir
    2. Acho que o Windows 12 pode parar de funcionar em hardware antigo se exigirem SSE 4.2 para o Windows funcionar, o Android x86 não quer funcionar no meu velho de guerra HP pavilion dv2700 e algumas distros Linux também não, por causa da ausência dessa instrução, se o Windows seguir o mesmo caminho, ferrou

      Excluir
    3. Tenta o Debian... a sua versão de 32 bits funciona a partir de qualquer processador i686 (Pentium Pro).

      Excluir
    4. Assim, o Ubuntu x64 22.04 funciona perfeitamente nele, até melhor que o Windows 11, o problema é algumas destros Linux específicas e o Android x86 que não funcionam sem o SSE 4.2, mas se o Windows 12 exigir SSE 4.2, aí ferrou

      Excluir
  5. Uma sugestão, pra quem usa o W10, recomendo o programa Startisback, ele substitui o menu original por um menu similar ao W7, porem totalmente integrado visualmente, pois eu odeio o menu do W10

    ResponderExcluir

Postar um comentário