Pular para o conteúdo principal

FPU Wars

Qual será a unidade de ponto flutuante baseada no 80387 mais rápida? Confira um breve comparativo entre três delas.


Os concorrentes e a plataforma de testes

Para este ensaio temos três unidades: os 3C87-40 e 4C87DLC-40 fabricados pela IIT e o lendário Cyrix FasMath, o qual era apontado na época como o mais rápido do mercado.

Já a plataforma de testes traz um pequeno spoiler do que será o meu próximo projeto, uma vez que todos os chips foram testados em conjunto com o mítico processador AMD 80386 DX de 40 MHz (simplesmente o 386 mais rápido de todos os tempos) em conjunto com a placa de vídeo Trident 8900D. Para maiores detalhes aguardem os próximos capítulos. 😁

Benchs

Dentre a suíte de benchmarks clássicos do blog separei três deles que comprovadamente usam a FPU: o Chris’s 3D, o 3DBench e o CPU-Z Vintage Edition. Os resultados estão no gráfico abaixo:


Enquanto que os dois primeiros mostraram resultados idênticos para os três chips (muito provavelmente eles foram gargalados pela placa de vídeo), o CPU-Z apontou uma clara dominância do Cyrix por uma margem considerável, corroborando os testes da época. Infelizmente não tenho um Intel 80387 original para incluir no comparativo, tampouco nenhum chip Weitek – este é mais difícil de achar do que mosca branca de olho azul, ainda mais aqui.

E o vencedor é...

Por fim, tais resultados mostram também como a Cyrix parou no tempo. Se na era do 386 ela foi a rainha do ponto flutuante, a partir do 486 quando a FPU passou a ser integrada no mesmo die do processador (exceto nas variações SX) as unidades da empresa ficavam quase sempre na lanterna dos comparativos. Uma pena.

Comentários

  1. Nossa, teste muito interessante! Faltou a FPU da intel para referência. Irônico saber que anos mais tarde, a FPU da Cyrix seria justamente o calcanhar de Aquiles de seus processadores... Vide Cyrix 6x86 e MII, principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... e como muitas aplicações (principalmente jogos) passaram a depender cada vez mais de tais unidades, isso acabou sendo a pá de cal para a Cyrix.

      Lembro de uma piadinha na época que dizia que foi o Quake II que matou a Cyrix... kkkkkkk

      Excluir
  2. Como é que você fez pra rodar o cpu-z em um 386?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, me expressei mal no texto (que já foi corrigido), na verdade usei o CPU-Z Vintage que roda em qualquer Windows de 32 bits, desde o 95.

      Excluir

Postar um comentário