Pular para o conteúdo principal

Windows eXPired

No último dia 7 a Microsoft soltou um pequeno lembrete de que faltam 60 dias para o final do suporte ao Windows XP. O XP provavelmente é o Windows para desktops mais longevo da Microsoft, afinal das contas, foi lançado em outubro de 2001 - são quase 13 anos de vida útil! 


O velho e bom (para a sua época) Windows XP

Só há um "pequeno problema": segundo o site netmarketshare.com, o XP ainda é usado em mais de 29% dos computadores, muitos deles PCs empresariais, e é bastante improvável que toda essa massa de máquinas sejam atualizadas ou substituídas em 60 dias. Desta forma, o velho XP ainda continuará sendo largamente utilizado por um bom tempo.

Eu particularmente acho um péssimo negócio utilizar qualquer software descontinuado, ainda mais um sistema operacional. Mesmo antes do fim do suporte oficial, o velho XP já mostra o peso da idade: não suporta novas versões de vários softwares, possui suporte apenas parcial a novos componentes (por exemplo, SSDs) e o seu núcleo já está bastante defasado em questões de segurança se comparado às novas versões do próprio Windows. Agora, com o final do suporte para atualizações, não haverão nem mais simples correções de vulnerabilidades - com o passar do tempo, a falta de segurança será cada vez mais crítica.

A Microsoft sugere que as máquinas com XP sejam substituídas por outras com Windows 8.1. Humildemente, faço algumas ressalvas: ao invés do 8.1, recomendo o Windows 7; e os PCs não precisam ser necessariamente substituídos. Se não forem muito antigos (por exemplo, com processadores anteriores ao Pentium 4 e o Athlon 64) um simples upgrade de RAM para 2 GB os tornam capazes de rodar o Windows 7 decentemente.

Por fim, deixo uma recomendação a você, amigo leitor: evite fazer qualquer tipo de transação bancária ou com cartão de crédito a partir de um PC com Windows XP.

Próximo:

Windows eXPired (2) – Teste de uso do Windows XP

Comentários

  1. Esses dia estava instalando Windows XP em uma máquina virutal, me senti na idade da pedra, é muita velharia e ruim mesmo, a versão 64 bits dele é péssima, ainda bem que está para terminar, nesse quesito o 7 é anos luz a frente desse Windows que durou até demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Nunca gostei muito do Windows XP. Quando ele foi lançado eu ainda preferia o Windows 2000. O XP ficou bom após o Service Pack 2, e foi quando eu comecei a usar ele. Atualmente está terrivelmente defasado, principalmente em questão de segurança.

      Excluir
    2. Defasado é pouco, a coisa é tão grotesca que a Microsoft nem lançou mais os navegadores mais novos o ie 9.0 pra frente nele, a coisa está bem feia MESMO...

      Excluir
    3. O XP só aceita o IE até a versão 8, é mole? E com o tempo mais e mais softwares não rodarão mais nele, ainda mais com o final do suporte oficial da MS.

      Excluir

Postar um comentário