Pular para o conteúdo principal

Seagate anuncia discos rígidos de 8 e 10 TB

A alguns anos atrás, com a gênese das unidades de estado sólido (os SSDs), não eram poucos aqueles que apostavam em um rápido declínio e eventual extinção dos discos mecânicos tradicionais.

Porém em pleno ano de 2014, os discos rígidos não apenas seguem firmes e fortes como recebem melhoramentos contínuos - seja em performance ou em capacidade de armazenamento - e tudo indica que vão continuar entre nós por um bom tempo, ou pelo menos enquanto os SSDs não resolverem o seu principal problema: o elevado custo por gigabyte de armazenamento. Em função deste alto custo, é economicamente inviável utilizar SSDs para armazenamento de grandes volumes de dados.

Pois bem, a Seagate anunciou no início da semana que nos próximos doze meses lançará discos rígidos de 3,5 polegadas nas capacidades de 8 e 10 TB. Me lembro como se fosse ontem quando os discos de 10 GB foram lançados e tenho certeza de que muitos dos que leem estas linhas provavelmente já devem ter utilizado discos de 10 MB de capacidade... impressionante!


Logicamente que a Seagate guarda a sete chaves os métodos utilizados para abrigar tamanha capacidade em discos de 3,5 polegadas. Muitos apostam que a empresa esteja utilizando a técnica HARM (heat-assisted magnetic recording, ou gravação magnética assistida por calor), que consiste na utilização de um pequeno feixe laser na cabeça de gravação com um comprimento de onda bastante reduzido, o que permite aumentar a densidade de armazenamento da mídia - quanto maior esta densidade, mais dados podem ser armazenados no mesmo espaço físico. A empresa já despachou algumas unidades de testes de 8 TB para grandes clientes, como data centers, para obter deles um valioso feedback sobre o comportamento destas unidades sob uso severo.

Embora a Seagate tenha anunciado o lançamento para dentro do próximo ano, é certo que as primeiras unidades serão dos modelos enterprise, voltados ao uso corporativo, com preço compatível com esta utilização (mas se bobear ainda terá um custo por gigabyte inferior aos SSDs de maior capacidade...). Ainda não há informações sobre versões desktop destes modelos.

Veja também:

Seagate lança o disco rígido Archive HDD de 8 TB
Nota rápida: Seagate lança oficialmente o primeiro disco rígido de 8 TB
Comparativo rápido: um SSD realmente vale a pena?

Comentários