Pular para o conteúdo principal

Projeto Retro Cobaias #2

Prosseguindo com este mítico projeto mostrarei a placa-mãe PCChips M919 486AVIP, que será a minha base de testes para processadores soquete 3.


Eis a M919, que conta com o chipset UMC e traz algumas características muito interessantes para uma placa soquete 3.


A primeira delas é o fato dela possuir slots PCI, ISA e VLB, o que amplia muito as possibilidades de testes.


Chama também a atenção a memória cache em formato de módulo. A quantidade é de 256 KB na arquitetura Write-back, que é mais rápida do que a Write-through.


Embora seja parecido com os módulos COASt que foram muito populares nas placas-mãe soquete 7, esta é uma interface proprietária da PCChips que não é compatível com os supracitados módulos.


Outra boa característica desta placa é a presença de quatro slots para módulos de memória SIMM-72, tanto com chips FPM quanto EDO, suportando até 128 MB de capacidade total. A duas portas PATA/IDE suportam até o modo PIO 4 (16,6 MB/s).


No detalhe, o soquete 3 e o grande bloco de jumpers para a configuração dos diversos processadores compatíveis com esta placa.


O chip que contém o firmware:


O setup da M919 é o nostálgico WinBIOS da AMI:


Complementam a plataforma de testes soquete 3 o disco rígido Seagate Medalist de 4,3 GB...

.
.. e 32 MB de RAM FPM em quatro módulos SIMM-72 de 70 ns, com chips fabricados pela Panasonic.


Até a próxima!

Comentários

  1. No começo deste ano comprei numa sucata por 50 módicos reais uma placa-mãe idêntica à essa em perfeito estado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e adquiri outras relíquias lá. Pena que aqui não dá pra postar fotos.

      Excluir
  2. Aaah... Essa placa mãe é do final da era 486... Eu tenho uma dessas, só que é uma versão piorada com Chips de cache plásticos (falsificados) e sem o slot para pente de cache e suporta apenas 48MB de memória RAM. Eu montei o pc com um HD de 20GB jumpeado para que ele funcionasse como um de 2GB, instalei Windows 98 (foi a primeira vez que eu fiz isso na vida). Cheguei a acessar internet discada nele (quando ainda funcionava), instalar e jogar uma partida de Age of Empires I. Super nostálgico!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa placa!
    Ela aceita memória EDO também?
    Michael, vou te falar uma coisa:
    O que mais gosto em PC antigo são os 486. talvez pela nostalgia da época, e porque jogava com os amigos num desses.
    É uma pena que ainda não consegui terminar o meu por falta de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aceita EDO.

      Para mim a era dos 486 foi a mais bacana também. Alguns motivos: vários fabricantes de processadores (a engenharia reversa corria solta) e de chipsets, além dos diversos padrões de barramentos presentes (ISA, VLB e PCI). Era de ouro!

      Excluir
    2. Eu fiz meu curso de montagem e manutenção usando 386 e 486, e posso afirmar com propriedade, era massa demais! Se tem época que rivaliza com essa é a saudosa Soquete 7. Claro que ter as coisas automatizadas, com Plug n Play é muito mais prático, mas para aprender os meandros da informática e sentir o frisson da evolução não houve época melhor.

      Excluir
  4. Placa problemática, tinha umas,que quando combinadas com alguns modelos de placa de som, travava em alguns jogos, tipo Twinsen's Odyssey. Mas eram boas placas para pcs de escritório, terminais simples de rede. Já fizeram ruim para forçar as pessoas a comprarem Pentium.

    ResponderExcluir

Postar um comentário