Pular para o conteúdo principal

Novo tema do blog (e outros pitacos)

Eu adorava o tema RetroDOS que estava em uso desde meados do ano passado. Porém reconheço que o mesmo tinha alguns problemas de visualização, como bem me alertaram vários leitores através do formulário de contato. A observação mais recorrente era o desconforto visual oriundo de ler postagens mais extensas em uma tela preta com fonte cinza clara, o que estou de pleno acordo.

Como já dizia o velho deitado, a voz do povo é a voz de Deus, e assim há algumas semanas comecei a buscar novas alternativas visuais, até que finalmente cheguei no novo tema inaugurado hoje. As premissas para o mesmo eram limpeza visual, clareza e, principalmente, conforto para a leitura, as quais acredito que foram atingidas. O novo tema também é, sem dúvida, mais moderno, responsivo e mais compatível com dispositivos móveis, características bastante desejáveis para os dias atuais.

Porém o lema “onde o antigo e o moderno se encontram” continuará inalterado, podem ficar tranquilos. A informática clássica jamais será abandonada, apenas peço um pouco de compreensão pois ainda não consegui ajeitar o novo RetroLab (estou mudando de imóvel), logo as postagens que dependem de bancada momentaneamente ficarão um pouco prejudicadas.

Enfim, sugestões e bug reports são sempre bem-vindos, pode ser aqui pelos comentários ou pelo formulário de contato. Muito obrigado!

O Intel DX4 7700K sintetiza a filosofia do blog

----------
Vou aproveitar este bate-papo para anunciar que criei um perfil pessoal no Facebook para a divulgação do blog - atualmente as redes sociais são indispensáveis para tal propósito, e o Facebook é a maior delas. Porém tudo o que penso sobre a rede do Zuck continua válido, assim devemos seguir as recomendações feitas para as drogas lícitas: usar com moderação.

E, é claro, será ótimo ter uma interação maior com os diletos leitores e leitoras. Desde já agradeço aos que ajudarem na divulgação do blog compartilhando as postagens, e também será um prazer tê-los na minha lista de amigos. 😄

Confiram o meu perfil pessoal clicando aqui

Comentários

  1. Este modelo não me agradou, não pelo visual mas pela característica de não trazer pelo menos uma linha além do título da postagem. Por exemplo a postagem Memória nutella não me diz nada, tive que entrar para ver do que se tratava. Até a imagem da mesma é cortada e não dá para identificar o que contém. Mas concordo que temos que nos atualizar, principalmente pelos dispositivos móveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ativei o snippet (descrição) para a postagem em destaque. Para as demais postagens, vou procurar colocar títulos mais explicativos até que o Blogger inclua a opção de colocar snippets nelas também. No momento ainda não está disponível.

      De qualquer modo, acho que todas as postagens com snippets ficaria um tanto quanto mais poluído. O que você acha?

      Excluir
    2. É que atualmente a tendência é dar prioridade para as imagens, eu particularmente prefiro imagens menores e mais texto. Mas gosto é gosto, né? Sei que não dá para agradar todo mundo, tem que encontrar um meio termo. Mas isso não tira o principal que é boa informação que encontramos aqui, abraços!

      Excluir
  2. Esqueci de comentar, só falta o Marco do Caixa Seca dar um jeito naquele visual retrô..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rá! O Blogger andou me "oferecendo" os novos temas também. No entanto, falta tempo para dar uma olhada. Meu blog anda a passo de tartaruga de uns meses para cá. Mas o treco não morreu, apenas está hibernando. :-)

      Excluir
    2. Espero que não pegue nenhum desses novos modelos! Continue com suas características, abraços!

      Excluir
  3. Eu curtia muito o visual anterior, era excelente, e não me atrapalhava em nada na leitura com fundo preto. Neste tema, ao contrário, a leitura se tornou difícil, pois o fundo branco gera muito brilho, e cansa a visão muito rapidamente. Sugiro um fundo cinza claro, como do cabeçalho (ideal) ou o das bordas, ou mesmo pastel, como as páginas de livros e e-readers.
    Sobre as chamada das notícia, concordo com Fernando, prefiro um pouco mais de texto, mesmo que isso leve a menos postagens por página.
    Mas o ideal utópico seria um seletor de temos retrô como no http://www.retrogamer.net/ :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os principais editores de imagem ou vídeo usam temas escuros exatamente para não cansarem os olhos. A algum tempo atrás o Diolinux fez um tema escuro para o Gimp e ficou ótimo, e parece que agora já vem no próprio Gimp um um tema escuro.

      Excluir
    2. No caso dos editores geralmente ficamos horas a fio olhando para os mesmos, não é verdade?

      O maior problema do tema antigo (do qual eu também gostava) era a pouca compatibilidade com mobiles. Recebi vários relatórios do Google Analytics de que eu estava perdendo muitas views e retenção na página de acessos oriundos de mobiles, que hoje em dia são os dispositivos mais usados para acessar a Web. Não que eu queira ficar rico, mas o blog precisa ficar ao menos em um ponto de equilíbrio financeiro.

      Antes de colocar este tema dei uma pesquisada, e vi que praticamente todos os grandes portais de TI, tais como o Clube do Hardware, Baboo, Gizmodo e o Tom´s usam fundo branco nos textos. De qualquer modo, vou analisar alguns ajustes de cores conforme as sugestões. ;-)

      Excluir
    3. Sobre os textos, tentei implementar manualmente os snippets direto no código da página mas não funcionou, o código implementado é sumariamente ignorado, como se não estivesse lá. Com certeza falta suporte do Blogger, e até que o mesmo seja liberado pelo Google vou buscar colocar títulos mais explicativos.

      Excluir
  4. Cor cinza claro aplicada no fundo das postagens. Acho que ficou muito bom! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu para notar a diferença, principalmente porque agora o fundo branco das imagens se destacam, o ideal é que as imagens tivessem fundo transparente mas sei que isso daria um trabalhão para fazer...na minha opinião deixe assim já que as funcionalidades melhoraram e é isso que importa.

      Excluir

Postar um comentário