Pular para o conteúdo principal

Debian mais vulnerável do que o Windows?

Estudo feito pelo site thebestvpn levantou todas as vulnerabilidades presentes no Banco de Dados Nacional de Vulnerabilidades do governo americano de 1999 até 2019. E, por incrível que possa parecer, deu Debian na cabeça! 😱


O sistema concebido pelo saudoso Ian Murdock foi o que mais teve vulnerabilidades reportadas nos últimos 20 anos. No ano passado ele ficou na vice-liderança, atrás apenas do Android, mas em 2018 foi o “campeão”.



Sim, meus caros e minhas caras. O Debian, ao menos no papel e em números absolutos, tem mais brechas de segurança do que o Windows 10. Só que há um pequeno detalhe: há diversos tipos de vulnerabilidades, com diferentes graus de gravidade.


Usando uma métrica chamada de Common Vulnerability Scoring System (CVSS), que vai de 0 a 10 e pontua o nível de severidade das vulnerabilidades em fatores como o de confidencialidade, disponibilidade e integridade dos dados, a coisa muda de figura. O Debian, bem como qualquer outro software baseado no Linux, sequer aparece na lista. Sem nenhuma surpresa, o campeão aqui é o Adobe Flash Player que graças ao bom Deus está em vias de extinção. Aliás, a Adobe tem cinco produtos no top 10.


Trocando em miúdos, o Debian pode ter mais vulnerabilidades do que o Windows em números absolutos, porém elas representam menores riscos aos utilizadores. Mas justiça seja feita: os esforços em segurança que a Microsoft vem fazendo desde o Service Pack 2 do Windows XP (por determinação do próprio tio Bill) vem mostrando inegáveis resultados. Palmas para eles.

Por fim, como diria o He-Man, no episódio de hoje nós aprendemos a lição de que nunca existiu e nunca existirá software à prova de falhas, ao menos enquanto forem codificados por humanos. O resto é fanatismo.


O estudo completo está aqui

Comentários

  1. Boa informação!
    Uma coisa que realmente me chama a atenção, após muitos anos usando windows e linux, é o FATO de que quando procuro informações sobre linux em fóruns etc, vejo a enorme quantidade de ”experts” e usuários linux fanáticos, achando esse sistema infalível e o melhor do mundo, e chamando o windows de Ruindows.
    Fanatismo é mesmo uma *erda!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário